Revista

Chef cria curso para deixar alimentos saudáveis atraentes para as crianças

Depois de deixar o emprego para se dedicar ao bebê, bióloga investe no preparo de receitas gostosas e atraentes que crianças podem fazer com os pais

Sibele Negromonte
postado em 08/10/2017 08:00
[VIDEO1]
Quando descobriu que estava grávida, a única certeza que Evelyne Ofugi tinha era de que queria passar o máximo de tempo com o filho. Assim que Enzo nasceu, ela nem pensou duas vezes: largou o emprego de professora de biologia para ser mãe em tempo integral. E a alimentação sempre esteve entre as prioridades nos cuidados do pequeno.

Evelyne caprichava no preparo das papinhas e, como boa descendente de japoneses, esmerava-se para tornar o alimento atraente para o filho. Logo surgiu a ideia de ensinar a outras mães, muitas de primeira viagem como ela, receitas saborosas e diversificadas de comidinhas de bebê. À medida que Enzo ia crescendo e ampliando os gostos gastronômicos, Evelyne criava novos pratos. ;Passei, então, a fazer lanchinhos saudáveis e divertidos para ele levar para a escola;, recorda-se.

Sem tempo ou habilidade para executar as receitas aprendidas nas aulas, muitas alunas de Evelyne começaram a pedir que ela vendesse os lanchinhos prontos. Assim, surgiu o Bentô Kids. ;Esperava o Enzo dormir e passava a madrugada preparando as encomendas. De manhã cedo, algumas clientes passavam na minha casa para pegá-las. Contratei também uma pessoa para fazer entrega em domicílio.;

Autodidata na arte da culinária, a bióloga acredita que a profissão original ajudou muito no desenvolvimento das receitas. ;Faço muitos experimentos até chegar ao resultado perfeito;, justifica. Para se aperfeiçoar na confecção de pães, Evelyne foi a São Paulo fazer um curso com o mestre padeiro Rogério Shimura. E, assim, foi desenvolvendo novas receitas.
Já com 6 anos, Enzo ajuda Evelyne: craque no preparo de biscoitos deliciosos
Mas não são receitas quaisquer. Habilidosa, o pão de queijo nas mãos de Evelyne vira carinha de porquinho, o pão de hambúrguer ganha as formas divertidas de animais, o croissant se transforma em peixinho e no que mais a criatividade mandar. Ela também sempre estimula os pais a envolverem os filhos no preparo dos alimentos, assim como faz com Enzo. ;Como deixei de trabalhar fora, assumi todos os serviços domésticos. Quando o Enzo era ainda bebê, ele ficava brincando no armário da cozinha enquanto eu cozinhava.;

Daí para Evelyne pôr o garoto para ;temperar; a papinha ou ;abrir a massa; dos biscoitos foi um pulo. ;Ele esperava ansioso pelo momento da comida, mesmo tendo mamado até os 2 anos e meio. E, até hoje, não se recusa a provar nada. É um grande companheiro de restaurantes;, diverte-se. A receita que Evelyne compartilha com os leitores foi, inclusive, preparada a quatro mãos. O menino, hoje com 6 anos, pôs, literalmente, a mão na massa e escolheu as forminhas preferidas para dar o formato dos biscoitos.

Há um ano, a vida profissional de Evelyne deu uma guinada. Ela foi convidada pelo colégio onde o filho estuda, o Maria Montessori, para, ao lado do pai de outro aluno, assumir a cantina da escola. Paralelamente, seguiu com os planos de ampliar a Bentô Kids, que, a partir da próxima sexta-feira, ganhará um espaço próprio, na Asa Norte.

Lá, serão vendidos lanchinhos infantis congelados, tudo preparado de forma saudável. De esfirras a pães, de bolos a tartaletes, o cardápio será variado e para todos os gostos ; uma mão na roda para quem quer fugir dos produtos industrializados na hora de preparar a lancheira dos filhos. ;Teremos até biscoito recheado, só que usarei frutas orgânicas com mel.; Nas receitas de Evelyne, o açúcar costuma, inclusive, ser usado com parcimônia.

Mas, para aqueles que não abrem mão de preparar o próprio lanche dos filhos, Evelyne reservará os sábados para ministrar cursos no novo espaço. Que tal, então, começar a se divertir com as crianças na cozinha já no próximo feriadão?
Biscoitos de aveia preparados

Biscoitinho de aveia divertido

Ingredientes
1/2 xícara de açúcar
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/3 de xícara de farinha de aveia
1 colher de café de baunilha
500g de farinha de trigo
1 colher de sopa de maisena

Para a massa de cacau
Ingredientes
1/2 xícara de açúcar
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/3 de xícara de farinha de aveia
1 colher de café de baunilha
400g de farinha de trigo
1 colher de sopa de maisena
1 xícara de cacau em pó ou chocolate em pó

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa com um rolo. Use vários cortadores divertidos para os formatos dos biscoitos. Leve ao forno preaquecido a 180;C por sete minutos. Desligue, espere esfriar e está pronto!

Dica da chef
Ponha a criança para medir, colocar e misturar os ingredientes. Deixe-a encarregada do tempo de geladeira e do tempo de forno do biscoito. Se a criança for muito pequena, não faça por ela, apenas auxilie no que precisar. Tome cuidado com o forno quente e a travessa de biscoitos ao retirá-la do forno. Essa é a única tarefa obrigatória do adulto. Abra a massa, use a imaginação para criar biscoitos bem legais e divirta-se!


Onde encontrar

Bentô Kids
112 Norte, Bloco D, Loja 25
Telefone: 98112-1416
Inauguração nos próximos 13 e 14 de outubro
Abrirá de segunda a sexta, das 9h às 19h. Aos sábados, serão oferecidos cursos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação