Revista

Conheça o London Street Pub, um recanto da tradição inglesa em Brasília

Com mais de 200 rótulos de cervejas especiais, o London Street oferece tudo o que um bom pub tem de melhor: decoração típica, boa bebida, música de qualidade e, claro, comidinhas deliciosas

Sibele Negromonte
postado em 02/07/2017 08:00
Fernanda Mesquita e Luís Sérgio Mesquita sempre amaram viajar, conhecer outras culturas e novos sabores. Quando ele se aposentou do serviço público e ela deixou o emprego de administradora em uma empresa privada, decidiram que era chegada a hora de abrir uma casa temática. Restava apenas escolher o país que serviria de inspiração.
casal sorri para foto com prateleiras de pub ao fundo
Como Sérgio é um apaixonado por cerveja e Fernanda, pela cultura britânica, a Inglaterra pareceu uma escolha natural. O casal, então, fez as malas novamente e partiu, dessa vez, para uma pesquisa de campo. ;Visitávamos uma média de cinco pubs por dia;, relembra Fernanda. ;Prestávamos atenção em tudo: na decoração, nas músicas, nas bebidas e nas comidas.; Assim, em março de 2016, surgia o London Street, um pub tipicamente londrino em terras candangas.

Por se tratar de cidades com climas totalmente diferentes, adaptações, claro, fizeram-se necessárias. ;A grande maioria dos pubs londrinos funciona em ambientes fechados, justamente por conta do frio. O nosso espaço é aberto, sem falar que aqui faz calor a maior parte do ano;, ressalta Sérgio, que, como bom engenheiro, aproveitou a área disponível da melhor forma possível.

E, para criar esses ares londrinos, o casal trouxe especialmente da Inglaterra tap handles ; aquelas placas que ficam sobre a torneira do chope ; de madeira, montou um balcão com oito chopeiras, fez uma decoração com relógios, quadros e outros elementos que rementem à cultura britânica e escolheu a dedo as cervejas que seriam servidas. ;Além daqui, esses taps de madeira só exitem em bares de São Paulo e Blumenau;, orgulha-se Sérgio.

Diariamente, a casa oferece três tipos de chopes ingleses. Os outros cinco variam entre brasileiros, belgas, alemães, tchecos e norte-americanos. O carro-chefe da casa são os chopes e as cervejas da tradicional Fuller;s, marca inglesa com mais de 350 anos, com destaque, claro, para a London Pride. ;Temos cerca de 200 rótulos, inclusive alguns de Brasília;, explica Fernanda.
[VIDEO1]
E, para quem pensa que pub é lugar só para beber, os donos reforçam a preocupação com a criação do cardápio da casa. Mais uma vez, foi preciso fazer adaptações ao paladar brasileiro. O tradicional fish & chips, por exemplo, que, em terras inglesas, costuma ser servido com molho tártaro, por aqui, ganhou um acompanhamento especial. ;Tivemos que tropicalizar o prato. Para isso, criamos um molho à base de ervas, que é muito pedido. Tem gente, inclusive, que pede para levar;, justifica Fernanda.

Os sanduíches também são pontos altos do menu da casa ; ótimos para harmonizar com cervejas. O de choripan, apesar de tipicamente argentino, é dos que fazem mais sucesso no pub. Para a coluna, Fernanda escolheu nos brindar com a receita do Sherlock Holmes, um sanduíche de linguiça com chutney de cebola-rocha. ;Ele é ideal para acompanhar uma ipa;, sugere a administradora.

O London Street também criou um evento que, apesar de recente, virou um dos mais concorridos entre os bares brasilienses: o café da manhã britânico. A cada dois meses, a casa oferece um típico breakfast inglês, com direito a feijão doce, ovos estrelados, bacon crocante, cogumelos dourados, tomates assados, linguiça artesanal e, claro, cerveja. ;Na última edição, tivemos mais de 300 clientes. Por isso, na próxima, que deve ocorrer em agosto ou setembro, só atenderemos com reserva;, explica Fernanda.

Outra novidade esperada para os próximos dias é a ampliação do pub, que ganhará um balcão ainda maior e com mais quatro torneiras de chope. Tudo para os amantes de uma boa cerveja se sentirem, por que não, em Londres. Ainda mais com esse friozinho que tem feito nos últimos dias. Cheers!

Receita

sanduíche com chutney de cebola em prato com bombas de bebida atrás

Sanduíche Sherlock Holmes

Ingredientes
l Pão italiano 15cm
l Chutney de cebola
l 2 linguiças suínas com 15cm
l 100g de queijo parmesão

Modo de fazer
l Frite a linguiça, ponha dentro do pão com o molho de chutney e, por cima, coloque o queijo ralado e leve ao forno para finalizar.
Quando o queijo dourar levemente, retire e sirva.

Chutney de cebola-roxa

Ingredientes
l 8 cebolas roxas
l 1 pimenta vermelha
l 2 folhas de louro
l 200g de açúcar-mascavo
l 50ml de vinagre balsâmico
l 150 ml vinagre de vinho tinto
l 3 colheres de sopa de azeite de oliva de boa qualidade

Modo de preparar
l Corte as cebolas e a pimenta vermelha em meia-lua. Em uma frigideira grande, ponha as cebolas com a pimenta e o azeite para cozinharem em fogo baixo, por mais ou menos meia hora, até ficarem com a aparência caramelizada. Lembre-se de mexer de vez em quando. Adicione, então, o açúcar, as folhas de louro e o vinagre e deixe reduzir em fogo baixo até engrossar por mais ou menos meia hora. Depois de pronto, retire as folhas de louro e distribua o chutney em potes.

Serviço

London Street Pub
214 Norte, Bloco D
Telefone: (61) 3797-6888
Aberto de segunda a sábado, das 17h à 1h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação