Revista

Descubra a diferente e deliciosa gastronomia de Dublin

Um breve passeio gastronômico pela capital da Irlanda, com impressões de quem passou pouco tempo pela cidade e ficou com gostinho de quero mais

postado em 21/05/2017 08:00

fachada do Temple Bar, em Dublin

Viajar é sinônimo de experimentar. Conhecer novas culturas, novos povos e sabores. Na coluna desta semana, não haverá receita nem história de chef. Será um breve passeio por Dublin, a bela capital da Irlanda. Que fique claro: não se trata de um roteiro gastronômico, mas apenas as impressões de quem passou pouco tempo na cidade.

Uma das principais características de Dublin é a quantidade de pubs por metro quadrado. E, acreditem, antes mesmo do meio-dia, eles costumam estar bem cheios. Não à toa. Além dos pints com deliciosas cervejas e da animada música, eles costumam servir comidas saborosas e, a depender do local, a preços razoáveis. Mas sempre vale a pena lembrar que você está pagando em euro.

Grande variedade de cervejas nos pubs: para todos os gostos

Além de um verdadeiro templo dos bares, a Temple Bar, uma rua repleta de pubs bastante disputada por turistas de todo o mundo, há pubs espalhados por toda a cidade, muitos deles com bastante história para contar. O que dizer de um que foi aberto em 1198? O The Brazen Head, pub mais antigo da Irlanda, não fica exatamente no burburinho turístico, mas sempre está lotado de forasteiros. Lá, provei o tradicional fish & chips ; típico prato britânico formado por peixe empanado e batata frita ; e uma deliciosa salada com queijo brie empanado, que se derretia a cada garfada.

[VIDEO1]

Outra comida típica de boteco e bastante popular entre os irlandeses são as clássicas hot wings ; asinhas de frango apimentadas ;, que eles costumam devorar, tanto nos almoços rápidos em dias de trabalho, quanto para acompanhar as cervejas no happy hour. Como sou apaixonada por esse prato, tive que prová-lo. Comi em um restaurante/lanchonete que fica no Temple Bar, o Elephant & Castle. Fui na hora do almoço e o lugar, famoso pelos saborosos sanduíches, estava lotado. Um detalhe: ao servirem as asinhas, eles trazem um recipiente com água e limão para você limpar as mãos. Fica a dica para os restaurantes brasileiros.

Os dias frios de Dublin são um convite a uma sopa quentinha. Essa costuma ser a opção de entrada mais comum quando você pede aqueles menus que incluem ainda prato principal e sobremesa. Os sabores são variados e todas as que provei estavam deliciosas.

As sopas vêm acompanhadas de um pão com textura de bolo

Na noite em que cheguei a Dublin, ainda meio desorientada após quase 24 horas de voos, conexões e aeroportos, essa foi a minha primeira escolha. Jantei em um badalado pub, onde funciona também um restaurante e um albergue, o Oliver St. John Gogarty;s. O prédio antigo, todo em madeira, é um espetáculo à parte, assim como a animada música ao vivo.

Caldo de frutos do mar, da Baía de Dublin: entrada recorrenteNesse dia, tomei o caldo de frutos do mar ; o mexilhão da baía de Dublin é um dos orgulhos da casa ; e um salmão acompanhado de batatas, legumes e cogumelos com molho à base de uísque, servido com um pão preto que mais parece um bolo. Comida saborosa e reconfortante. Aliás, usar uísque e Guinness, a cerveja patrimônio nacional da Irlanda, em molhos é comum nas receitas locais.

O famoso café da manhã irlandês, formado por salsicha, bacon, ovo, feijão adocicado, tomate e cogumelos eu só provei nos hotéis, o que nem sempre é uma boa referência, pois a cozinha costuma ser mais ao paladar internacional. Mas duas coisas me chamaram a atenção: a abundância de chá-preto, servido com leite, e de mel. No hotel em que me hospedei, todas as manhãs, uma fava inteira era colocada à mesa.

Independentemente de ter provados várias cervejas nos pubs por onde passou ; são dezenas de opções, as mais variadas ;, uma visita à Guinness Storehouse é obrigatória. O lugar funciona na própria fábrica da cervejaria e é uma viagem pela história da Irlanda. A entrada custa 20 euros, mas, ao final do tour, autoguiado, você tem uma aula-relâmpago de como tirar o chope perfeito, pode servir o seu próprio pint e sair com um certificado de mestre cervejeiro para tirar uma onda.

Um dos pratos mais típicos, o Irish Stew, espécie de ensopado feito com carne de carneiro ou cordeiro, batatas, alho, cenoura e aipo, eu não cheguei a provar. Mas vi em algumas mesas e pareceu apetitoso. Uma desculpa para voltar a esse país encantador.

Salmão com batata e cogumelo fresco: frutos do mar em alta

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação