Revista

Os pubs trazem ares europeus e conquistam o coração dos brasilienses

Com um ar londrino e um cardápio que faz uma viagem pela gastronomia de diversos países, o Degust ganha espaço na noite brasiliense

Sibele Negromonte
postado em 31/05/2017 17:28
As donas do pub Degust posam no local e sorriem para foto
Uma viagem gastronômica ao mundo em apenas alguns metros quadrados. Com essa proposta, o Degust Gastropub tem agitado as noites da Asa Sul. Inaugurada há pouco mais de cinco meses, a casa substituiu o Piacere em um ambiente completamente reestruturado. Do antigo restaurante italiano, mantém alguns pratos e o cuidado com a execução do cardápio.

;Pesquisamos muito e vimos que os gastropubs são uma tendência em todo o mundo. Trata-se de um lugar descolado, que reúne música, arte, drinques e gastronomia de boa qualidade;, explica Caroline Oliveira, que, ao lado da mãe, Celina Gonçalves, está à frente da administração do Degust.

Arquiteta de formação, ela pensou em cada detalhe do espaço, que expõe uma pegada londrina. ;Pensamos nessa coisa mais industrial, com escada de ferro, parede de tijolinho, e também trouxemos o grafite para as nossas paredes.; De quinta a sábado, um DJ anima os frequentadores com um som variado, que vai do deep house ao groove, passando pelo hip-hop.

Mas o grande diferencial está mesmo no cardápio ; aquela viagem gastronômica a que me referi. Lá estão o ceviche peruano, a empanada argentina, o fish and chips inglês, o eisbein (joelho de porco) alemão, o tornedor francês, o hambúrguer australiano. Até a brasileiríssima coxinha ganhou uma releitura. Tudo preparado com capricho. ;As pessoas vêm aqui tanto para petiscar quanto para jantar. E oferecemos várias opções para todos os públicos.; Os drinques são uma atração à parte e seguem a mesma filosofia de oferecer o que há de mais típico em vários países. Afinal, trata-se de um pub.
[VIDEO1]
As massas artesanais e os risotos tipicamente italianos, principal motivo para a família de Caroline ter entrado no ramo da gastronomia, continuam presentes. ;Mantivemos os pratos que eram carros-chefes no Piacere.; Criado em 2013 pelo cirurgião plástico Simão Pedro e pela advogada Celina Gonçalves, o restaurante era fruto da paixão do casal pela cozinha. ;Meus pais sempre amaram cozinhar para os amigos e os parentes. Decidiram, então, abrir uma casa que priorizasse a boa comida.;

O lugar era requintado, com uma adega sofisticada e um extenso cardápio. Diante da crise econômica e política que assolou o país, os donos viram o movimento cair drasticamente. ;Ou nos reinventávamos ou fechávamos as portas;, afirma Celina. Foi aí que a filha recebeu a intimação e a mudança descrita acima entrou em ação. ;A cozinha ganhou agilidade e, em pouco, tempo, vimos o movimento aumentar em 30%;, conta a advogada.

A cozinha permaneceu sob o comando de Gerfeson Araújo, que conta com a ajuda de outros quatro cozinheiros para executar os pratos. Para a coluna, ele ensina a receita do Tornedor ao molho Barolo com batatas, um dos pratos preferidos entre os que vão ao Degust jantar. Uma prova de que pub é lugar, sim, de boa comida.


Tornedor ao molho Barolo com batatas

foto mostrando um prato com filé mignon e batatas cortadas em camadas

Ingredientes

300g de filé mignon alto
2 batatas-inglesas médias
200ml de molho bechamel (branco)
100g de queijo parmesão
20g de alho picado
100ml de vinho Barolo
100m de caldo de carne
Açúcar
Sal e pimenta

Modo de fazer

Tempere o filé com sal e pimenta e grelhe até o ponto desejado.
Corte as batatas em lâminas finas e dê uma leve cozinhada. Em seguida, monte, intercalando uma camada de batatas com o molho bechamel e o queijo parmesão. Ponha no formo preaquecido a 180;C para gratinar por cerca de 20 minutos.
Triture o alho e frite no azeite.
Em uma panela, leve ao fogo o vinho com um pouco de açúcar até fazer uma redução. Em seguida, misture com o caldo de carne.
Coloque o molho sobre o filé e, por último, o alho frito.

Serviço

Degust Gastropub
408 Sul, Bloco B, Loja 7
Telefone: 3443-5479
Aberto de segunda a sábado, das 17h à 1h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação