Tecnologia

Diversão precisa no Nintendo Wii

Continuação do game de esportes do console da Nintendo explora com muita exatidão os recursos do controle

postado em 22/09/2009 15:15
Não se deixe enganar pelos gráficos divertidos e pelos bonecos imprecisos, com cabeçona e sem braços. O Wii Sports Resort traz para o videogame da Nintendo 12 modalidades divertidíssimas e é uma ótima vedete para o novo apetrecho que confere mais precisão aos movimentos, o Wii Motion Plus. Prova da evolução foi a reedição de dois esportes que já vinham no Wii Sports, que acompanha o console: o golf e o boliche.

Se, antes, para garantir uma boa jogada, em qualquer uma das duas modalidades que se repetiram, era preciso apenas calcular bem a força e a velocidade, agora, ficou mais difícil. Para se dar bem no Wii Sports Resort é preciso estar atento à postura e ao movimento do começo ao fim. Se mexer o braço para dentro ou para fora na hora de soltar a bola em direção aos pinos, por exemplo, o destino pode ser a canaleta. Com o jogo, a Nintendo reforça a capacidade de oferecer bons jogos que justificam a escolha do gamer pelo Wii. A diversão é garantida e uma longa vida útil também. Ao contrário do Wii Sport, a versão com modalidades de verão tem uma curva de aprendizagem mais longa, que torna cada desafio mais difícil e o interesse dura mais. A precisão do Wii Motion Plus também impressiona.

Dá para conseguir resultados próximos aos da vida real. Mas, mesmo nos jogos em que a performance não acompanha a realidade, o entretenimento está presente. A trilha sonora também é bem sucedida ao ajudar a conferir o clima de férias de verão dado ao game, com a participação de uma animada plateia e suas vibrações. O gráfico não é dos melhores, mas segura bem na proposta divertida dos bonequinhos Mii.

Disponível para Wii
Vem com um Wii Motion Plus
Preço médio:
R$ 300



As 12 modalidades

Espada

Continuação do game de esportes do console da Nintendo explora com muita exatidão os recursos do controleOferece dois modos de jogo principais. O primeiro é o embate frenético de dois lutadores que devem, ao custo de muitas espadadas, derrubar o oponente de uma base sobre a água. Nessa modalidade, é pouca técnica e muita porrada. E quem perder tempo tentando dar golpes perfeitos pode acabar tomando um caldo. No segundo tipo de disputa, o corte em objetos lançados aos jogadores tem de ser no sentido perfeito para se conseguir o ponto.

Wakeboarding

Modalidade sensacional, de tão fácil e divertida que é. Segurando o controle na transversal, o jogador é puxado por uma lancha e tem de fazer pular e fazer manobras antes de aterrizar. E aí é que mora a maior dificuldade do esporte. Voar, aproveitando as ondas criadas pelo veículo propulsor, e aprontar no alto, trocando as mãos ou dando piruetas, é mole. O difícil é voltar à água e não afundar. É preciso pousar plano para que os pontos conferidos às acrobacias sejam computados.


Arco e flecha

Usa o Nunchuck, controle auxiliar do Wii, como forma de tencionar a corda que lança as flechas. O jogo é o seguinte: primeiro, lança-se de muito perto; depois, as distâncias vão aumentando. E não é tão fácil quanto pode parecer. É preciso levar em conta fatores como o vento e a direção, que realmente influenciam o resultado final. E cuidado para não soltar o botão Z, que libera a flecha, cedo demais. Isso porque nessa modalidade o jogador não ganha uma segunda chance e zera.

Frisbee

É a primeira das modalidades em que o movimento que se faz com o controle realmente importa. O videogame, e o novo conjunto com o Wii Motion Plus, consegue reconhecer para onde o jogador está virado e lança o disco com extrema exatidão. São dois modos de jogo. No Frisbee Dog, você precisa fazer com que seu cãozinho alcance o disco perto do alvo marcado no chão. No Frisbee Golf, a intenção é a mesma do jogo com taco: chegar ao Green com o mínimo de lançamentos.

Basquete

O jogo americano foi muito bem adaptado nessa versão, diferentemente de outras tentativas para o console. Em dois modos de jogo, os objetivos são acertar seguidos lances livres de marcas de três pontos, em que os combos contam mais e, no mais divertido, duas equipes de três integrantes se enfrentam. Nesse caso, quando se está no ataque, o botão A serve para passar e, na hora do arremesso, o B tem de ser segurado e soltado obedecendo à dica da imagem ao lado.


Jet ski

O segundo esporte na água também é muito divertido. São duas as opções para se enfrentar as ondas em cima do jet ski. Na primeira, um de cada vez vai para a competição, tendo de passar em menos tempo embaixo de cada portal. A posição final é determinada pela soma dos segundos economizados em cada etapa. O segundo, e mais divertido, é o modo versus, em que dois competidores se enfrentam para ver quem chega primeiro. A dica é evitar virar demais o controle para não perder a direção.

Ciclismo

É um dos esportes mais complicados e mais cansativos. Não para você, mas para o boneco ; que tem de realizar as tarefas disponíveis: a corrida com vários concorrentes, Road Race e a Versus, com apenas dois oponentes. E o problema reside em controlar o nível de esforço de seu Mii. Não adianta fazer o movimento da pedalada freneticamente para poder cruzar a linha de chegada em primeiro. O bonequinho se cansa se o jogador for rápido demais e acaba parando para descansar.

Golf

Também presente no Wii Sports, o golf ficou bem mais complexo. Se antes independia para o resultado final se o jogador desse uma escorregadinha na hora de fazer o movimento da tacada, só importando a força, agora todo detalhe é crucial. Relaxou, no fim da tacada, e entornou para esquerda ou para direita o taco virtual? Pronto, é o suficiente para a bolinha sair da trajetória esperada. Na primeira versão, isso só acontecia se a batida fosse forte demais.

Tênis de mesa

Tem a precisão mais apurada do jogo. Quem já teve a oportunidade de jogar tênis de mesa com mesas e raquetes mais profissionais vê logo a semelhança entre a disputa real e a virtual. No game, é possível colocar aqueles efeitos infernais que tornam a devolução da pequena bola branca com devolução quase impossível. O jogo é disputado em partidas ou em desafios de devolução. O defeito é uma eventual dificuldade do console em perceber como você está segurando a raquete.

Boliche

Assim como o golf, é um remanescente do Wii Sports. E também ganhou muito com a chegada do Wii Motion Plus. Além dos mesmos ajustes possíveis na versão anterior, de levar o Mii para os lados ou virá-lo diagonalmente, também é preciso estar atento ao movimento de lançar a bola. Agora é possível colocar efeito no lançamento, ajudando no acerto, mas, ao mesmo tempo, tornando a canaleta um perigo mais tangível. Outra novidade é o lançamento automático, mais fácil, porque não usa botões.

Canoagem

Nessa modalidade, pode se preparar para se cansar, suar e gastar calorias. São dois modos e, em ambos, o movimento com os remos é o mesmo, impulsionando a canoa primeiro de um lado, depois de outro. No primeiro tipo de jogo, a intenção é alcançar o quanto antes a linha de chegada. Dá para enfrentar o desafio com até quatro jogadores, o que aumenta, e muito, a dificuldade, porque entra em cena a necessidade de coordenação entre os companheiros. A segunda possibilidade é o versus.

Esportes aéreos

Aqui são dois esportes diferentes. O primeiro é o skydiving, em que o objetivo é descer do avião fazendo as melhores poses com o máximo possível de pessoas em cada foto. Na segunda possibilidade, controlamos a própria aeronave, quase como fazem as crianças que brincam com aeroplanos de brinquedos. Nas duas modalidades, o destaque é a facilidade e, principalmente, a liberdade de movimentos. A visão da ilha que junta toda a diversão também é interessante.
<--
--> <--
--> <-- --> <--
--> <-- --> <--
--> <-- --> <--
--> <--
--> <-- -->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação