Tecnologia

Nova era da multimídia

postado em 25/06/2010 07:00
O YouTube inaugurou uma nova era na relação entre os produtores de conteúdo multimídia e os espectadores. Com a plataforma, usuários da internet puderam também se tornar protagonistas da produção de conteúdo.

No entanto, entusiastas do software livre alertam para os perigos de manter tanta informação em uma plataforma 100% proprietária. "As pessoas não lêem as licenças de uso da plataforma, elas não sabem o que pode acontecer com aquele material", afirma o VJ Pixelman, um dos maiores especialistas em cultura digital do país.

Por conta disso, grandes empresas e produtores culturais encabeçam o movimento Open Video Alliance. A associação, que reúne nomes de peso como Firefox e a plataforma de TV na internet Miro, trabalha para incubar projetos e campanhas voltados à divulgação das licenças livres. O grupo também pretende fazer um diagnóstico do uso de copyleft nos países que participam da iniciativa. Para saver mais, acesse /.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação