Revista

Pratos feitos com cerveja fazem sucesso na gastronomia do Stadt Bar

Produzida artesanalmente para a clientela do bar, a popular bebida inspira a produção de petiscos deliciosos que fazem a diferença no happy hour

Sibele Negromonte
postado em 07/01/2018 07:00
Em julho do ano passado, Rebeca Holanda recebeu o desafio: preparar um cardápio para a cervejaria Stadt Bar & Music, que reabriria dali a alguns meses com uma nova proposta. Focado no happy hour, o bar teria música ao vivo e comidinhas gostosas para acompanhar os já famosos chopes produzidos artesanalmente. A missão de Rebeca? Criar pratos que combinassem com as cervejas.
Produzida artesanalmente para a clientela do bar, a popular bebida inspira a produção de petiscos deliciosos que fazem a diferença no happy hour
Daí veio a ideia. Por que não usar a própria cerveja e os seus insumos como ingrediente e, assim, transformar um cardápio de boteco em algo inovador? A jovem de 22 anos, recém-formada em gastronomia e estudante de história na Universidade de Brasília (UnB), aceitou o desafio. Quando o bar abriu as portas, em setembro do ano passado, passou a oferecer ao público não só os quatro tipos de chope, mas também petiscos gostosos e drinques elaborados, em sua maioria, com cerveja ; todos criação de Rebeca.

Lá, a tradicional batata frita ganhou a opção de ser temperada com lúpulo. O frango a passarinho é marinado em uma legítima lager e até a salada ceasar leva malte. Todos os molhos da casa também são preparados com algum insumo da cerveja, incluindo o cachorro-quente e os hambúrgueres. Para a coluna, Rebeca, inclusive, ensina um delicioso hambúrguer ao molho de cheddar e cerveja Ipa.
;Foi um desafio muito gostoso. Estou amando me dedicar à cozinha da cervejaria, já que sempre fui uma apaixonada por cerveja;, garante Rebeca. Desde que se entende por gente, a jovem gosta de cozinhar, mas nunca se imaginou como chef profissional. Quando ingressou na faculdade de gastronomia, a ideia era que fosse apenas um hobby. Afinal, já cursava história e estava muito feliz com o caminho que vinha trilhando.
Mas o script mudou. Rebeca conseguiu um estágio no Restaurante Olivae e gostou muito de trabalhar em cozinha. Mas ainda não estava certa de que levaria aquilo profissionalmente. Ela teve, então, a oportunidade de fazer um intercâmbio em Portugal. E, apesar de os estudos serem na área de história, passou seis meses também imersa na gastronomia lusitana. ;Tentei conhecer o máximo de restaurantes possíveis. Estava sempre atenta à execução dos pratos;, conta.
De volta a Brasília, veio o convite da Stadt. ;Não deu para recusar.; Mas Rebeca não pretende largar o curso de história. Por enquanto, com muito esforço e suor, ela tem conseguido conciliar as duas paixões. ;O meu TCC, inclusive, é sobre a história da gastronomia;, reforça. Uma coisa é certa: talento e disposição não faltam para a jovem continuar a escrever o roteiro da própria vida.

Receita

Ipa Cheddar Burger
Ingredientes
3 hambúrgueres de 180g
1 fatia de bacon
100g de requeijão
100g de queijo cheddar ralado
100ml de leite integral
50ml de cerveja Ipa
Cebola caramelizada

Modo de fazer
Coloque os hambúrgueres para grelhar tampados, para que fiquem suculentos.
Enquanto isso, misture todos os ingredientes, exceto a cebola caramelizada, e leve ao fogo baixo.
Deixe derreter homogeneamente até ficar uma mistura cremosa.
Aqueça o pão australiano e monte os hambúrgueres. Abra o pão, passe o molho abundantemente, coloque o hambúrguer e, por cima, a cebola caramelizada. Finalize com bacon crocante.

Cebola caramelizada
Ingredientes
1 cebola média
1 colher de manteiga
50ml de barbecue

Modo de fazer
Corte a cebola em cubos e doure na manteiga.
Quando a cebola estiver transparente, acrescente o barbecue.
Mexa por uns cinco minutos, até o molho reduzir.

Serviço

Stadt Bar & Music
SIG Quadra 3, Bloco G
Telefone: (61) 99961-8293
Aberto de terça a quinta-feira, das 17h à 0h, sexta e sábado, das 17h à 1h, e domingo, das 17h à 0h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação