Tecnologia

Photoshop: duas décadas de retoques

O mais popular programa de edição de imagens do mercado completa 20 anos. Entenda por que o aplicativo virou sinônimo de tratamento digital e veja aonde vai parar a revolução das correções de pixels

postado em 07/06/2010 02:25

Ao gosto do freguês: cabelo da modelo muda de cor graças ao photoshop
O Photoshop, um dos softwares mais populares do mundo nasceu, como tantos outros casos de sucesso da indústria de tecnologia, por acaso, dentro do quarto de um estudante de engenharia da computação dos Estados Unidos. Em 1987, o engenheiro de software Thomas Knoll trabalhava na produção de uma tese de doutorado quando criou um código que permitia exibir imagens em escala de cinza em um monitor preto e branco. No entanto, como aquilo não tinha muito a ver com o tema de seus estudos, ele acabou por deixar o projeto de lado. Foi então que seu irmão John Knoll se interessou pelo código e lhe pediu que criasse um programa capaz de processar arquivos de imagem digital. Com o aplicativo pronto, ele saiu pelo Vale do Silício atrás de empresas que quisessem apostar na novidade.

[SAIBAMAIS]As funcionalidades do software chamaram a atenção de algumas companhias, mas foi a Adobe, poderosa companhia com sede em San José, Califórnia, que comprou a licença de distribuição do produto, lançando-o no mercado em 1990. O resto é história. Depois de 20 anos no mercado e mais de 15 versões lançadas, o Photoshop criou até neologismos, tornando-se sinônimo de tratamento de imagem digital, arrebatando fãs na mesma velocidade em que cria inimigos.

Na época do lançamento, o programa surgiu para auxiliar no processo de retoques em fotografias que eram digitalizadas em scanners ; que há duas décadas eram extremamente caros e raros. Para se ter uma ideia, melhorias simples como ajustes no contraste e na luminosidade de uma imagem dependiam das mãos habilidosas e do conhecimento de profissionais que revelavam as fotos em laboratórios químicos. Impulsionado por uma série de fatores externos ; como o crescimento do mercado de fotos digitais provocado pela expansão das câmeras e a multiplicação de meios onde as imagens são publicadas (como revistas, jornais, anúncios, web, entre outros) ;, o Photoshop acabou se tornando o queridinho de profissionais dos mais diversos ramos.

Rápido e eficiente

O editor é utilizado largamente em áreas que vão de arquitetura e moda a medicina, farmácia e engenharia. ;Aproximadamente 90% dos usuários que usam algum software de tratamento digital adotam o nosso programa;, calcula o diretor regional da Adobe no Brasil, Fábio Sambugaro, acrescentando que, apesar de atualmente o software fazer parte do pacote Creative Suite 5 e ser comercializado com outros títulos da marca, como Illustrator e Dreamweaver, o aplicativo criou uma identidade própria e hoje atua como o carro-chefe da companhia.

Para Daniel Brito, especialista em tratamento digital e coordenador da Saga, escola de computação gráfica, o Photoshop revolucionou o segmento, principalmente por diminuir o tempo de trabalho de alguns setores. ;Atualmente, um profissional que trabalha com tratamento de fotos tem que fazer ajustes simples como alterar a iluminação ou o contraste. O problema é quando essas alterações devem ser feitas em 100, 200 imagens. O programa permite, então, trabalhar com um lote de arquivos e automatizar esse processo, tornando-o muito mais rápido;, explica, citando alguns recursos do software(1), como a remodelagem de objetos (muito conhecido por conseguir transformar gordinhos em esbeltos) e o carimbo (que permite copiar uma parte da imagem e colá-la na própria foto) como seus preferidos.

Mas, como continuar no topo ; quando se está nele por tanto tempo ; e manter aceso o interesse do consumidor? De acordo com Sambugaro, a cada desenvolvimento de uma nova versão do programa, a Adobe trata de fazer pesquisas com os consumidores e o mercado para sentir o que eles desejam ter numa próxima ferramenta. ;Depois desse processo criamos uma wish list (lista dos desejos) com os principais pontos fornecidos pelos usuários. Em cima desses dados, tentamos, então, entregar novas soluções;, afirma o executivo, emendando que as principais tendências em edição de imagem para os próximos anos dizem respeito, principalmente, a recursos que aprimoram o fluxo de trabalho e otimizam o resultado dos clientes.

Há dois meses, a Adobe lançou a última versão da família Creative Suite, com melhoria em todos os produtos do pacote. ;Para se ter uma ideia, aproximadamente 250 novas características foram acrescentados no CS5, além de inúmeros aperfeiçoamentos nas ferramentas que já existiam;, conta o executivo.

1 - Primeiras versões piratas
Depois de refinar o programa que haviam criado, Thomas e John Knoll saíram pelo Vale do Silício em busca de investidores. Para mostrar as funcionalidades do programa, distribuíram versões para empresas como Barneyscan e Apple. Reza a lenda que o software fez tanto sucesso na companhia de Steve Jobs que os engenheiros da Maçã fizeram várias cópias para distribuir para amigos, o que seria o primeiro caso de pirataria do Photoshop de que se tem notícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação