Revista

Comemorações personalizadas são a nova tendência nas festas infantis

Esqueça os painéis gigantescos e os temas tradicionais. As festas infantis estão mais minimalistas, criativas e, sobretudo, personalizadas. Elas têm a cara do aniversariante

Marília Padovan*
postado em 28/06/2017 18:02
Mesa - Trabalho de Bella FioreO menos é mais e a criatividade está dando as caras quando o assunto é festa infantil. Hoje, o foco está nas comemorações mais intimistas, acolhedoras e, sobretudo, diferentes. Nada de bolo retangular com papel de arroz e a princesa estampada. Nada de doces e refrigerantes dividindo espaço na mesa principal ou decoração só de balões e enfeites característicos do tema. O foco é ir atrás da identidade da criança para descobrir os detalhes da personalidade dela.
Fernanda Araújo, idealizadora do grupo de decoração de festas infantis Craftroom, explica que, apesar de os temas clássicos, como as princesas da Disney, ainda terem seu público, a procura agora é pela oportunidade de criar algo diferente e sair da mesmice. Tudo é questão de olhar. ;Às vezes, a mãe chega dizendo que a filha gosta de Cinderela e que esse será o tema. Quando converso com a criança, descubro que, na verdade, ela gosta de algo específico naquela história.; E assim surge a chance de criar algo inédito.

Quando a criança tem mais de 5 anos, é possível conversar e buscar algo que chame a atenção dela. Quando ela ainda é muito nova para bater esse papo, as decoradoras costumam ouvir os pais e, assim, encontram um assunto divertido, bonito e que agrade a todos. ;É legal incentivar a meninada a buscar essa identidade própria, mas, quando elas são muito pequenas, é tudo conversável para transformar a experiência da festinha em algo muito especial;, completa Fernanda.

Tema

A bancária Alene Amorim queria algo especial para comemorar 1 ano de Daniel. A ideia inicial era apostar no tema ;balões;. ;Eu tinha visto fotos e fiquei encantada, mas, quando me encontrei com Fernanda, descobri o tema ;brinquedos antigos; e me apaixonei.; O processo de decisão sobre decoração, objetos utilizados, cores e comidas foi muito conversado para que a festa ficasse do jeito que a família sonhava. Muitas ideias da internet, diversas sugestões da decoradora e o resultado surpreendeu a todos. ;Eu queria tudo diferente; peças de decoração e comidas gourmet. Algo com mais detalhes e elegância.;
Trabalho de Craftroom para o aniversário de um de Daniel Amorim
A festa ocorreu durante o dia, ao ar livre e com muitas crianças brincando. ;Quando vi o resultado, fiquei muito emocionada! Não deu para segurar as lágrimas, foi a coisa mais linda!”, lembra Arlene. E, para o pequeno Daniel, a lembrança de algo especial, feito com todo o carinho para comemorar seu primeiro ano de vida. ;Tenho certeza de que vai ser muito legal, ele poder ver as fotos e vídeos quando crescer, porque foi um tema superdiferente, longe de qualquer coisa que envolva tecnologia.;

A preferência tem sido justamente essa: festas mais lúdicas, com decorações inéditas e elegantes. Produções criativas e charmosas se juntam a peças e detalhes intimistas e transformam a festa infantil em um aniversário charmoso e cativante. Os temas não comerciais têm conquistado espaço, pois conseguem explorar o que é divertido e alegre para cada família.

Decoração

Trabalho de Gabriela Motta, da La Dolce Vida DocesQue tal unicórnio, flamingos, bosque, cactos ou abacaxi? Por mais estranho que pareça, essas são as grandes tendências de tema de festa infantil. A fundadora e diretora da Bella Fiore Decoração, Kely Pinheiro, trabalha na área há 11 anos e explica que as festas muito grandes e os cenários muito elaborados perderam um pouco o espaço, tanto pelo momento financeiro quanto pela questão do estilo em voga. ;As pessoas têm procurado decorações mais minimalistas e intimistas. Hoje, temos acesso fácil à internet e conseguimos ver estilos do mundo inteiro, o que acaba influenciando a nossa forma de festejar.;

As festas menores poder ser realizadas na própria casa, com direito a profissionais melhores e decoração mais caprichada. Diminuindo a estrutura, tudo acaba sendo mais personalizado ; não só a mesa de doces, mas também convites, lembrancinhas, estação de pipoca e sucos. ;Nem sempre os pais chegam com aquela ideia superdiferenciada, mas conversamos para encontrar o tema e a decoração perfeita para aquela família. O resultado é sempre positivo, pois nenhuma festa é igual a outra;, completa Kely.

Para decorar, o segredo é apostar na criatividade. Muita cor e diversos objetos auxiliam na hora de deixar tudo impecável ; flores, balões, peças delicadas, bolas de papel de seda, bandeirinhas, luminárias e pisca-pisca são alguns dos itens que se destacam. Outro artigo que tem chamado a atenção são as artes em giz. O diferencial do painel é que, além de caber em qualquer ambiente, pois é feito sob medida, é adaptável de acordo com o gosto de cada aniversariante.

Ana Paula Costa, idealizadora do Letters of Joy, explica que as festas infantis têm uma gama enorme de opções para atuar, pois é possível escolher cores, temas e letras, por exemplo. Desde painéis com o nome do aniversariante e arte de acordo com o tema até pequenas lousas com cardápios são as pedidas do momento.

As mesas

A mesa principal, além do bolo supercaprichado, é ornada por objetos que trazem um diferencial ao tema. Vários brinquedos, doces e peças escolhidas cuidadosamente transformam o ambiente na atração central. É comum que elas sejam grandes e, às vezes, tenham até mais de um bolo. Mesmo cercada de objetos decorativos, porém, não deixam de ser delicadas, originais e cheias de fantasia.

Há também outras mesinhas que complementam a decoração. Nelas, muitos optam por servir pipoca, sucos e refrigerantes, como a conhecida ;estação do suco;. Outros optam por doces, como pirulitos e marshmallow, ou até mesmo as esperadas lembrancinhas. Sempre bem pensadas, elas deixam a festa ainda mais bonita e singular.

Para aqueles que procuram uma comemoração mais minimalista e intimista, existe a opção Table Craft. A ideia é usar algum móvel pessoal, como aparador, estante ou mesinha para transformá-lo em uma mesa de bolo simples, mas cheia de personalidade. ;É uma ótima saída para quem não quer gastar muito dinheiro, mas faz questão de não deixar a comemoração passar em branco;, explica a decoradora Fernanda Araújo.

Bolo

Trabalho de Eleanor PortelaO formato dos bolos também já não é tão simples. Ele tende a ser mais alto e circular, porém, o gosto ainda é tradicional ; massa de baunilha, recheio de brigadeiro, bem molhadinho e gostoso. Sem contar que as festas infantis atuais já não ficam presas a apenas um bolo na mesa principal. O mais importante, porém, é ter a personalidade do aniversariante estampada na decoração.

A decoradora de festa e confeiteira Eleanor Portela explica que a pasta americana ainda é uma das preferidas. Se bem-feito, esse tipo de bolo valoriza a mesa e possibilita uma decoração simples, porém, repleta de detalhes. Outra opção é o bolo espatulado. Novo no mercado de festas infantis, ele é mais caseiro e manual. ;Todo mundo gosta de novidade, pois traz certo aconchego. As pessoas querem ver um bolo bonito e sentir vontade de comer quando batem os olhos.;

Quanto à decoração do bolo, ela tende a seguir o tema da festa. Mas, independentemente disso, as famílias gostam de opinar e trabalhar lado a lado da confeiteira para chegar ao bolo dos sonhos. ;Sempre peço alguma inspiração para dar sentimento ao bolo. Além disso, estou aberta a sugestões;, completa Eleanor. Há três anos no mercado de festas infantis, a decoradora e confeiteira ainda consegue se emocionar com os resultados de cada evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação