Tecnologia

Uma fonte para chamar de sua

postado em 20/10/2009 13:38
O Fontcapture.com é uma saída prática para quem quer ter uma fonte pprópria ; mesmo sem entender de design ou tipografia. Não é preciso instalar nada no computador, todo o serviço é online. Isso significa que, depois de seguir alguns passos simples, você poderá escrever, no computador, com uma fonte manuscrita, criada a partir do seu próprio traço.

Em programas como o Word, e o Power Point, é possível dar um toque mais que pessoal aos seus documentos e apresentações. Só é bom lembrar que é mais ou menos consenso entre os designers de bom gosto que fontes desse tipo sejam usadas com comedimento.

Tudo começa com o download de um formulário em formato PDF. É uma planilha com todos os caracteres (letras e sinais) necessários para a criação de um conjunto de dados que vai dar origem à sua fonte. Em princípio, é só baixar e imprimir o formulário. Com a versão impressa em mãos, pegue uma caneta e preencha o documento: cada letra e cada sinal no devido lugar. O traço pode ser fino ou grosso, dependendo do resultado esperado. Para a nossa fonte, escolhemos uma canetinha hidrocor.

Aqui, é bom prestar atenção em um detalhe: o formulário tem marcações sutis, indicando linhas ascendentes e descendentes. É recomendável respeitar esses limites, para que, ao usar sua fonte no computador, ela não saia da linha. Algumas letras minúsculas, como o q e o g, descem aquém da linha de base. Funciona como os antigos cadernos de caligrafia.

Assim como na escola, se você quiser um bom resultado, tem que caprichar. É importante também deixar uma margem em torno da letra, para que o sistema não confunda as linhas dos quadros do formulário com os seus traços pessoais. Depois de preencher tudo, você deve colocar a página em um scanner e digitalizá-la em modo ;escala de cinza;, com resolução de 200 dpi, ou superior.

Gerando o arquivo

Então, é só gerar um arquivo de imagem, que pode ser JPG ou PNG (o FontCapture prefere o último). Se escanear de cabeça para baixo, gire a imagem (normalmente o próprio programinha do scanner já oferece essa opção). Agora sim: tudo pronto para fazer o upload da sua fonte. Escolha um nome, procure o arquivo da imagem escaneada no seu computador e mais nada.

É só clicar em Submit que o site faz o resto. Ele costuma trabalhar rápido, mas vai depender da sua velocidade de conexão. Depois de processar as informações, o FontCapture oferece um link para que você faça o download da sua fonte. O arquivo é em formato TTF (True Type Font) e funciona tanto em Windows quanto em Mac. Agora é só instalar (no Windows, vá em Painel de Controle > Fontes; no Mac, procure a Biblioteca de Fontes, com o Spotlight).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação