Tecnologia

FIFA MANAGER 10: você é quem manda

Inteligência artificial incrível e belos gráficos fazem desse game um dos mais promissores para 2010. A grande novidade dessa versão é poder comandar a equipe ou o clube inteiro

postado em 12/01/2010 09:21
Dizem que a maioria dos brasileiros tem um treinador de futebol entalado no peito. Alguns, inclusive, fazem questão de assistir aos jogos bem pertinho do banco de reservas só para mostrar aos técnicos como é que as coisas deveriam funcionar dentro das quatro linhas. O problema é que nem sempre esses pitacos cheios de boas intenções fazem alguma diferença. Afinal, quem comanda mesmo é o sujeito engravatado na beira do campo.

Frustrante? Então, que tal finalmente poder mandar e desmandar naqueles jogadores preguiçosos, reorganizar as finanças do seu clube favorito, contratar grandes estrelas e ser o rei da cocada preta no mundo da bola? Com o game Fifa Manager 10, acredite, tudo isso é possível.

Pode ser que os amantes mais tradicionais do estilo manager não tenham se animado tanto com a descrição inicial. Contudo, o grande barato da versão 2010 do Fifa Manager é que, além de agradar (e muito) aos novatos, ela consegue resgatar a paixão dos players veteranos. Eis os porquês.

A começar pelo visual do game, um verdadeiro gol de placa. As fotografias no fundo de tela fazem com que o jogador sinta a atmosfera do universo futebolístico. Dentro do escritório do técnico ; do seu, no caso ;, você pode organizar a mesa de trabalho com objetos pessoais e alterar a disposição de todas as informações contidas na página. Um mimo agradável aos players detalhistas.

Por falar em aparência, os comandos do Fifa Manager 10 estão mais amistosos e acessíveis. Nada de listas intermináveis cheias de informações complicadas. Bastam alguns cliques para achar o que estava procurando. Na hora de escalar a equipe, as imagens dos jogadores irão ajudá-lo a memorizar quem é quem no plantel. De novo, a diagramação menos poluída evita confusões outrora corriqueiras ; está tudo ali, ao alcance do mouse e dos atalhos do teclado. Beleza, tudo mais fácil, tudo mais limpinho. Agora, e a jogabilidade?

O Fifa Manager 10 é um híbrido pra lá de bacana. Ele oferece opções para todos os tipos de protótipo de treinador. Se você é novo no pedaço, fique tranquilo, experimente pedir ajuda aos auxiliares técnicos e procure tomar decisões mais relacionadas à equipe (escalações, posicionamento, substituições etc.). Mas, se o seu sonho sempre foi tomar conta de tudo, desde os preços das mercadorias vendidas na loja do clube até a ampliação das estruturas do campo de treinamento e do estádio (tudo em 3D, diga-se de passagem), basta escolher o modo ;full manager;. Porém, atenção! Se decidir comandar todas as áreas do time e tornar-se uma espécie de Vanderlei Luxembrugo dos games, você precisará de um pouquinho de paciência na hora de pôr tudo em ordem. Qualquer deslize pode colocar o planejamento a perder.

Outra boa notícia do Fifa Manager é que, agora, o game conta com 35 novas ligas entre elas, o campeonato irlandês. São 3,6 mil times e 33 mil jogadores à disposição do player. O simulador é tão real que, ao comprar um atleta estrangeiro, por exemplo, será preciso conversar com ele (procure a opção ;converse com o jogador; no perfil do futebolista) para deixá-lo mais à vontade dentro do grupo.

O modo online gratuito com até sete amigos é um upgrade válido na versão 2010 do Fifa Manager. Nele, além de se divertir com outros colegas, você poderá participar de emocionantes leilões por craques da bola. Daí, é bom deixar a amizade de lado, pois quem der mais grana leva.


O jogo

Produção: Electronic Arts
Disponível: PC (Windows XP e Windows Vista)
Requisito para jogar: conexão com a internet
Preço sugerido: R$ 129


Na lateral do campo
Eis talvez a maior inovação no mundo dos games managers: poder comandar o time na área reservada aos técnicos, como na vida real. É impossível esconder o emocionante sentimento de poder interagir com os torcedores na arquibancada. Por isso, aproveite. Brigue com o time, tente incentivar os atletas dentro de campo, busque o melhor posicionamento dos atacantes. Porém, é bom manter a compostura, pois o árbitro poderá expulsá-lo se achar necessário.

Não bastasse todo esse realismo do Fifa Manager 10, o game ainda possibilita que o player se torne um magnata do futebol sem muitos esforços. Antes de correr atrás da quantia monstruosa que deixaria qualquer milionário russo morrendo de inveja, saiba que essa manha pode deixar o jogo um pouco monótono se você não souber administrar sua ganância.

Muita gente até acha essa manobra um truque, entretanto, o próprio manual de instrução do game deixa claro que é possível modificar o orçamento do clube antes de iniciar o jogo. Como? Procure por ;EA Sports; dentro da pasta Arquivos de Programa no seu computador (C:). Agora, clique no ícone Fifa Manager Edit e entre de sola no mercado negro do futebol. Modifique os atributos dos jogadores, as instalações do clube, as camisetas, o número de fãs; Existe uma infinidade de opções personalizáveis. Diga adeus à turma do amendoim e crie uma equipe à sua maneira. Apito final.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação