Tecnologia

Use seu computador para ajudar a salvar vidas

Novo aplicativo desenvolvido pela Intel combina o poder da rede social Facebook com a promessa da computação voluntária, capaz de mudar vidas

postado em 06/08/2009 16:33
A Intel anunciou nesta terça o Progress Thru Processors (Progresso por meio dos processadores), um novo aplicativo criado na plataforma Facebook para permitir que as pessoas forneçam a capacidade de processamento não utilizada de seus PCs para projetos de pesquisa como o Rosetta@home, que utiliza essa capacidade de processamento adicional para ajudar a encontrar curas para o câncer e outras doenças, como Aids e Alzheimer.

Além do Rosetta@home, os participantes do Progress Thru Processors podem escolher se contribuem com o excesso da capacidade de processamento para os esforços de pesquisa Climateprediction.net e Africa@home. O Climateprediction.net é dedicado a ampliar a conscientização sobre as mudanças climáticas globais ao prever o clima da terra e testar a precisão dos modelos climáticos.

O Africa@home atualmente dedica-se a descobrir a melhor estratégia para combater a malária ao estudar modelos de simulação da transmissão da doença e o impacto potencial de novas drogas e vacinas anti-malária.

Lançado nesta terça como uma versão beta pública e disponível a todos os usuários do Facebook em , o aplicativo direciona automaticamente a capacidade de processamento não utilizada pelo computador para melhorar a capacidade de processamento dos pesquisadores.

O aplicativo só será ativado quando o computador não estiver utilizando toda a sua capacidade de processamento. Quando o uso do computador do participante demandar mais desempenho, o aplicativo é paralisado e fica inativo até que a capacidade de processamento adicional esteja disponível novamente.

O aplicativo roda automaticamente como um processo no background da máquina (não fica visível para o usuário do equipamento) e não afetará o desempenho de nenhuma outra tarefa. Além disso, o Progress Thru Processors não requer que os participantes deixem seus PCs ligados desnecessariamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação