Summit

Projetos inovadores se mostram capazes de revolucionar a educação

O segredo do sucesso está em colocar os alunos como protagonistas, tornar as escolas mais atraentes e implantar sistemas de gestão eficientes

Há uma reclamação generalizada com o baixo nível da educação no Brasil, mas temos, sim, muito do que nos orgulharmos. Projetos desenvolvidos em estados como Pernambuco, Goiás e Ceará, além do Distrito Federal, estão elevando o ensino médio a patamares de excelência. 

O segredo do sucesso está em colocar os alunos como protagonistas, tornar as escolas mais atraentes e implantar sistemas de gestão eficientes, com avaliação de indicadores e metas de resultado. Escolas em tempo integral estão se multiplicando. Projetos para combater a evasão das salas de aula têm apresentado saldos impressionantes. 

Abrir as portas do mundo para os melhores estudantes deixou de ser promessa. Não por acaso, Pernambuco alcançou a liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e Goiás, a vice-liderança. É imperativo que experiências tão exitosas na educação sejam replicadas por todo o país.