Tecnologia

HDs internos: potentes e ecológicos

Os discos rígidos internos já podem armazenar mais de 1TB de dados. E, agora, são amigos da natureza, pois vários componentes são feitos com materiais recicláveis

postado em 18/05/2010 08:30
O HD amigo da natureza da Western Digital consome menos energia durante a inicialização, permitindo picos menores de carga. No modelo de 2TB, o sistema StableTrac segura o eixo do motor nas extremidades para reduzir a vibração e estabilizar o disco, o que melhora as operações de leitura e escrita. Capacidades: 500GB, 640GB, 750GB, 800GB, 1TB, 1,5TB, 2TB

Com a popularização dos HDs externos, pouco se ouve falar dos internos. No entanto, o mercado continua a lançar produtos melhores e com uma crescente capacidade de armazenamento. Além disso, outro preocupação é o meio-ambiente. A Samsung lançou neste ano o HD EcoGreen F3EG, com capacidade de 2TB ; capaz de armazenar mais de 500 mil músicas em formato MP3 ou 880 horas de conteúdo audiovisual ; e que possui componentes amigos da natureza, além de proporcionar baixo consumo de energia (cerca de 40% a menos quando em modo ocioso) e menor emissão de ruídos.

Seguindo esse mesmo conceito está o HD Caviar Green, da Western Digital, que economiza em média de 4 watts comparados aos HDs padrão para desktop e conta com a tecnologia GreenPower, que faz com que o dispositvo atue em temperaturas operacionais mais baixas, preservando também o ambiente da poluição sonora.

;Quando o cliente for realizar a compra é importante olhar a conexão do HD com o sistema do computador. Alguns só aceitam a ligação SATA, outras a IDE, uma tecnologia anterior, e hoje há o SATA II, que possui taxa de transferência maior;, explica Eduardo Fontoura, gerente de serviços da CTIS Digital. O HD Caviar Black, da Western Digital, possui conexão SATA II e é indicado para uso intenso ; e para quem precisa de mais espaço. Com capacidade para 2TB, o HD possui cache de 64MB e um processador duplo que garante uma velocidade maior de processamento e aumenta o desempenho do dispositivo. A velocidade de rotação também é ponto alto do Caviar Black: o HD consegue girar até 7.200 vezes por minuto.

Claro que há opções para quem procura apenas um HD que guarde as informações e tenha uma vida útil prolongada. Com capacidades que vão de 500GB até 2TB, o Barracuda 3,5 polegadas da Seagate pode cumprir esse papel. Na opção com 5.900 RPM, o HD vai entregar uma boa performance com baixo ruído interno. Além disso, a redução do consumo de energia por rodar a baixas temperaturas também aumenta o tempo de vida do componente.

Uma opção em conta e ainda interessante é o modelo HD753LJ, da Samsung. O armazenamento fica um pouco a desejar em relação aos concorrentes, com 750GB, mas suficiente para um usuário armazenar uma boa quantidade de dados, vídeos e músicas. O modelo traz ainda 32MB de buffer e velocidade de rotação de 7.200 RPM.

;Na hora da compra é importante também olhar o gabinete do computador e a capacidade de adicionar mais HDs. Muitos vêm moldados para apenas um disco rígido e quando for necessário aumentar a capacidade de armazenamento não haverá espaço;, explica Fontoura. Outra preocupação é que a maioria dos HDs internos vêm de fora ; com exceção dos produtos da Samsung. Por isso, há uma grande variação de preços. O mercado paralelo costuma ser a melhor opção no quesito valor para adquirir um HD, mas nem sempre há a garantia do produto.

O PRIMEIRO DO MUNDO
A IBM foi a responsável por lançar o primeiro disco rígido do mundo. O IBM 305 RAMAC tinha 1,70 metros de altura e pesava 1 tonelada. A capacidade era de 5MB. Foram produzidas cerca de 1000 unidades do 350 RAMAC entre 1956 e 1961.

Saiba mais

Mitos
# Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD. Desde que não sejam movimentos com impacto, o HD não vai estragar. A força centrífuga do componente é muito alta e impede isso. No entanto, para uma maior proteção, algumas empresas utilizam sistemas que absorvem os impactos em choques violentos.

# Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor para o HD que seja desligado e, em seguida, reiniciado. Apenas por uma economia de energia é necessário que o computador seja desligado. A vida útil do HD é maior com ele ligado constantemente, pois evita o reinício do processo de leitura.

# Faz mal ao HD ter ímãs colados à CPU. Na verdade, imãs só são perigosos próximo aos monitores e não atingem os discos rígidos.

Verdades
# Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta.

# Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, pode queimar o HD.

# Não se deve tirar o pen drive sem ;avisar; a máquina. Caso não

# seja feito o procedimento de remover o hardware com segurança, a memória do dispositivo pode queimar.

# Colocar um HD no freezer para que ele volte a funcionar. É uma solução temporária. Coloque em um saco plástico por 24h no freezer. Logo depois, instale imediatamente no computador. O dispositivo deve funcionar por tempo suficiente para copiar arquivos importantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação