Tecnologia

Teste: celular da RIM

O aparelho chegou para ser o mais em conta oferecido pela empresa. Mesmo com recursos escassos, aparelho não deixa na mão o viciado em mensagens e traz entretenimento

postado em 18/05/2010 14:20
Quem conhece a música Fico assim sem você, lançada pela dupla Claudinho e Buchecha, e for ligado em tecnologia e e-mails, facilmente aceitaria um novo verso. E-mail sem BlackBerry não é a mesma coisa. Diferente da maioria dos celulares, em vez de o aparelho sempre ficar checando por novas mensagens, o servidor da RIM, empresa canadense, envia ao telefone assim que elas chegam.

E a mágica não para por aí. A compactação que os e-mails ganham ainda ajudam a economizar no tráfego de dados. Talvez por comprometer menos suas redes, as operadoras tenham se animado a oferecer, com internet liberada, pacotes bem mais baratos para planos com BlackBerrys. E talvez pelo mesmo motivo a RIM tenha optado por colocar no Curve 8520 apenas suporte a rede 2G.

Esse detalhe deixa atividades que usam mais banda, como navegação ou até ver vídeos pelo telefones, beirando o impossível, mas não afeta, em nada, a troca de mensagens. Dá para mandar e enviar e-mail a vontade, sem perceber, em nenhum momento, que se está com uma conexão mais lenta. Para as outras tarefas, só apelando para o Wi-fi.

Outra característica marcante do aparelho, que será o primeiro a ser produzido no Brasil, é a troca da famosíssima trackball pelo trackpad, que tem o mesmo princípio dos mouses embutidos nos laptops. E funciona bem. Um usuário desavisado (e isso aconteceu várias vezes) pode até ter a impressão de que a tela é que é sensível ao toque.

O sistema da BlackBerry é tranquilo em usabilidade também, mas perde para alguns concorrentes em ofertas de aplicativos em sua loja virtual, a BlackBerry App World. O Android Market e o iTunes estão bem à frente. Mas isso deve ficar mais igual em pouco tempo, tendo em vista que boa parte dos programinhas acabam sendo adaptados para todas as plataformas.

Usual

Para quem tem a impressão de que o Curve 8520, com seu teclado Qwerty completo, é mais um aparelho corporativo que é oferecido para o público comum, ledo engano. O comprometimento com o uso do dia a dia fica claro com os comandos dedicados ao player de mídia no topo do celular. Dá para acessar a biblioteca de vídeos, áudios e imagens fácil, fácil.

Um probleminha nesse ponto é o programa oferecido para fazer a sincronia dos arquivos entre o celular e o PC. O BlackBerry Media Sync está muito distante do iTunes, por exemplo. Tem mais a cara da maioria dos softwares de sincronização oferecidos pelos fabricantes, que atuam quase como um Windows Explorer, mostrando as pastas do aparelho e do computador.

Mensagens

Como o esquema de mensagens da RIM havia sido projetado para corporações, que tinham seus próprios servidores de e-mails, a empresa fez um ajuste para atender o usuário comum. E ficou muito bom. Quando se assina um plano específico para BlackBerry com a operadora, ganha-se um endereço específico, que pode ser usado normalmente (ex.: usuario@operadora.BlackBerry.com).

Sei o que deve estar pensando: pouca ou nenhuma vantagem em ter de usar um novo e-mail. Mas o melhor ainda está por vir. Também dá para cadastrar todo tipo de serviço de e-mail e recebê-los numa caixa de entrada só. Assim Hotmail, Gmail e as mensagens do trabalho estarão juntas na caixa de entrada do aparelho.

Mas para quem não gostou da bagunça, também são criados ícones separados para cada caixa. Por ser 2G, o Curve 8520 tem uma ótima duração de bateria, bem além dos smartphones concorrentes. Sem abusar do Wi-fi e do Bluetooth, dá para alcançar com tranquilidade três dias de autonomia e sem deixar de lado nenhum e-mail.

Ficha técnica

# Rede 2G Tela 2,46;
# Memória 256MB (expansível até 32GB)
# Wi-fi e Bluetooth
# Dimensões 109 x 60 x 13.9 mm
# Peso: 106 g
# Até R$ 629, dependendo da operadora e do plano

Opções
Mensagens instantâneas

Melhor ainda é o serviço melhorado pela RIM para acessar os instant messengers. O Gtalk, do Google, e o MSN, da Microsoft, podem ficar ligados o tempo todo e as conversas também vão parar na caixa de entrada. Assim como no caso do e-mail, também dá para ter tudo separado. E o mesmo esquema está em fase de testes para incluir o Tweets na brincadeira.

E a forma como o Twitter foi integrado à central de mensagens do aparelho põe em cheque até aplicativos muito bons dedicados ao serviço, como o UbberTwitter. Isso porque o programinha da BlackBerry, além de juntar os posts às mensagens, ainda tem a interface bem adaptada ao trackpad do aparelho (ou ao trackball, nos outros celulares da empresa).

Recursos

Além do trackpad, o que mais chama atenção no Curve 8520 é sua tela de 2,46 polegadas com definição de 320 x 240 pixels, o suficiente para comportar uma faixa em cima com informações como hora, bateria, sinal e avisos de chamadas e mensagens, e outra embaixo que comporta seis ícones, que podem ser customizados à vontade, e de forma bem fácil.

Também dá para customizar a função dos botões laterais. O celular também traz teclado Qwerty e entrada para fone 3.5 mm (o mais comum), uma vantagem frente ao uso de padrões proprietários ou aos que aproveitam a entrada USB. Vem com 256MB de memória interna, mas é vendido com cartão de memória de 2GB.

A câmera tem 2MP para fotos e filma. A qualidade é boa em condições ideais de luz, pois o aparelho não traz nenhum tipo de flash. O tamanho do celular (com 109mm de altura e 13,9mm de profundidade) o faz menor que a maioria de seus concorrentes, dentro e fora da BlackBerry.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação