Revista

Placas de neon dão um brilho todo invocado

Cheias de personalidade, placas de neon dão um toque vintage à decoração

Renata Rusky
postado em 01/10/2017 08:00
Na garagem/sala de Miguel Gustavo, a ordem é %u201Caproveitar%u201D: dica em inglês, no neonNos anos 1980, as placas de neon eram moda. Hoje, elas remetem àquela época e dão um ar vintage à decoração. Ficam bem interessantes combinadas com outros elementos do passado e da cultura pop, como quadros de músicos antigos. Mas as placas de neon também se encaixam em ambientes com outros estilos e referências.

Tudo depende da cor escolhida, da figura, da palavra, da fonte, segundo o arquiteto Miguel Gustavo: ;Um quarto de bebê pode ter um anjo branco na parede, um motel pode ter um coração vermelho;.

Entre os modelos mais usados estão os de frases motivacionais, silhuetas de animais ou uma palavra. Como no ambiente de Miguel na mostra CasaCor, a Under Garage Renault, que traz uma placa na qual se lê Together (juntos, em inglês) e em outra, Enjoy (aproveite, também em inglês).

O espaço tem estilo mais urbano, moderno. É uma garagem com sala e cozinha, para guardar o carro e também receber amigos. Nas paredes, telas de chapisco, tijolos cerâmicos (azulejos do metrô) e os neons.

Na mostra há outros espaços com neon. Como o loft do casal moderno, da arquiteta Cybele Barbosa e da Arquitetos Associados, que tem uma placa com a frase Je t;aime (eu te amo, em francês) em uma parede do quarto.

O neon dialoga com um ambiente mais clean e tradicional. Mesmo assim, com muita personalidade. ;É um espaço para o casal que visa à praticidade no dia a dia, aprecia boa arte e se conecta com as novidades do mundo atual;, descreve Cybele.O loft do casal moderno traz Je t%u2019aime em neon, na parede: conexão com a modernidade

Faça você mesmo

Os letreiros de neon não são baratos. Um flamingo de apenas 40cm, por exemplo, custa cerca de R$ 400. Uma opção é tentar fazer sozinho.

Em lojas de produtos para equipar carros, é possível comprar um fio luminoso chamado EL wire. Na internet, também tem. Na ponta, o fio tem um compartimento para pilha; é onde liga e desliga a luz.

O letreiro pode ser feito em uma base de madeira quadrada ou retangular, em cima de uma figura em papelão, isopor ou qualquer material rígido, ou com um arame.

Na madeira

  • Neste caso, a madeira será um quadro com uma palavra luminosa.
  • Procure na internet uma palavra com um tipo de letra que você goste e imprima no tamanho que quiser seu letreiro.
  • Cole o papel na madeira, coloque o fio luminoso por cima da palavra e vá prendendo com fita crepe.
  • Rasgue o papel pouco a pouco, sem retirar as fitas que o prendem ao fio e vá colando o fio com um superbonder na madeira.
  • O início é mais difícil, mas, à medida que você vai colando, é possível rasgar mais o papel, o que facilita.
  • O compartimento para pilha fica na parte de trás da madeira.

No arame

  • Procure na internet uma palavra com um tipo de letra que você goste e imprima no tamanho que quiser seu letreiro.
  • Molde o arame usando a palavra impressa como base.
  • Enrole o fio luminoso no arame.
  • Pendure na parede. É possível que alguma letra já encaixe no prego na parede.

Figura de papelão

  • Neste caso, a figura também vai para a parede.
  • Se você desenha bem, faça a figura que quiser em um papelão mais duro ou em alguma outra superfície rígida. Ou então peça para aquele amigo que desenha bem ou imprima da internet.
  • Recorte a figura e cole o fio luminoso com superbonder em volta.
  • Cole o compartimento para pilha na parte de trás da madeira.
  • Cole um prendedor de quadro na tampa do compartimento de pilhas e pendure.

O melhor sonho

Quem nunca se flagrou sonhando com a casa perfeita, bonita, confortável e cheia de novidades que facilitam o dia a dia? Pois criações especiais de arquitetos na busca dos espaços ideais estão à mostra na CasaCor e o brasiliense vai decidir qual é a campeã em criatividade e inovação. A votação será na primeira edição do Prêmio Correio Braziliense CasaCor Brasília, e ocorre de 5 a 25 de outubro. A população vai escolher o melhor projeto, em quatro categorias: Sonho de Sala, Sonho de Quarto, Sonho de Banheiro e Sonho de Cozinha. Outras sete categorias, Melhor Projeto, Prêmio Especial, Originalidade, Uso de Obra de Arte, Melhor Uso de Luz, Melhor Ambiente Comercial e Melhor Paisagismo, serão definidas por um júri de profissionais.

CasaCor

Data: até 8 de novembro
Local: Comercial da QI 9 do Lago Sul, Lote D
Horário: de terça a sexta, das 15h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h
Informações: 3248-4638

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação