Encontro com o Chef

Sabor de paixão, com herança das cozinhas mineira e árabe, na Asa Norte

Amor ao planeta, herança das cozinhas mineira e árabe, horta, jardim, exposições de arte, vista para o parque... Tudo cuidadosamente compartilhado, num cantinho da Asa Norte

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/12/2017 07:00 / atualizado em 22/12/2017 15:49

Se uma palavra pudesse resumir Silvia de Carvalho, certamente, seria paixão. Ela é apaixonada por natureza, família, artes, decoração e, claro, gastronomia. E, este ano, pôde reunir todos esses prazeres em um único projeto. Aposentada, depois de exercer por anos o ofício de enfermeira, ela assumiu a cozinha da Mundo Vivo Galeria & Gastronomia.

Silvia foi convidada pelo filho Lucas Neder para pôr em prática um projeto inovador: reunir, em um único lugar, artes plásticas, música e gastronomia. A galeria, inaugurada em abril deste ano, apresenta, periodicamente, o trabalho de um artista da cidade e, de quebra, oferece música ao vivo e comidinhas deliciosas em um agradável espaço com vista para o Parque Olhos D’Água.

Coube a Silvia a tarefa de elaborar o cardápio com opções de petiscos, entradas, pratos principais e sobremesas. Apesar de nunca ter trabalhado profissionalmente com culinária, ela já acumulava uma vasta experiência com as panelas. “Desde muito pequena, eu subia em um banquinho e ajudava a minha mãe a cozinhar”, recorda-se. “Sempre que ia a um restaurante, ficava tentando adivinhar como aquele prato tinha sido preparado.”

À medida que foi crescendo, Silvia foi também aperfeiçoando os dotes culinários. “Como tenho uma família pequena, os amigos e os colegas de trabalho eram as minhas maiores cobaias. Sempre criava algo novo e levava para experimentarem. Eles me incentivavam a abrir um restaurante, mas nunca tive coragem de seguir com o projeto. Até que surgiu essa oportunidade de ajudar o meu filho.”

Nascida no interior de Minas Gerais e descendente de árabe, Silvia traz em suas origens duas cozinhas cheias de tradição. Um dos carros-chefes da casa é justamente o quibe recheado com cebola caramelizada, manteiga ghee, nozes e castanha-do-pará — receita da avó. “Mas a nossa proposta é fazer uma viagem gastronômica pelo planeta. Daí o nome Mundo Vivo”, explica.

Tanto que, entre as entradas, além do quibe, há ceviche, brusqueta, caldo de abóbora, pastel de bacalhau. Como só abre à noite, a casa oferece também refeições leves para o jantar, como risoto, peixe, filé, omelete e escondidinho de shitake. Na sobremesa, destaque para a torta de goiaba com coco. Tudo criação de Silvia. “Estou sempre experimentando. Fiz vários ajustes até chegar a esse menu.”

De bem com a natureza

 Ana Carneiro/Esp. CB/D.A Press
Mas o papel da chef na Mundo Vivo não se restringe às habilidades gastronômicas. Amante da natureza, ela cultiva, na área externa da galeria/restaurante, um jardim e uma horta, que fica à disposição da comunidade. Toda essa preocupação com a natureza, acredita, reflete-se na comida que prepara. “Quando colho algo, costumo pedir autorização à planta. Precisamos estar conectados com a origem do que comemos.”

Silvia também tem um olhar especial para a decoração. As mesas, voltadas para o parque, costumam ser iluminadas à luz de velas. “Aqui, aliamos natureza, boa comida e arte, tanto nas mostras de artes plásticas quanto na música”, explica. De quarta a sábado, costumam ocorrer shows ao vivo, com repertórios que vão da MPB aos clássicos internacionais.

Para esta noite de Natal, a chef criou uma receita que promete fazer bonito na ceia. Fácil de executar, o maior destaque fica por conta de decoração do prato. A pasta de cebola caramelizada se transforma numa estilosa árvore natalina. “Basta moldar com as mãos a pasta em forma de cone. Daí, é só ir encaixando os tomates-cereja, as azeitonas, as cerejas frescas e o alecrim.” Uma ótima opção para deixar a ceia ainda mais especial e bela.

Feliz Natal!

Pasta de cebola caramelizada na manteiga ghee

Ingredientes
  • 2 cebolas picadas
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ghee
  • 250g de ricota
  • 250g de cream cheese
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
  • Coloque em uma panela a manteiga ghee com a cebola e refogue até dourar e ficar crocante. Retire do fogo e reserve.
  • Amasse a ricota e misture com o cream cheese, a cebola caramelizada, sal e pimenta.

Sugestão de decoração
  • Modele a pasta no formato de um cone e decore com tomate-cereja, azeitonas verdes, cerejas frescas e folhas de alecrim. Sirva a pasta gelada, acompanhada de torradas.

SERVIÇO
Mundo Vivo Galeria & Gastronomia
413 Norte, Bloco D
Telefone: 3034-3663
Abre de terça a sábado, das 19h à 0h, e dois domingos por mês, das 17h à 0h
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.