Tecnologia

Separados pela rede

Feitas para encontrar pessoas, redes sociais como o Orkut podem virar motivo de desconfiança entre casais e até mesmo decretar o fim de relacionamentos

postado em 08/06/2010 11:56
O assunto privacidade está em alta na web devido a inúmeras críticas feitas sobre a maneira como o Facebook expõe os dados de seus usuários. Mas, antes dos extensos debates sobre ética e privacidade na rede social de Mark Zuckerberg, a internet já era prato cheio para desconfiança e ciúme entre um casal. Hoje, com tantas opções para mostrar sua intimidade na rede, é comum que sites como o Orkut estejam por trás da separações e términos de namoro.

A jornalista gaúcha de 23 anos Daniela Machado viu a crise em seu último namoro se transformar numa novela em que o Orkut ocupava um dos papeis principais. Em junho do ano passado, com seis meses de relacionamento, ela começou a receber ataques de Luciana*, ex-namorada de seu parceiro por meio de recados na rede social. ;Sempre tinha várias fotos dela ; que se declarava para ele;, lembra.

Daniela chegou a se separar e reatar com o namorado no decorrer do relacionamento, em meados de 2009. Durante esse tempo, ela tinha o seu perfil constantemente monitorado por Luciana, e também fazia o mesmo com a página da ex de seu namorado. ;Foi uma obsessão, tanto para mim quanto para ela;, relembra. Daniela chegou a ter diversas brigas com o namorado em relação ao conteúdo que colocava na rede social do Google. Ele mantinha um perfil falso e monitorava o que ambas faziam. ;Ele me pediu para bloquear tudo e manter distância dela. Quando coloquei fotos minhas com ele, ele ficou desesperado e chegou a me xingar;.

A história durou até março deste ano, quando Daniela descobriu que seu namorado mantinha um relacionamento com Luciana ao mesmo tempo. Ironicamente, ambas descobriram a situação pela internet. ;Respondi a um e-mail que ela havia me mandado em janeiro. Começamos a conversar muito. Ela me diz que ajudei a superá-lo, porque ele era uma pessoa manipuladora;, diz.

Privacidade
Para evitar problemas com mensagens em redes sociais, a primeira solução que vem à cabeça é restringir o acesso as informações do seu perfil. No Facebook, com 400 milhões de perfis ativos, os usuários passaram a controlar mais facilmente o acesso a seus dados, depois que a empresa sofreu várias críticas sobre sua política de privacidade. Já na rede de microblogging Twitter, a solução é mais simples: bloquear a leitura de suas atualizações e selecionar quem pode te seguir.

No Orkut, em que 50,6% dos usuários são brasileiros, existe um Centro de Segurança com ferramentas e dicas de como gerenciar melhor suas informações de maneira segura. Mas até mesmo a recomendação do Google ressalta que a privacidade não se restringe a instruções e passa pelo bom senso.

Para Georgia Maria, editora do site Sexo e Relacionamentos, os casais estão sujeitos a conflitos a partir do momento em que se coloca ;namorando; no status de seu perfil. No fórum do site, ela responde cerca de 1,5 mil perguntas por mês relacionadas ao tema e a principal recomendação é de restringir o acesso ao seu perfil apenas para amigos. ;Parece piada, mas quanto você coloca que está em um relacionamento, alguém vai atrás de você. Pode até ser que não seja na maldade, mas e até você explicar?;, argumenta.

Georgia cita como exemplo um caso que aconteceu com o próprio irmão, que recebeu recados provocadores de uma ex-namorada assim que anunciou um novo relacionamento no site. ;Ele respondeu, dando esperanças e inclusive deixou o número do celular, mas foi para todos lerem; assim, bancou o infantilóide que a maioria dos orkuteiros são, uma necessidade de aparecer, de marcar território;, conta.

No mesmo final de semana ele visitaria a mãe, que mora na mesma cidade da ex. A então atual namorada resolveu usar o Orkut para mostrá-lo para a própria família e deu de cara com os recados. O relacionamento não durou muito tempo, por causa da desconfiança que surgiu após esse incidente.

Para Georgia, os exemplos de outras pessoas são o melhor aviso. ;Tem que se precaver. Não adianta chorar depois;, aconselha. Daniela tem uma opinião menos radical em relação à privacidade do perfil do Orkut. Após quase um ano de problemas com internet e namoro, seu conselho é simples: ;Cuidar muito bem de quem você está colocando seu Orkut;.

*Nome fictício

Opções de privacidade nas principais redes sociais
Twitter/Reprodução


TWITTER
(www.twitter.com)

Para bloquear a visualização dos posts de sua página na rede de microblogging, basta ir à aba Settings (configurações), e depois na parte Account (conta). No fim da página, marque ;Protect my tweets; (proteja meus tweets). Assim, quem quiser segui-lo precisará de uma aprovação sua para ler as mensagens. Ainda assim, o que você escreve pode ser visto se algum de seus seguidores com perfil aberto republicar sua mensagem.


Orkut/Reprodução


ORKUT
(www.orkut.com)

A rede social do Google tem opções simples nas suas configurações. Na aba ;Privacidade;, é possível definir se o acesso ao seu perfil é livre ou restrito aos amigos, se é possível marcar seu rosto em fotos de outros álbuns e quem pode adicioná-lo como amigo. Nesse menu, também é possível ativar a opção de ver quem visita seu perfil. Em contrapartida, seu nome ficará registrado nas páginas de quem você visitar.


Facebook/Reprodução


FACEBOOK
(www.facebook.com)

Na semana passada, o site começou a atualizar as configurações de privacidade de seus usuários. As novas opções são mais simples, mas para definir com detalhes quais dados podem aparecer para os outros e quais não podem, ainda é necessário visitar uma série de páginas. No menu ;Opções de Privacidade; na configuração de sua conta, é possível definir especificamente quem não pode ver fotos, textos e atualizações de aplicativos, entre outras opções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação