Beleza

Passo a passo. Aprenda a fazer o contorno, queridinho no mundo da maquiagem

Quer afinar a face, diminuir o nariz ou dar um ar bronzeado à maquiagem? Aprenda a fazer o contorno perfeito para arrasar na make

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/08/2017 08:00 / atualizado em 11/08/2017 18:07

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Assim como toda técnica de maquiagem, cabe a cada pessoa decidir o que deve caprichar na produção. Como é um recurso usado para acentuar, corrigir ou até brincar com os efeitos de luz e sombra, o contorno vem chamando atenção e conquistando seu espaço. O método tem o poder de afinar o rosto e dar um ar de pele bronzeada, por exemplo. Pode também acentuar curvas, criando profundidade onde ela talvez não exista. Combinado com outras técnicas, possibilita ainda esconder ou corrigir imperfeições, como um nariz mais gordinho que, com o jogo de sombras, parece mais fino.

Claro que é sempre necessário um pouco de cuidado. Felipe Moreira, maquiador de O Boticário, explica que um contorno mais marcado vai se destacar muito em lugares com muita luz ou ao ar livre, por exemplo. “Não podemos pesar na mão se esse não é o objetivo. Mas a maquiagem está aí para ser usada a nosso favor e como bem entendermos. É só ficar atento a detalhes.” Então, se uma pessoa quer fazer um contorno logo pela manhã e se sente bem assim, já arrasará desde cedo. Mas, se ela acha que é uma maquiagem trabalhosa e só vale para grandes eventos, também não há problema. Não tem muito mistério.

Dica preciosa

Se você escolher fazer o contorno do rosto com corretivo, o mesmo passo a passo deve ser seguido. Mas é importante ter um cuidado especial com a aplicação: primeiro, passe e espalhe a base; em seguida, vá aplicando corretivo escuro nos pontos em que quer dar o efeito do contorno e finalize com uma esponja macia para diluir bem o produto e não resultar em uma maquiagem pesada e exagerada.
 
Apesar de existirem produtos específicos no mercado, é possível adaptar os que são utilizados no dia a dia para realizar a técnica. Para ter o melhor resultado, o contorno pode ser feito com quatro tipos de maquiagem, de acordo com a preferência de cada um: pó facial, blush em tons terrosos, sombra marrom ou corretivo — todos em tons mais escuros que a pele. “Se você não tem experiência com maquiagem, vale dar aquela treinada em frente ao espelho, procurar orientação de como fica melhor no seu rosto e de que forma pode acentuar os pontos fortes”, completa Felipe. Outra dica é apostar nos pincéis com cerdas bem macias e que não sejam tão grandes ou robustos quanto os de pó compacto para que eles não esfumem demais o produto, tirando assim o efeito de contorno.

Passo a passo

Com ajuda do maquiador e cabeleireiro Duda Braga, realizamos o passo a passo de um contorno perfeito para qualquer um aprender com facilidade e arrasar na produção. Nesta make, o blush foi o escolhido, mas vale lembrar que é possível realizá-la com pó facial, 
sombra ou corretor.

Passo 1 

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Com um pincel de tamanho médio, opte por um blush marrom mais escuro para as bochechas. Para passar, a dica é simples: “Respeite um dedo de distância da orelha e da linha do nariz. Em seguida, aplique a maquiagem a partir do nariz, em direção às têmporas, seguido de movimentos ‘vai e vem’ para esfumar”, explica Duda. Você pode fazer também o movimento ‘c’ vindo de cima da sobrancelha, até a têmpora — o efeito fica mais natural.

Passo 2

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Na linha do cabelo, passe um pouco de blush marrom em tom médio para suavizar o tamanho da testa. “De leve, foque na parte superior, mais para o topo da cabeça.”

Passo 3

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Contornar o maxilar também é uma ótima opção. Além de criar harmonia no rosto, define o formato e disfarça um rosto mais redondo, por exemplo. “Basta seguir a linha do maxilar com o pincel, lembrando em não exagerar na quantidade de produto.”

Passo 4

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
No nariz, tenha cuidado para passar o blush somente sobre o dorso da região. “Se você passar em todo o nariz, pode resultar em uma sombra nos olhos ou na falsa impressão de um nariz maior”, esclarece o maquiador

Passo 5

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
O iluminador é um complemento interessante. “A aplicação vai destacar os pontos e resultará no efeito glow para arrasar a qualquer momento.” Para melhor manuseio, opte pela versão pó e, com um pincel macio e pequeno, aplique suavemente na parte central do nariz, em cima da têmpora e em cima do lábio superior.

Passo 6

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Depois de contornar e iluminar o rosto, você pode usar uma esponjinha bem macia para suavizar a produção e dar um ar natural ao make. “Dê batidinhas de leve para não tirar demais a maquiagem.” Para finalizar e tornar a make mais elegante, uma boa opção é apostar em boas camadas de rímel e em um batom escuro.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.