Tecnologia

Migração sem dor de cabeça

postado em 13/07/2010 10:00
;Acabou o suporte para o Windows 2000 e o XP Service Pack 2! E agora?; Para quem estava esquentando os miolos de preocupação com essa informação, uma boa notícia: não há porquê perder o sono. Apesar de hoje ser a data escolhida pela Microsoft para o fim das atualizações de software do Windows Update desses dois sistemas, os usuários podem trocar para uma versão mais recente sem grandes dificuldades e, o que é melhor, gratuitamente, de maneira a continuar recebendo os alertas no computador.

Há exatamente três meses, a empresa declarou o fim do suporte para o Windows Vista sem Service Pack (SP), e hoje acabam as atualizações para mais duas versões (lembrando que não existe um SP3 para o Windows XP de 64 bits. Nesse caso, não é preciso fazer a migração, já que a versão atual permanece sendo atendida até 8 de abril de 2014). A medida faz parte da política da Microsoft de encerrar o fornecimento de suporte para sistemas operacionais a cada 10 anos, a partir da data de lançamento do produto, como explicou o gerente geral de produto Windows da Microsoft Brasil Alessandro Bueno.

De qualquer forma, é só seguir as recomendações de update para que tudo volte ao normal, com a segurança do computador e do usuário garantida. A seguir, entenda melhor o que quer dizer o fim do suporte e saiba como proceder com a atualização de seu sistema.

Na internet

Acesse
www.windows.com.br/ciclodevida.
A página auxilia na identificação da versão do sistema e na instalação da atualização.

Ficou com alguma dúvida?
Ligue para o número 0800 761 7454 e esclareça com a Central de Atendimento da Microsoft


Quatro perguntas

Alessandro Bueno, gerente geral de produto Windows da Microsoft Brasil

O que o fim do suporte indica?
Isso faz parte da própria política dos produtos. Nós estamos só reforçando, porque agora efetivamente acaba a atualização de segurança de alguns programas Windows. A maior parte dos produtos que a gente tem hoje possui suporte de aproximadamente 10 anos, como o Windows e o Office. Então, as versões perdem o suporte, exceto os pagos, como em uma empresa que ainda o utilize e requisite as atualizações. O que a gente recomenda é que o usuário considere fazer uma migração para uma versão mais nova do sistema operacional, ou para a última versão, que é o Windows 7.

Quais as possíveis migrações?
No caso do Windows XP, o que vai acabar na semana que vem (hoje) é o suporte ao Service Pack 2. Então, o cliente tem duas opções: ou ele faz a atualização para o SP3 e aí estende esse suporte até 2014.

O Windows 7 é, então, o mais recomendado?
É o que a gente costuma aconselhar, porque aí o usuário vai ter a extensão do suporte garantida pelo próprio produto de dez anos a partir do lançamento. A nossa sugestão de migrar para o 7 acontece também por causa das novas funcionalidades. No caso de um cliente, por exemplo, que esteja operando algum tipo de aplicativo que só rode no XP, o 7 agora traz uma funcionalidade para a versão Professional chamada ;XP Mode;. O usuário pode continuar com as aplicações que só rodavam no XP dentro desse ambiente numa máquina Windows 7, com toda a interface nova, todas as funcionalidades, todo o suporte e garantia de segurança.

Quais as consequências do fim do suporte?
Se eu tenho uma máquina rodando Windows XP SP2, não muda nada. Nosso conselho para o usuário instalar o SP3 é para ele continuar recebendo as atualizações de segurança. Se houver algum software malicioso descoberto, que explora algum tipo de vulnerabilidade dentro do sistema operacional, nosso time de segurança vai trabalhar em cima de uma atualização para aquelas máquinas que estiverem rodando do XP SP3 para cima. Aqueles usuários que estiverem rodando versões anteriores já não vão ter mais essa atualização de segurança. O maior risco é efetivamente a questão de segurança.;


Como fazer?

Termos como SP2 e SP3 podem parecer bastante complexos e confusos, mas no processo de migração não há nenhum segredo. Confira, a seguir, o passo-a-passo de como migrar, gratuitamente, seu sistema operacional para uma versão mais recente, a fim de continuar recebendo as atualizações de segurança.

1. Antes de mais nada, é preciso descobrir qual é a versão que o seu computador está rodando, para proceder com a instalação da atualização. Clique no botão ;Iniciar; e depois em ;Pesquisa; (ou ;Executar;).

2. Digite a palavra winver, e dê Enter. Aparecerá uma janela informando o sistema e a versão do Service Pack (se houver) utilizada.

3. Acesse www.windows.com.br/ ciclodevida e faça o download do Service Pack mais recente, ou compre o Windows 7.

*Fonte: Microsoft

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação