Revista

Porcelanato em diversos ambientes: versatilidade do chão ao teto

Prático e com diversas opções de formas e texturas, o porcelanato não se restringe apenas ao piso. Ganhou as paredes, as bancadas, os tetos e o que mais a imaginação mandar

Renata Rusky
postado em 13/08/2017 08:00
O cimento queimado é moda. Nas paredes, no chão... do banheiro, da sala, da cozinha. Ele não passa de argamassa. A vantagem é que, no piso, dificilmente será arranhado. Não é preciso se preocupar com salto-agulha ou móveis arrastados. No entanto, ele é altamente poroso e absorve líquidos que caiam. A solução encontrada pelos arquitetos? Porcelanato. Atualmente, é possível ter o visual do cimento queimado, mas sem todos os inconvenientes dele. Mais que isso: pode-se ter praticamente qualquer visual sem todos os problemas que ele implica.
Um quarto com cores quentes, marrom, laranja e meia luz. Tem cama, poltrona, abajur.

Os porcelanatos podem ser usados em qualquer ambiente, interno ou externo. A diferença, segundo a arquiteta Cecília Vieira, do escritório SumaUNA, é o acabamento em cada espaço. ;Porcelanatos brilhantes em locais com muito tráfego podem perder o brilho facilmente. Já os porcelanatos polidos, por serem muito escorregadios, são mais recomendados para áreas secas;, exemplifica.
Cozinha americana com uma mesa de jantar na cor cinza. Tem um pendente preto na sala de jantar e sob a mesa.
O arquiteto Hélio Albuquerque ainda sugere outro uso para o acabamento: em bancadas, de banheiros e cozinhas, graças à produção de formatos maiores, mais finos e resistentes. ;Antes idealizado para o uso exclusivo em pisos e paredes, atualmente o porcelanato permite uma multiplicidade de aplicações: mobiliário, bancadas, fachadas, teto e até objetos de design;, cita.
Espaço destinado a uma lavatório, com uma parede de mosaico azul e branco, com um armário bege, que contém duas panelas azuis na prateleira.

Além de permitir estilos e estampas diferentes e serem práticos para o morador, a arquiteta Luísa Dalcim, franqueada da Portobello Shop, salienta que os porcelanatos podem ser muito interessantes para o meio ambiente. ;Um ponto de inovação que merece destaque é a reprodução de madeiras e mármores em porcelanato. Sendo os recursos naturais cada vez mais raros e escassos, a tecnologia de impressão de diversas estampas da mesma matéria-prima é algo surpreendente, que leva a um resultado tão bonito quanto o do material natural;, sugere.

Uma das maiores tendências de decoração, segundo a arquiteta Patrícia Farah, é o uso de grandes peças, que chegam a medir até 2,40cm x 1,20cm. A vantagem é que os cômodos ganham mais amplitude e parecem maiores. Em ambientes pequenos, tornam-se especialmente interessantes.
Ambiente com aparador em metal dourado, com parede e chão de porcelanato preto rajado de branco. Tem um abajur branco e vaso de flores laranja.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação