Revista

Com cara de "acordei assim" make natural é tendência nas passarelas

Aprenda a fazer uma make natural. O segredo está em preparar a pele

Ailim Cabral
postado em 25/02/2018 07:00
A make com aspecto natural ganha cada vez mais espaço nas passarelas e nos editoriais de moda. As atrizes e modelos têm apostado no look que nos deixa admirados com a beleza espontânea e nos faz questionar por que não fomos abençoados com a mesma genética. A produção, porém, continua a ser o grande segredo. E é possível reproduzir em casa o look ;acordei assim; e também se sentir linda sem parecer maquiada.

O look clean não é sinônimo de ausência de maquiagem. Nesse tipo de produção, podem ser usados até mais de 20 produtos diferentes e, ainda assim, manter a aparência natural. A maquiadora Sury Wonder explica que os produtos são usados para reproduzir um ar saudável e ressaltar os pontos positivos de cada pessoa. E é exatamente isso que a profissional nos ensina a fazer. Que tal aprender e conquistar uma aparência de diva mesmo depois de passar a noite em claro?

A preparação

Uma mulher morena, com o cabelo liso na cor preta com a cara séria. Ela está com uma blusa de frio vermelha. A parede ao fundo é vermelha.

  • ;A primeira etapa de toda maquiagem deve ser a limpeza da pele;, ressalta Sury. Pode ser usado algum tipo de produto adstringente. No momento, a moda é a água micelar, que pode ser encontrada a preços acessíveis em farmácias.
  • Em seguida, é a vez da hidratação. Primeiro, a maquiadora usa uma água termal para repor os nutrientes da pele. ;O tratamento de hidratação depende de cada pele, mas, em Brasília, a água termal sempre é indicada, pois estamos necessariamente precisando fazer reposição de água e nutrientes;, explica. Em seguida, podem ser aplicados óleos, séruns ou cremes, a depender da textura da pele.
  • Use sempre um hidratante específico para a região dos olhos ; a pele da pálpebra é diferente da do restante do rosto. O produto direcionado evita que a maquiagem fique craquelada ou marque os vincos.
Dica
Dê um tempo para que o produto usado em cada etapa seja absorvido. Espere sempre alguns minutinhos antes de seguir para o próximo passo.

A cobertura

Uma mulher morena, com o cabelo liso na cor preta com a cara séria. Ela está com uma blusa de frio vermelha. A parede ao fundo é vermelha.

  • Comece com a região dos olhos, aplicando o corretivo. O tom escolhido vai depender da cor das olheiras. Para as arroxeadas, aposte nos produtos amarelados. Para as mais esverdeadas, o ideal são os avermelhados.
Dica
Sury explica que, na colorimetria, a cor roxa é oposta ao amarelo e, assim, as duas se complementam e se anulam. A aplicação do corretivo amarelado na olheira de tons arroxeados resulta em um tom mais próximo ao marrom. No caso das olheiras esverdeadas, muitas pessoas usam um pouco de batom vermelho, bem levemente, pois a cor anula o verde.
  • Depois do corretivo, aplique um primer no restante do rosto. Para esse tipo de maquiagem, a profissional costuma misturar uma base de alta cobertura com uma mais leve, dando um efeito médio, para que a base quase não seja percebida e cumpra apenas a função de homogeneizar a cor do rosto.
  • Depois de usar a base em todo o rosto, reaplique levemente o corretivo, com o intuito de iluminar o olhar. Use um produto rosê, fazendo um triângulo bem fechado abaixo dos olhos. Desça seguindo a linha do nariz até o fim e suba no lado oposto, de forma mais fechada. Aplique um pouco do produto na região central da pálpebra.
  • Para dar um ar saudável, use um pó com um tom acima da cor da pele. Aplique o pó fazendo um C que começa no alto da testa, passa pelo lado externo da sobrancelha e pega a parte mais alta do osso das maçãs do rosto. A ideia é que a cor fique mesclada ao rosto, sem ser muito marcada.
  • Com a pele pronta, aplique um pó por cima. Ele garante a durabilidade dos produtos em creme usados.

A iluminação

Uma mulher morena, com o cabelo liso na cor preta com a cara séria. Ela está com uma blusa de frio vermelha. A parede ao fundo é vermelha.

  • Use iluminador rosado em creme nas maçãs do rosto, na parte mais alta da têmpora, logo acima das sobrancelhas, no centro dos lábios e no centro das pálpebras móveis. Isso dará um ar saudável para o look.
Dica
  • Não é necessário um primer nas pálpebras, pois ele daria um aspecto opaco à make, e a ideia é manter todo o rosto acetinado.
  • Em seguida, passe um iluminador em pó mais esbranquiçado nos pontos mais altos do rosto ; nas maçãs, na região mais alta do nariz e no alto das sobrancelhas. E também nos lábios.

Os olhos e a boca

Uma mulher morena, com o cabelo liso na cor preta com a cara séria. Ela está com uma blusa de frio vermelha. A parede ao fundo é vermelha.

  • Aplique uma sombra nude amarronzada bem rente à linha d;água inferior dos olhos. O objetivo é dar destaque aos olhos e disfarçar os vincos. Não chegue até o canto interno.
  • Aplique rímel e deixe as sobrancelhas naturais. Sury explica que desenhá-las chamaria a atenção, deixando o look pesado.
  • Depois do rímel nos cílios superiores e inferiores, use um pincel de cerdas juntas para aplicar a sombra rente à linha d;água novamente, ressaltando os olhos e dando uma escurecida leve.
  • Aplique um batom leve, mais voltado ao nude ou rosado. Por cima, ponha o gloss.
  • Quem quiser dar um ar diferente ou brincar com o visual pode apostar nas sardas fake.

As sardas

Uma mulher morena, com o cabelo liso na cor preta com a cara séria. Ela está com uma blusa de frio vermelha. A parede ao fundo é vermelha.

  • Para criar as sardas, são necessários dois tipos de sombra marrom ou nude, uma de tom mais quente e outra, mais frio.
Dica
As ruivas ou loiras podem usar tons mais quentes, que deixem as sardas mais alaranjadas.
  • Use um pincel bem fino e mantenha a mão leve. Vá fazendo pontinhos pelo rosto. Eles devem ser assimétricos e ter formatos e tamanhos diferentes. Comece com uma cor e depois complete com a outra.
  • Faça algumas na testa e pelo rosto, para dar o aspecto de que são reais.
  • Depois que terminar, bata os dedos levemente por cima dos desenhos, para que eles ;se encaixem; no restante da make, fixando a sombra e deixando tudo mais natural.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação