Revista

Quarto de hóspedes cada vez mais ganha aconchego e requinte

No quarto de hóspedes, sucesso garantido é aliar a comodidade e o conforto de um ambiente de hotel ao toque pessoal de aconchego dos anfitriões

Amanda Ferreira - Especial para o Correio
postado em 26/11/2017 07:00
Seja para deixar a casa ainda mais bonita, seja para receber alguma visita especial, quando o assunto é um quarto bem arrumado, não há quem não se interesse. Além da limpeza, é claro, uma bela roupa de cama, travesseiros fartos e bem posicionados, como nos melhores hotéis, fazem toda a diferença. E é possível, sim, arrumar o quarto no estilo das hospedagens que chamam a atenção, aliando comodidade e muita classe.
Um quarto branco com um guarda-roupa espelhado, com uma cama e poltronas nas cores azuis.
Para a arquiteta e designer de interiores Vanessa Von Glehn, o visual da cama influencia fortemente a harmonização e a decoração do ambiente. ;É importante valorizar cada detalhe com capricho e amor, pois o aconchego e conforto são fundamentais. A roupa de cama arrumada, bem limpa e cheirosa, com certeza, oferece para as visitas boas vindas. Uma dica interessante é utilizar o aromatizador, que deixa o local ainda mais agradável;, recomenda.

As inúmeras opções de estampas e fios para os tecidos, no acabamento de lençóis, fronhas e edredons, podem tornar a experiência do descanso ainda mais especial. ;Harmonizar cores neutras, estampas florais e rendas é um clássico. O resultado é elegante e sofisticado.; Os móveis, assim como a definição das colchas e almofadas, segundo Vanessa, devem estar em equilíbrio com decoração, armários, cortinas e cores do quarto.
Quarto branco com cortinas brancas, sofá em couro marrom, escrivaninha marrom.
;A roupa de cama é capaz de traduzir personalidades e induzir sensações. Ela pode ser clássica, romântica, despojada ou exótica, tudo depende das peças escolhidas e da maneira de arrumar. O importante é definir o estilo do momento desejado e deixar tudo em harmonia;, explica a empresária e dona da Primavera Enxovais, Sueli Ribeiro. Para ela, uma roupa de cama realmente confortável harmoniza o jogo de lençol, colchas e almofadas entre si, de maneira que o quarto se transforme num ambiente aconchegante e renovado.

A arquiteta garante que ter uma cama parecida com as apresentadas nos hotéis não é trabalho tão complicado. Basta um lençol de elástico bem esticado; um lençol solto para cobrir o corpo; uma colcha que deixe a cama bem-vestida; quatro fronhas, referentes aos quatro travesseiros que serão colocados na cabeceira; e uma peseira para dar mais charme à decoração. ;Mudar a roupa de cama faz uma grande diferença no quarto inteiro. Não é preciso gastar muito para isso, basta ter as peças que coordenem entre si para transformar a decoração do quarto e deixar o ambiente com um ar mais aconchegante e elegante;, garante Sueli.
Quarto branco com móveis nas cores branca e rosa. A cama tem almofadas rosa, branca e verses.
A dica das profissionais para deixar os lençóis com o aspecto de perfeita arrumação é misturar dois copos de água com um copo de álcool, borrifar sobre as partes amassadas e passar a mão esticando, para que a mágica aconteça. A roupa de cama deve ser trocada semanalmente. Outra dica é, antes de dormir, borrifar água de passar sobre os travesseiros e lençóis, para que fiquem com cheirinho gostoso de tecido recém-lavado. As águas de passar com aroma de lavanda dão a sensação de relaxamento e permanência.

Fácil de fazer, bom de dormir

A empresária Sueli Ribeiro separou algumas dicas para deixar o ambiente do quarto ainda mais bonito na hora de receber os hóspedes com a cama ideal:

  • Passo 1: coloque o lençol de elástico para cobrir o colchão, começando da cabeceira e esticando bem até o final.
  • Passo 2: ponha o sobrelençol e faça uma dobra para que fique espaço livre para os travesseiros.
  • Passo 3: posicione a colcha ou edredom para dar beleza e sensação de conforto para a cama.
  • Passo 4: use pelo menos quatro travesseiros com fronhas coordenando entre si (lembrando que os travesseiros precisam ser trocados a cada dois anos para evitar proliferação de fungos e bactérias).
  • Passo 5: de acordo com seu estilo, use e abuse das almofadas (grandes, pequenas, de vários formatos). Finalize com uma manta no pé da cama, que pode ser de tricô ou de outra textura que harmonize com o ambiente.
Quarto branco com cama branca e bege. O tapete aveludado é bege.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação