BELEZA

Do blender ao esfumador: aprenda a usar os diferentes pincéis de make

Com formatos e cerdas diferentes, os pincéis se tornam protagonistas de uma boa maquiagem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/06/2017 15:48 / atualizado em 01/06/2017 16:45

Saber escolher bons produtos é imprescindível para conseguir a maquiagem perfeita. Porém, ter as ferramentas adequadas simplifica o trabalho e tornam o resultado mais profissional. O mercado de acessórios para beleza está em forte crescimento, são tantas novidades que fica até difícil acompanhar e entender as funcionalidades. Nos últimos anos, fomos apresentados a novos formatos de pincéis, a cerdas diferentes e vimos a popularização das esponjas para maquiagem.
 
O diretor da marca nacional Océane, Michel Chehaibar, atribui esse crescimento à internet e ao maior acesso à informação — facilitado pelas redes sociais. “Os tutoriais on-line de blogueiras e profissionais contribuíram para que as usuárias investissem mais em pincéis”, afirma Michel. Para o executivo, a mulher brasileira gosta de se cuidar, de se sentir bonita e está sempre à procura de novidades.

Apesar da popularização dos pincéis, Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C no Brasil, reconhece que a aceitação tem espaço para crescer. “Ainda acho que o pincel parece uma coisa proibida e, na maioria das vezes, esse medo é resultado da falta de prática. As pessoas pensam que na hora que tocarem em um pincel vão virar profissionais”, ressalta. Para ela, essa habilidade para manusear os acessórios é uma simples questão de prática e o uso deles facilita muito na hora da maquiagem. “Sei que são itens caros, mas vale a pena o investimento. Um pincel bem cuidado dura anos.”
 

 
A maquiadora acredita que o futuro das ferramentas para beleza está nas fibras sintéticas. “Acho que já temos todas as funcionalidades, porém, a preservação dos recursos naturais é uma tendência mundial.” Segundo Fabiana, atualmente, existem pincéis de fibras sintéticas de alta tecnologia, em que é praticamente impossível perceber a diferença para os de cerdas naturais. “O pincel duo fiber (que mistura duas fibras) é um dos ícones da M.A.C, mas o futuro é que todos tenham cerdas sintéticas com densidades diferentes”, comenta.

Allyson Chinalia, maquiador do salão paulista Marcos Proença, trabalha na área há cinco anos e garante que a mudança de mentalidade feminina nesse assunto é perceptível. “As mulheres são superantenadas. Muitas vezes, as minhas clientes me apresentam novidades do mercado. Elas perguntam quais produtos estão sendo usados na make, anotam o nome e tiram fotos dos produtos para comprar depois.” De acordo com Allyson, o pincel é responsável por 50% do efeito — esse é o segredo, por exemplo, para um olho bem esfumado.

Além da preocupação em conhecer os pincéis e saber manuseá-los a favor de uma bela maquiagem, é importante saber manter as ferramentas. Um pincel bem cuidado é mais eficiente e dura mais. “Percebo que muitas mulheres não tinham esses cuidados e hoje têm. A manutenção cuidadosa é essencial.”
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.