Tecnologia

Como publicar documentos online em PDF ou RTF

postado em 01/06/2010 14:35
Uma das formas mais simples e eficientes de trocar informações com amigos ou colegas de trabalho são os sites de compartilhamento de documentos. Bom exemplo é o http://www.scribd.com/. Ele permite o envio de praticamente qualquer documento que você produza no seu micro. Se você tem um documento do Word, planilha do Excel, apresentação do Powerpoint ou um material criado nos formatos PDF ou RTF, pode criar uma versão online do documento para ser visualizada no site Scribd ou embutida na página de um blog, por exemplo. O documento é convertido num formato especial, chamado de iPaper.

Os arquivos criados ficam disponíveis para outros usuários ou podem ser privados. O site permite sua comercialização, ficando com 20% do valor de venda. Além de fazer o upload de um documento que esteja em sua máquina, é possível converter um arquivo do Google Docs, ou criar um que é digitado na hora.

Para usar esses recursos, basta se cadastrar no site, que também tem um lado de rede social. Você pode criar um perfil e compartilhar documentos com outros membros ou assinar as publicações de outros participantes.

O site é uma excelente maneira de se publicar um manual, catálogo, apostila ou outro material de consulta. Os documentos podem ser baixados para o micro de um usuário no formato original, como ppt, pdf ou txt (foto). Além disso, ele pode ser enviado para um celular.

Um documento do Word ou PDF é exibido em páginas que podem ser roladas verticamente na tela. Um documento do Powerpoint é exibido com o conceito de slides.

Antes de enviar um documento, considere alguns tipos de limitação. Por exemplo, uma apresentação do Powerpoint que contenha animações, pode ser colocado no site, mas as animações não funcionarão. Contudo, ao baixar a apresentação, ela funcionará normalmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação