Tecnologia

Fabricante anuncia nova versão de laptop para estudantes

postado em 27/06/2009 16:55
Maceió - A fabricante de processadores Intel anunciou um novo modelo de Classmate PC, notebooks criados especificamente para estudantes em projetos de um equipamento por aluno. Agora, a máquina tem tela conversível sensível ao toque. A novidade deverá ser fabricada por produtoras nacionais de computadores e deve estar disponível até outubro.

O modelo anterior, similar a um netbook, continuará existindo e acabará se tornando uma opção mais barata. O novo Classmate PC terá experiência otimizada para funcionar como um tablet, com ícones grandes e intuitivos. A tela sensível ao toque também terá suporte para reconhecimento de escrita, desenho e visualizador de arquivos, além da navegação pelas funções.

"A grande diferença do produto é que virá com dois pacotes de software. Um com mais coisas, quando o pai quer uma máquina mais robusta para o filho, e outro apenas com os recursos educacionais mesmo", explica Alan Markham, gerente de negócios da Intel Brasil. Os preços do novo produto só serão definidos pelos fabricantes no momento do lançamento. Hoje, Positivo e CCE estão habilitadas a fabricar o modelo.

Aplicação
Recentemente, o Classmate PC foi adotado na cidade de Piraí, no Rio de Janeiro, que se tornou a primeira do mundo a ter uma pc por aluno ao adquirir 5,5 mil aparelhos. Outra iniciativa é o projeto Magalhões, em Portugal, quando, em um ano, 500 mil estudantes receberão um laptop, num primeiro momento. Numa segunda etapa, outros 500 mil alunos serão contemplados.

O Classmate PC tem características específicas para durar mesmo com o uso descuidado de algumas crianças, sendo mais resistente à choque, derramamento de líquidos e com trava em caso de furto ou perda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação