Revista

Crie você mesmo uma decoração de Natal cheia de charme

Se chegou o dia da festa e você não conseguiu organizar a decoração de Natal, não se aperte! Pegue o que tem em casa e mãos à obra

Ailim Cabral
postado em 24/12/2017 07:00 / atualizado em 14/10/2020 12:38
Sala de jantar com enfeites natalinos sobre a mesa e pela casa. As cores são verde e vermelha. As paredes da sala branca.O Natal chegou e, como para muitos o ano passou voando, é quase como se o feriado tivesse surgido de surpresa. Em virtude da correria das festas de confraternização, finalização de pendências em trabalhos e escolas, compras de presentes e tantos outros compromissos, a preparação para a noite de hoje pode ter ficado um pouco de lado.

Pensando em ajudar os que deixaram a decoração para última hora, conversamos com decoradores que deram dicas de como preparar uma mesa de Natal com itens que temos em casa.

O designer Marcos Novak, curador do Clube de Artesanato, conta que na hora de criar uma decoração em cima da hora, uma das dicas principais é apostar em coisas que podem ser recicladas, como rolos de papelão do papel-toalha e do papel higiênico, por exemplo (veja quadro).
Floco de neve ou estrela com rolo de papel Pegue rolos de papelão de papel higiênico, dobre verticalmente no meio e corte diversas tiras. Ao abri-las, elas terão um formato de folha ou gota. Pinte da cor que preferir e cole umas nas outras criando um formato de floco de neve ou estrela.
Além disso, usar objetos com cores que remetam ao Natal ajuda a criar o clima. Vermelho, verde, branco, dourado e prateado costumam ser os tons mais usados. Marcos afirma que uma toalha de mesa verde, combinada a pratos ou copos vermelhos, deixa o espaço mais festivo.

A arquiteta e decoradora Cristiana Gondim Costa Fernandes também aposta nas cores natalinas. Em uma mesa montada de última hora, usou pratos verdes com sousplats e copos vermelhos. “A dica é usar coisas que você já tem em casa e muitas vezes nem se lembra durante o ano, como os sousplats, de uma forma diferente e criativa. Tem coisas que achamos que não são nada, mas combinadas aos outros elementos, dão um toque especial”, explica.

Para compor o restante da mesa, Cristiana usou bastidores para bordado entrelaçados uns nos outros, criando enfeites esféricos. No centro, pôs pinhas, que podem ser encontradas aos montes no Parque da Cidade, por exemplo.

Além das pinhas, Marcos sugere o uso de frutas, castanhas e nozes. Os que são fãs de um aspecto mais rústico podem usar também galhos e folhas secas na ornamentação da mesa ou de aparadores.

O designer acrescenta que um dos seus elementos preferidos e que funcionam em qualquer decoração é a fita. Pode ser usada nas mesas, envolvendo outros enfeites, dentro de vasos de vidro, e também funcionar como porta-guardanapos e de diversas outras formas, desde que esteja em sintonia com as cores usadas no restante da decoração.

Na mesa vermelha, verde e dourada, Cristiana optou por usar fitas no lugar de uma toalha. “Para valorizar a mesa de madeira, coloquei uma fita xadrez fazendo uma marcação. A fita é sempre uma boa ideia”, completa.

Enfeites de Natal tradicionais, como as bolas da árvore, também podem ser realocados e usados nas mesas de jantar e de centro. Enfeites antigos e dos quais já enjoamos podem ganhar vida nova quando usados de forma diferente e mais criativa.Rosa de fita Corte a fita de cetim em pequenos pedaços, costure a ponta de cada pedaço, formando uma pétala. Em seguida, costure uma ao lado da outra, formando uma fita de pétalas. Enrole a fita em si mesma, formando assim a flor. Use para ornamentar mesas e arranjos de Natal.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação