Tecnologia

Academias de Brasília investem em equipamentos modernos para oferecer melhores resultados

Há desde esteiras que simulam diferentes tipos de piso a aparelhos utilizados em treinamento militar

Igor Silveira
postado em 22/01/2010 09:25
Utilizando um só equipamento, Ingrid Kelly Fernandes, 39 anos, insatisfeita com um programa matutino da tevê, pluga o iPod para assistir a videoclipes enquanto refresca-se com um sistema de ventilação no qual ajustou potência e direção. A servidora pública não está em casa, descansando em frente a um novo modelo de home theater ou algo parecido. Ela está em uma academia de ginástica, programando a esteira na qual fará o aquecimento antes do treino de musculação. Atualmente, o segmento de fitness e bem-estar apresenta incontáveis opções de aparelhos modernos, repletos de recursos que buscam, além do aprimoramento na performance atlética, oferecer mais conforto e segurança aos usuários.

As esteiras ganham cada vez mais recursos, como entradas para Ipod e inclinações diferentes que podem deixar o treino mais puxadoMáquinas com tecnologias tão avançadas demandam investimentos pesados e mão de obra qualificada para que o aluno possa extrair o máximo de cada exercício. Uma esteira do modelo citado acima, por exemplo, custa, em média, US$ 20 mil (cerca de R$ 36 mil). O valor alto não é cobrado somente pelas regalias eletrônicas do equipamento. Os clientes das academias correm sobre um eficaz sistema de amortecedores que absorve impactos e protege as articulações. Algumas esteiras trazem ainda opções de programação que simulam pistas de atletismo, caminhos com diferentes graus de inclinação e percursos que mantêm uma faixa de batimentos cardíacos predeterminada pelo instrutor.

;Frequento academias de ginástica há 20 anos e percebo, claramente, a evolução dos equipamentos. Antigamente, o esforço começava antes mesmo do exercício, durante o ajuste dos aparelhos. Depois, tinha a questão da segurança. Nem todos os exercícios eram feitos com o cuidado necessário, porque as máquinas não eram tão evoluídas. Por isso, eu vivia sentindo dores nos músculos e nas articulações;, conta Ingrid. ;Outro aspecto que me deixa bastante satisfeita é o trabalho personalizado, porque há programas de computadores instalados nas academias que permitem ajustar os movimentos de acordo com quem está usando o aparelho. Nesse sentido, a tecnologia é muito válida. Esporte tem de ser fonte de prazer, não de sofrimento;, completa.

A atenção personalizada ressaltada por Ingrid é uma aposta das academias de ginástica com a modernização dos aparelhos. Em muitos desses lugares, a ficha de papel com o roteiro de treinamento a ser seguido pelo aluno foi extinta. A informatização permitiu que, por meio de um chip entregue ao aluno, os aparelhos mostrem a carga, a intensidade e a velocidade de cada um dos exercícios. Se a academia tiver filiais em outros estados, o cliente pode usufruir dos benefícios mesmo longe de casa.

Novidades
Parece a hora do recreio, mas repleto de adultos. Em uma sala, cinco pessoas se divertem sobre botas adaptadas com amortecedores especiais. O kangoo jumps(1) é um sucesso absoluto e as aulas costumam ter filas de espera, de acordo com Marco Rodrigo Vieira, gerente do Departamento de Ginástica da Companhia Athlética. Além de fugir dos métodos convencionais de exercícios aeróbicos, o equipamento é bastante eficaz para quem quer perder tempo e reduzir as indesejadas celulites, por exemplo. A promessa dos professores é que o aluno queime até 800 calorias durante os 45 minutos de aula.

As botas com amortecedores chamadas kangoo jumps são uma das mais novas febres: ideais para quem precisa fazer exercícios de baixo impactoDesenvolvido na Suíça, o kangoo jumps é uma excelente alternativa para recuperar atletas com problemas nas articulações ou iniciar um programa de corrida, quando o corpo ainda não está preparado para o contato constante com o solo. As botas especiais absorvem 80% do impacto dos movimentos e auxiliam no fortalecimento de músculos. Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar com alunos acima do peso com baixo risco de lesionar os ligamentos. Segundo Vieira, as botas, capazes de sustentar até 120kg, animam até mesmo os mais preguiçosos a se exercitarem.

;Seria arriscado e irresponsável colocar uma pessoa de 120kg para correr na esteira, sem qualquer tipo de preparação. Então, o treinamento com essas botas permite iniciar um fortalecimento muscular e nas articulações para, depois, partir para algo com sequências mais intensas;, explica o gerente. Ele destaca ainda a importância de profissionais bem preparados para orientar os alunos. ;Não adianta ter os equipamentos mais modernos do mundo se não houver alguém qualificado para passar instruções aos alunos. Definitivamente, um profissional ajuda a reduzir o risco de lesões e aumenta o rendimento;, pontua.

Para todos os gostos
Não são apenas os aparelhos cheios de botões, com tela de cristal líquido e tecnologia touchscreen, que chamam a atenção dos alunos nas academias. Alguns dos equipamentos, à primeira vista, parecem extremamente simples, mas escondem anos de pesquisas e funções bastante úteis. Um deles, o kinesis, foi criado por pesquisadores italianos e simula movimentos de vários esportes: dos mais tradicionais aos mais radicais. O sistema de roldanas móveis cria a flexibilidade necessária ao conjunto de exercícios cujas combinações, de acordo com os fabricantes, ultrapassam 3 mil opções. O ganho de massa muscular também é eficiente no Kinesis, por causa da tensão no cabo e dos pesos no aparelho.

Outro ;queridinho; entre os malhadores de Brasília é um sistema de faixas pendurado no teto, com suportes nas extremidades. O equipamento é utilizado por soldados dos Estados Unidos em treinamentos durante guerras, quando é impossível recorrer a locais bem estruturados. Por meio de exercícios feitos com o apoio das faixas, o aluno consegue trabalhar grupos musculares das costas, pernas, braços, peito e abdome, além de oferecer a possibilidade de fazer ginástica localizada. Na academia A! Body Tech, a novidade chegou há dois meses e também tem aulas lotadas, com lista de espera para novas turmas.

A estudante Erika Fedosseeff Auler, 22 anos, faz ginástica e musculação há três anos. Mesmo sendo de uma geração que conheceu academias já equipadas com aparelhos modernos, a jovem se diz impressionada com a evolução da tecnologia no segmento. Ela garante que consegue notar a diferença nos exercícios realizados nos equipamentos mais novos. ;Com certeza, eu trabalho grupos musculares que não conseguia antes por falta de respaldo mecânico. Claro, não posso deixar de citar a questão do conforto, que faz toda a diferença enquanto estou malhando e me estimula a continuar;, diz.

1 - Da academia para as ruas
O uso do Kangoo Jumps não fica restrito apenas às academias. Um grupo de alunos e professores da Companhia Athlética costuma participar de corridas nas ruas de Brasília com o equipamento. Quem quiser ver de perto as botas adaptadas pode ir, no próximo dia 31, à Esplanada dos Ministérios. O grupo vai participar da prova Circuito do Sol, com percursos de até 10km.

Aonde ir

Confira algumas academias onde é possível encontrar os equipamentos citados na matéria*

A! Body Tech
SCES Trecho 02, Conjunto 36, parte A 101 (Ícone Parque)
Tel.: 3224-4149

Cia Athlética
SECS, Trecho 2, Conj. 32/33 (Píer 21)
Tel.: 3322-4000

Dalmo Ribeiro

SHCGN 706/707, Bloco D, Lojas 36 a 50
Tel.: 3347-8771

Fit 21
SHIS QI 21, Blocos A e B, Lojas 64/70
Tel.:3963-7070

Júlio Adnet
EQS 110/111, s/n, Bloco A, Loja 30
Tel.: 3443-3223

Runway
SHCGN CR 710/711, Bloco C, Lojas 20/35 e 41/49
Tel.: 3349-3236

Unique Family Fitness Club
SIG Qd. 08, Lote 2.045, ao lado da SQSW 100
Tel.: 3343-2002

Nem todas as academias possuem todos os aparelhos mencionados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação