Casa

Placas de neon dão um brilho todo invocado

Cheias de personalidade, placas de neon dão um toque vintage à decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/10/2017 08:00 / atualizado em 29/09/2017 14:45

Divulgação
Nos anos 1980, as placas de neon eram moda. Hoje, elas remetem àquela época e dão um ar vintage à decoração. Ficam bem interessantes combinadas com outros elementos do passado e da cultura pop, como quadros de músicos antigos. Mas as placas de neon também se encaixam em ambientes com outros estilos e referências. 

Tudo depende da cor escolhida, da figura, da palavra, da fonte, segundo o arquiteto Miguel Gustavo: “Um quarto de bebê pode ter um anjo branco na parede, um motel pode ter um coração vermelho”.

Entre os modelos mais usados estão os de frases motivacionais, silhuetas de animais ou uma palavra. Como no ambiente de Miguel na mostra CasaCor, a Under Garage Renault, que traz uma placa na qual se lê Together (juntos, em inglês) e em outra, Enjoy (aproveite, também em inglês). 

O espaço tem estilo mais urbano, moderno. É uma garagem com sala e cozinha, para guardar o carro e também receber amigos. Nas paredes, telas de chapisco, tijolos cerâmicos (azulejos do metrô) e os neons.

Na mostra há outros espaços com neon. Como o loft do casal moderno, da arquiteta Cybele Barbosa e da Arquitetos Associados, que tem uma placa com a frase Je t’aime (eu te amo, em francês) em uma parede do quarto. 

O neon dialoga com um ambiente mais clean e tradicional. Mesmo assim, com muita personalidade. “É um espaço para o casal que visa à praticidade no dia a dia, aprecia boa arte e se conecta com as novidades do mundo atual”, descreve Cybele.
Minervino Junior/CB/D.A. Press. Brasil

Faça você mesmo

Os letreiros de neon não são baratos. Um flamingo de apenas 40cm, por exemplo, custa cerca de R$ 400. Uma opção é tentar fazer sozinho.

Em lojas de produtos para equipar carros, é possível comprar um fio luminoso chamado EL wire. Na internet, também tem. Na ponta, o fio tem um compartimento para pilha; é onde liga e desliga a luz.

O letreiro pode ser feito em uma base de madeira quadrada ou retangular, em cima de uma figura em papelão, isopor ou qualquer material rígido, ou com um arame.

Na madeira

  • Neste caso, a madeira será um quadro com uma palavra luminosa.
  • Procure na internet uma palavra com um tipo de letra que você goste e imprima no tamanho que quiser seu letreiro.
  • Cole o papel na madeira, coloque o fio luminoso por cima da palavra e vá prendendo com fita crepe.
  • Rasgue o papel pouco a pouco, sem retirar as fitas que o prendem ao fio e vá colando o fio com um superbonder na madeira.
  • O início é mais difícil, mas, à medida que você vai colando, é possível rasgar mais o papel, o que facilita.
  • O compartimento para pilha fica na parte de trás da madeira.

No arame

  • Procure na internet uma palavra com um tipo de letra que você goste e imprima no tamanho que quiser seu letreiro.
  • Molde o arame usando a palavra impressa como base.
  • Enrole o fio luminoso no arame.
  • Pendure na parede. É possível que alguma letra já encaixe no prego na parede.

Figura de papelão

  • Neste caso, a figura também vai para a parede.
  • Se você desenha bem, faça a figura que quiser em um papelão mais duro ou em alguma outra superfície rígida. Ou então peça para aquele amigo que desenha bem ou imprima da internet.
  • Recorte a figura e cole o fio luminoso com superbonder em volta. 
  • Cole o compartimento para pilha na parte de trás da madeira.
  • Cole um prendedor de quadro na tampa do compartimento de pilhas e pendure.

O melhor sonho

Quem nunca se flagrou sonhando com a casa perfeita, bonita, confortável e cheia de novidades que facilitam o dia a dia? Pois criações especiais de arquitetos na busca dos espaços ideais estão à mostra na CasaCor e o brasiliense vai decidir qual é a campeã em criatividade e inovação. A votação será na primeira edição do Prêmio Correio Braziliense CasaCor Brasília, e ocorre de 5 a 25 de outubro. A população vai escolher o melhor projeto, em quatro categorias: Sonho de Sala, Sonho de Quarto, Sonho de Banheiro e Sonho de Cozinha. Outras sete categorias, Melhor Projeto, Prêmio Especial, Originalidade, Uso de Obra de Arte, Melhor Uso de Luz, Melhor Ambiente Comercial e Melhor Paisagismo, serão definidas por um júri de profissionais.

CasaCor

Data: até 8 de novembro
Local: Comercial da QI 9 do Lago Sul, Lote D
Horário: de terça a sexta, das 15h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h
Informações: 3248-4638

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.