Revista

Mais de metade das lesões nos joelhos acontece por conta do futebol

Primeira medida é fortalecer os músculos

Renata Rusky enviada especial
postado em 15/01/2018 17:01
Chegou o ano da Copa do Mundo e quem curte futebol já começa a se empolgar. Alguns se animam tanto que voltam para a pelada semanal com os amigos, abandonada há meses. Mas todo cuidado é pouco, em se tratando da modalidade. Um levantamento realizado pelo Instituto do Joelho HCor aponta que o futebol é responsável por 55% das lesões de ligamento. Autor do estudo, o ortopedista Rene Abdalla reconhece que a porcentagem é alta também por causa da popularidade do esporte no país.
Primeira medida é fortalecer os músculos
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, realizado em parceria com o Ministério do Esporte, constatou que o futebol é o esporte mais praticado no país. Entre os 38,8 milhões de brasileiros que fazem algum esporte físico, 15,3 milhões (39,3%) jogam futebol. Rene Abdalla, que também é professor do Departamento de Ortopedia da Universidade Federal de São Paulo, explica que o estudo é importante por permitir aprimorar medidas de prevenção e de tratamento das lesões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação