Tecnologia

Google apresenta seu smartphone

Agência France-Presse
postado em 05/01/2010 16:38
MOUTAIN VIEW - O gigante americano da internet Google apresentou nesta terça-feira, em sua sede de Mountain View (Califórnia, oeste dos EUA), seu próprio smartfone, baseado no sistema de exploração Android e chamado Nexus One.

O aparelho fabricado pelo taiwanês HTC foi apresentado pelo Google como um "super telefone" e uma nova etapa na evolução de seu sistema de exploração Android, que permite ter acesso a múltiplas aplicações, como seu principal concorrente, o iPhone da Apple.

"Acho que perceberão que ele ultrapassa os limites do possível em um telefone de múltiplas funções", declarou o diretor-geral do HTC, Peter Chou, durante a apresentação do novo celular.

O gigante dos motores de busca e da propaganda na internet já tinha entrado no mercado da telefonia móvel ao oferecer aos fabricantes seu sistema de exploração, lançado com o G1 do HTC e T-Mobile em outubro de 2008.

O Nexus One deve ser o primeiro telefone com o logotipo do grupo, o que explica o apelido de "telefone Google".

Ao exibir a novidade, Erick Tseng, um engenheiro do Google, ressaltou que o Nexus One tem a espessura de uma caneta e o peso de um chaveiro. "É um belo casamento entre a forma e a função", afirmou.

O celular utiliza a versão 2.1 Android, a mesma que os telefones Droid da Motorola, lançados nos Estados Unidos em novembro. Porém, segundo Tseng, o Nexus One terá algumas inovações, como gráficos em 3D.

O Nexus One deve ser vendido em uma loja on-line do Google por 529 dólares, para os clientes de Estados Unidos, Grã-Bretanha, Hong Kong e Cingapura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação