Tecnologia

Um fenômeno chamado Farm Ville

Poderia ser só mais um entre os 90 milhões de aplicativos do Facebook, mas a fazendinha virtual já tem mais adeptos que o Twitter, uma das maiores sensações da internet este ano

postado em 10/12/2009 15:47
Sessenta e nove milhões de fazendeiros virtuais. É esse o número responsável por fazer com que o Farmville, despretensioso joguinho que envolve integrantes do Facebook, superasse o Twitter em número de usuários únicos. O serviço de microblog, uma das mais badaladas febres da internet este ano, tem 18,9 milhões de usuários ativos, de acordo com a Nielsen. Os números, divulgados esta semana dão a dimensão do fenômeno da fazendinha, que faz com que, além de trocar mensagens e ver fotos dos amigos, internautas gastem horas semanais no Facebook plantando cenouras e criando vaquinhas ; por puro passatempo.

Na esteira do sucesso do Farmville, um dos 90 milhões de aplicativos que incrementam a navegação no Facebook, o Informátic@ resolveu conversar com fazendeiros virtuais inveterados, para descobrir, afinal, qual a graça do auê. ;Os criadores arrumaram um jeito de prender a atenção do jogador, que precisa bolar estratégias para conseguir ter uma fazenda mais produtiva, enquanto novos elementos surgem constantemente;, diz Wesley Gomes Carneiro, estudante de administração, de Belo Horizonte. Wesley garante: o Farmville é o melhor remédio para ;quando estou entediado;.

Criado pela desenvolvedora Zynga, o game mistura simulação e estratégia, colocando o jogador no papel do gerente de uma fazenda. Entre os desafios, deve controlar técnicas de plantio e colheita e ainda manter uma política de boa vizinhança com os outros fazendeiros ; no caso, seus próprios amigos. Mas a conversa sobre o ambiente da fazenda virtual não se restringe ao Facebook.

No caso dos companheiros do ilustrador João Paulo Tiago, o que ocorre no Farmville é papo na mesa de bar ;o tempo todo;, como ele frisa: ;Brigas, intrigas e disputas levadas a sério na fazendinha;. Mas também há solidariedade: ;Quando não dá para fazer a colheita, trocamos as senhas, para que um ajude o outro a não perder a plantação;.

A relação com o brinquedo chega a ser quase afetiva. ;Você se sente cuidando de algo todo dia, quase um Tamagochi", exemplifica João Paulo, relembrando os mascotes eletrônicos que foram febre em meados dos anos 1990. Como, às vezes, é preciso passar dois ou três dias sem se conectar ao Facebook, Wesley já descobriu o macete para, quando voltar, não encontrar a fazenda destruída: ;Se você vai passar o fim de semana longe do computador, é melhor plantar espécies que demorem mais para crescer, porque elas apodrecem se passa o tempo certo da colheita;.

Cada um tem a fazenda que merece. Enquanto o ilustrador se diz sempre preocupado com ;a beleza e o layout da Farmville;, outro jogador obstinado, o jornalista Luis Oliveira, se preocupa menos com estética e mais com rentabilidade: ;Não vejo graça em enfeitar a fazenda com construções e decorações (a não ser quando tive que cumprir as metas para esses dois itens). Como já cumpri várias delas, a área da minha fazenda, atualmente, está quase totalmente ocupada por plantação;..

PARA ENTENDER O FARMVILLE

Farmville é jogo desenvolvido pela Zynga Games para ser jogado quando se está logado no Facebook. É preciso ter uma conta (gratuita) na rede social para poder acessá-lo. O jogo foi lançado em 19 de junho deste ano e já tem quase 70 milhões de usuários.

No ambiente do game você se torna um fazendeiro e começa a ter suas atividades rotineiras. A dificuldade do jogo e os artigos disponíveis (animais, plantas, árvores etc.) aumentam conforme você ganha experiência ; todos começam no nível 1. Quase diariamente, o desenvolvedor cria novos desafios e novos elementos, aguçando a curiosidade dos jogadores e evitando o marasmo.

DICAS E TRUQUES

Mais vizinhos, mais tudo
Para conseguir aumentar o número de vizinhos, vale consultar fóruns de discussão sobre a fazendinha, como o . Todo mundo costuma colaborar, colocando links para seus perfis no Facebook. Dá para organizar esse pessoal todo em listas, no próprio Farmville.

De olho nos prazos
A plantação apodrece no mesmo tempo que demorou para crescer. Assim, se você plantou algo de oito horas, vai demorar mais oito horas para apodrecer. As árvores não apodrecem, mas demoram muito para dar frutos e perde-se o tempo da próxima colheita.

Capitalismo mandou lembrança
Se você não quiser gastar dinheiro de verdade comprando créditos do Farmville, há outras formas de acumular as chamadas ;coins;. Algumas delas são plantar e colher ;crops; (elementos do jogo), colher árvores, recolher o gado e cumprir os objetivos recomendados a cada etapa e compartilhar o sucesso dos seus vizinhos, que aparecem na página inicial do Facebook e têm prazo para ser resgatados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação