Revista

Aprenda a arte da confeitaria e surpreenda sua mãe no Dia das Mães

Confeiteira de mão cheia, Thaís Terra ensina uma deliciosa e linda receita para brindar as mães em seu dia: uma aula de delicadeza e sabor

Sibele Negromonte
postado em 30/04/2017 08:00
doceira segura bolo rosa e sorri para foto
A delicadeza e o carinho com que Thaís Terra decora o bolo que acabou de assar demonstram que, mais que uma profissão, a confeitaria é um prazer na vida dessa chef brasiliense. Aos 27 anos, ela sabe bem o que quer: fazer bolos deliciosos e lindos. ;Quando comecei a trabalhar com doces, vi que precisava me especializar. Decidi, então, que ia fazer bolos. E não qualquer bolo, mas o melhor bolo;, define. Mas até chegar a esse ponto, Thaís trilhou um longo percurso.

Desde criança, a ;brincadeira; preferida dela era ajudar a mãe e a avó na cozinha. Quando chegou a hora de decidir em que faculdade entrar, o caminho da gastronomia parecia natural. E assim foi. Ao terminar o curso, em 2010, a agora chef diplomada viu a oportunidade de trabalhar no restaurante de uma amiga, em Santiago. Nem pensou duas vezes e seguiu rumo a terras chilenas. Por lá, acabou responsável pela sobremesa do bistrô. ;Tinha que criar pelo menos dois doces por dia e para um público bem diferente do brasileiro, que não é tão chegado em açúcar como nós. Isso foi me dando experiência.; A partir daí, a confeitaria ganhou força na vida profissional da jovem.
[VIDEO1]
Depois de quase dois anos no Chile, Thaís voltou para o Brasil. Teve algumas breves passagens em restaurantes locais, mas sentiu que precisava se profissionalizar mais. Arrumou novamente as malas. Dessa vez, rumo à Argentina para fazer um curso de chocolate na escola de gastronomia Mausi Sebess. E lá se foram mais seis meses de trabalho. No retorno a Brasília, a chef decidiu arregaçar as mangas e pôr em prática o que tinha aprendido. Começou a fazer doces sob encomenda. ;Usava a cozinha da minha mãe, fazia a maior bagunça;, diverte-se.

No ano passado, um amigo inscreveu Thaís para participar de um programa de gastronomia na GNT. Depois de uma longa seleção, a brasiliense fez parte do Que seja doce e, apesar de não ter vencido o desafio, a repercussão foi bastante positiva. Thaís deixou a cozinha da mãe e montou um espaço próprio, onde cria os bolos e atende às encomendas. Um trabalho solitário. Com exceção da pessoa que faz a limpeza da cozinha, a chef não conta com nenhum ajudante.

Além das encomendas pontuais, Thaís costuma criar bolos para casamentos e festas de criança. Hoje, inclusive, o trabalho dela pode ser visto durante um evento voltado para o mercado infantil, o Mercatto Kids.

Feira de negócios
Na primeira edição, 150 empresas dos segmentos de alimentação, moda e diversão, além de festas infantis, principal foco da exposição em formato de feira de negócios, participam do Mercatto Kids. Na área de gastronomia, oito empresas apresentam suas propostas e as novidades para o ano. A entrada no evento, que termina hoje, das 11h às 20h, no Clube do Exército, custa R$ 5.
O cuidado com a decoração é um dos pontos altos de Thaís Terra. ;É uma coisa que foi evoluindo. Se você pegar as fotos dos meus primeiros trabalhos, eles não eram tão bem elaborados.;

Para a coluna, Thaís nos presenteia com a receita de um bolo de chocolate com amêndoas caramelizadas ; um verdadeiro buquê comestível e uma excelente opção para celebrar o Dia das Mães. Um trabalho manual, feito com carinho e delicadeza. Sua mãe merece!

Bolo de chocolate com amêndoas caramelizadas

detalhe do bolo rosa de chocolate com amêndoas caramelizadas

Bolo

Ingredientes
5 ovos
150g de açúcar
120g de farinha de trigo
40g de cacau 100%
5g de fermento
5g de bicarbonato de sódio
100ml de creme de leite

Modo de fazer
Bata os ovos com o açúcar por 10 minutos. Peneire a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato. Misture suavemente os ingredientes secos na mistura de ovos, alternando com creme de leite. Divida em quatro formas de 15cm de diâmetro. Asse a 180;C por cerca de 20 minutos.

Amêndoas caramelizadas


Ingredientes
150g amêndoas laminadas
100g de açúcar

Modo de fazer
Em uma panela, coloque as amêndoas e o açúcar. Vá misturando até criar um caramelo em volta das amêndoas. Reserve.

Recheio de doce de leite
Ingredientes
300g de doce de leite
300g de cream cheese
100g de manteiga

Modo de fazer
Na batedeira, misture bem o doce de leite e o cream cheese. Derreta a manteiga e misture no creme batido. Reserve na geladeira.

Calda do bolo

Ingredientes
500ml de água
500g de açúcar
Baunilha

Modo de fazer
Em uma panela, misture a água e açúcar até ferver. Após desligar, misture a baunilha. Resfrie.

Cobertura

Ingredientes
100g de clara
200g de açúcar
200g de manteiga pomada

Modo de fazer
Em uma vasilha, misture as claras e o açúcar, leve a banho-maria até dissolver o açúcar. Bata por 10 minutos, até esfriar, e misture a manteiga.

Ganache para Drip

Ingredientes
100ml de creme de leite
200g de chocolate branco
Corante

Modo de fazer
Em uma panela, misture o creme de leite com o chocolate branco até derreter. Coloque corante a gosto e da cor que preferir.

A montagem

Corte a capa dos discos de bolo. Molhe cada disco com a calda. Em uma manga de confeiteiro, coloque o recheio de doce de leite. No prato do bolo, ponha o disco molhado com a calda e, em seguida, o recheio de doce de leite somente na borda do bolo. No meio, acrescente as amêndoas caramelizadas. Finalize com mais recheio no meio. Repita os passos com as outras capas e deixe resfriar por uma hora. Na sequência, cubra o bolo com a cobertura de manteiga. Deixe liso e resfrie por mais 20 minutos. Coloque a ganache morna em um saco pequeno ou bisnaga e vá cobrindo o bolo com cuidado, deixando escorrer nas laterais. Resfrie por 20 minutos e finalize com flores e macarons.

Serviço

Thaís Terra, chef confeiteira
Telefone e WhatsApp: 98114-9937
Instagram: @thaisterram

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação