Revista

Anemia também ataca os gatos e pode ser fatal, se não tratada a tempo

Doença tem os mesmos sintomas e problemas que provoca nos humanos e nos cães

André Baioff*
postado em 11/03/2018 07:00
Um estudo do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (HVet) para avaliar as doenças mais frequentes entre os atendimentos realizados mostra que a anemia é um sinal clínico comum em doenças inflamatórias, infecciosas, renais e até mesmo nos traumas sofridos pelos felinos. As doenças infecciosas aparecem em primeiro lugar na pesquisa, com 32%, seguida de traumas (28%) e processos inflamatórios (12%).

Os especialistas são unânimes em alertar que os tutores devem ficar atentos aos sinais de anemia que podem surgir no dia a dia. Se não tratada, pode levar o animal a óbito. Médica veterinária especializada em felinos, Juliana Costa explica que a anemia é a diminuição do número de hemácias, que são as células vermelhas do sangue, responsáveis por levar oxigênio para todo o organismo.

Não é uma doença propriamente dita, esclarece a médica. E sim um sinal clínico subjacente de alguma outra doença. Em gatos, segundo Juliana, as causas mais comuns são infecções que se instalam na membrana da hemácia, como a mycoplasma haemofelis e a hemoparasita; infecção por vírus, como o vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da leucemia felina (FeLV); intoxicação medicamentosa e doença renal crônica.
Doença tem os mesmos sintomas e problemas que provoca nos humanos e nos cães
;Cada etiologia (estudo da causa) possui mecanismo específico no desenvolvimento da anemia;, ressalta Juliana. Portanto, ao se deparar com estado anêmico do animal, é necessário pesquisar qual é a causa do problema.

Palidez

;O tutor deve observar se o felino apresenta mucosas ; entre os lábios e a gengiva ; pálidas, sintoma muito característico da anemia;, orienta o médico veterinário Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, de São Paulo. A anemia traz para os bichanos os mesmos sintomas e problemas que provoca em cães e nos humanos. O que pode ser diferente, diz ele, são as doenças.

Para detectar a anemia, são necessários exames. ;O mais usado é o hemograma. Mas, para detectar as causas, o veterinário de confiança pode solicitar o teste das viroses, como o FeLV, e do parasita haemobartonella;, esclarece Marcondes.

Uma das principais causas da anemia, de acordo com o veterinário, é o consumo da própria hemácia por uma espécie de rompimento da parede que reveste as células, chamada de lise celular . ;Entre outras estão a doença autoimune, diminuição na produção das hemácias, como no vírus que causa FeLV, por verminoses ou diminuição de ferro, por exemplo;, cita Marcondes.

Quando se trata de anemia, diz Juliana Costa, os gatos possuem particularidades de extrema importância que os tornam mais vulneráveis. Além de o organismo ter uma certa falha na produção de algumas substâncias capazes de proteger as hemácias, a própria composição dessas células é diferente.

Sendo assim, a hemácia do gato é muito mais sensível à oxidação, explica a médica. ;Quando em número menor, o carreamento do oxigênio não é suficiente para a manutenção do funcionamento dos órgãos. Assim, sem tratamento adequado, ela pode ser fatal;, observa.

Transfusão de sangue

Há cerca de um ano, o estudante de publicidade e propaganda Pedro Henrique Fontenele Albuquerque, de 20 anos, perdeu o seu amigo vira-lata, José, para a anemia. O gato era a alegria da casa e foi o primeiro. A mãe de Pedro relutava em ter bichos. Com José, ela rompeu a barreira e o acolheu como membro da família.

;Ele foi resgatado e era o mascote da clínica onde meu irmão trabalhava como auxiliar veterinário. Meu irmão o adotou;, relembra o garoto. José fazia exames de rotina e tomava as vacinas na clínica. Mas, mesmo assim, em fevereiro do ano passado, começou a mudar o comportamento, ficando cada vez mais recluso, magro e com aspecto de doente.
Doença tem os mesmos sintomas e problemas que provoca nos humanos e nos cães
A saúde de José foi piorando e foi preciso recorrer a outra clínica para tentar uma transfusão de sangue. Mas, enquanto todos se mobilizavam para encontrar um gato doador, o bichinho não resistiu. ;A clínica nos ligou e informou que José havia morrido. Foi muito triste;, conta Pedro, emocionado.

O estudante acredita que José ficou doente depois que o pai dele morreu. A família viajou para acompanhar o sepultamento, e eles ficaram ausentes por um bom tempo. ;Talvez ele tenha se entristecido. Na minha percepção, animais também sentem o que sentimos;, acredita Pedro.

Alimentação

A nutrição, de acordo com Juliana, é fator determinante para o sucesso de qualquer tratamento. Como um dos sintomas da anemia é a perda do apetite, ela recomenda procurar rações para gatos convalescentes, além de suplementos vitamínicos. Mas sempre sob a orientação do médico veterinário.

;É importante frisar que o gato precisa comer e ingerir as calorias necessárias para alcançar seu requerimento energético diário;, diz Juliana. ;Se a ração de sempre está resolvendo, então está ótimo.; Um ponto importante na prevenção é não medicar sem indicação do veterinário. O gato é supersensível e medicações inadequadas podem causar anemias agudas e potencialmente fatais.

Outro alerta é fazer o controle de pulgas, as principais transmissoras da mycoplasma haemofelis. ;Por fim, consultas periódicas para check-up são ideais no diagnóstico preciso e rápido das doenças, o que é determinante para o sucesso da terapia adotada;, lembra Juliana.

A advogada Ana Eliza Camargo Chacel, 43 anos, faz parte de uma ONG que resgata animais e os prepara para adoção. Um dia, avistou um movimento diferente perto de sua casa e, ao se aproximar, encontrou um gato entre as plantas. Mel, como ela o batizou, estava pele e osso. Ana Eliza lhe deu banho, aqueceu e o levou ao veterinário. Devido ao tempo que ele ficou sem comida, teve lipidose hepática (acúmulo de gordura no fígado).

;Gatos não podem ficar muito tempo sem se alimentar;, conta. Depois de dias internado, ele voltou para a casa da advogada, para a recuperação. O tratamento é longo ; a cada 15 dias, são feitos novos exames. Os últimos mostram que Mel já voltou ao normal. ;Hoje está lindo e pronto para adoção;, avisa Ana Eliza.

Gabi também se recupera de anemia na casa da advogada. Resgatada depois de ser atropelada na Ceilândia, ela estava tão machucada que precisou passar por cirurgia. ;Foram 30 dias de medicação e vitaminas, mas ela já está ótima e pronta para adoção também;, comemora Ana Eliza.

Atenção aos sinais

  • Mucosa pálida
  • Perda de apetite
  • Letargia
  • Febre
  • Dependendo do grau e duração, a anemia pode também apresentar:
  • Taquicardia (aumento da frequência cardíaca)
  • Taquipneia (aumento na frequência respiratória)
  • Mucosas ictéricas (de aspecto amarelado)
Fonte: Juliana Costa, médica veterinária especializada em medicina felina.

Adoção

Para ficar com Mel ou Gabi, ligar: 99309-2333
Agradecimentos
CEV Brasília: cevbrasilia.com.br
* Estagiário sob supervisão de Valéria de Velasco, especial para o Correio

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação