BELEZA

Vinagre de maçã é o novo queridinho entre os truques de beleza para os fios

O segredinho é antigo, mas recentemente invadiu a internet e ganhou a aprovação de quem adora uma novidade capilar. O uso de vinagre de maçã promete deixar os cabelos mais macios e brilhosos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/04/2017 08:00 / atualizado em 04/05/2017 17:57

Para preservar a saúde e a beleza do cabelo, muitas mulheres não medem esforços. São horas no salão de beleza, investimentos — muitas vezes, altos — em produtos capilares e muitas pesquisas na internet em busca de novas técnicas. Porém, nem só de novidades é feita a rede. Durante essas buscas, reaparecem as tradicionais receitas da vovó. Recentemente, o uso de vinagre de maçã para otimizar o aspecto dos cabelos tem conquistado novas adeptas, que enaltecem seus benefícios.


Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Luma Le Roy, 29 anos, afirma que sempre viveu em guerra com o cabelo, que ela define como ondulado. A maquiadora descobriu a possibilidade de aplicação do vinagre enquanto pesquisava sobre o no poo e o low poo — técnicas de lavagem que evitam ou banem alguns produtos que não fazem tão bem aos fios. “Fiz o no poo por dois anos e usava o vinagre toda vez que lavava o cabelo. Misturava uma parte do produto com quatro de água. Banhava o meu cabelo com esse líquido, deixava uns minutos e depois enxaguava”, explica. Devido à falta de tempo, Luma teve de interromper a rotina de cuidados, mas garante que ainda usa o vinagre, às vezes, para enxaguar o condicionador.

A tricologista Alessandra Juliano, do grupo Aepit — Hospital Dermatológico de Brasília —, explica a ação do vinagre de maçã nos fios danificados: “Quando realizamos um processo químico, o pH do nosso cabelo fica desequilibrado, e isso abre a cutícula do fio. O vinagre tem um pH extremamente ácido, então, faz uma compensação”. Apesar dos benefícios convidativos, a especialista ressalta que alguns cuidados devem ser tomados. Quando aplicado em excesso, o vinagre causa o efeito oposto, deixando o cabelo opaco e, até mesmo, quebradiço. “Outra orientação importante é sempre diluí-lo e deixá-lo agir nos fios por, no máximo, 15 minutos.”

Luma conta que tinha ouvido falar dos benefícios do vinagre de maçã, mas nunca tinha testado. Depois que usou pela primeira vez, ficou impressionada com os resultados e repassou a informação para todas as amigas. “O vinagre também pode ser usado por quem não faz o no poo e o low poo. O custo-benefício é muito vantajoso, é um gasto pequeno, se comparado com outros produtos de cabelo”, defende a maquiadora. Para ela, as maiores vantagens foram o brilho e a maciez que os fios dela ganharam.

Igleide Pereira, 54 anos, é dona de um salão de beleza no Guará II há 15 anos e está familiarizada com as vantagens do vinagre de maçã. Ela admite que, antigamente, quando não existiam tantos recursos, usava com mais frequência nas clientes. Mas, até hoje, não deixa de ficar sem o vinagre no estoque. “Uma das minhas clientes sente muita ardência no couro cabeludo. Eu uso um pouco de vinagre para amenizar esse incômodo”, acrescenta a cabeleireira. Igleide ensina para as clientes as vantagens do produto e conta que elas se declaram satisfeitas com os resultados obtidos, de maneira simples e barata.

Além da função estética, o vinagre ajuda a amenizar a caspa e as infecções fúngicas no couro cabeludo, já que os fungos não sobrevivem à acidez elevada. Segundo a tricologista Alessandra, quantidade de processos químicos aos quais a mulher contemporânea submete o cabelo também está relacionada à caspa. “Os alisamentos, por exemplo, são extremamente alcalinos. A alteração do pH muda o microbioma do couro cabeludo e causa a caspa”, esclarece Alessandra. Nesses casos, a cutícula precisa ser aberta para que o produto penetre e faça efeito, mas é importante garantir que ela esteja bem fechada ao final, pois proporcionam uma estética mais bonita e saudável aos fios. É isso que dá poder de reflexão e maleabilidade ao cabelo.
 

Os benefícios

Confira algumas vantagens do uso de vinagre de maçã no cabelo, segundo a especialista Alessandra Juliano

  • Brilho e maciez

“Devido à capacidade de fechar as cutículas dos fios, o vinagre proporciona mais brilho e maciez para o cabelo.”

  • Prevenção de pontas duplas

“Por manter as cutículas fechadas, ele previne o aparecimento de pontas duplas — mas é importante ressaltar que não as elimina. Nenhum produto consegue reconstruir as pontas danificadas.”

  • Ajuda contra a caspa

“O pH ácido do vinagre de maçã auxilia na diminuição da caspa causada por processos químicos.”

  • Ameniza a coceira

“A coceira, muitas vezes, está associada à caspa. Como o vinagre diminui a proliferação de fungos e bactérias, por consequência, a coceira diminui.”

  • Sela as cutículas dos fios danificados

“Fios que sofreram com processos químicos, como colorações e alisamentos, podem ficar com a cutícula aberta, e as propriedades ácidas do vinagre ajudam a fechá-las.”

  • Restaura, em parte, o pH natural

“Apenas se o cabelo ou o couro cabeludo tiver passado por um procedimento que alterou esse pH. Cabelos saudáveis não têm esse problema.”

Mito

Muitas pessoas acreditam que o vinagre pode auxiliar na remoção do acúmulo de produtos. Entretanto, a tricologista Alessandra Juliano discorda e descarta essa funcionalidade do líquido ácido: “O vinagre de maçã não tem poder para atuar como antirresíduos”.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.