Tecnologia

Rede de celebridades

Eles brilham nas passarelas virtuais e atingem a fama em poucas clicadas. Cantores em potencial, modelos e atores invadem primeiro o palco da web e, em seguida, gravam CDs e recebem convites dos mais diversos e promissores

postado em 23/07/2010 07:00
Andy Warhol, o reinventor da pop-art, foi profético quando disse, na década de 1960, que, no futuro, todo mundo teria seus 15 minutos de fama. Verdade ou mentira, o artista que renovou o conceito de arte e publicidade ; com imagens ousadas de atrizes como Marilyn Monroe e Liz Taylor, obras de arte como a Mona Lisa e a da garrafa da Coca-Cola ; talvez até ele mesmo ficasse espantado ao ver a internet como uma calçada da fama. A realidade é que a rede é hoje uma grande ferramenta para aqueles que querem transformar esses minutos em uma vida de celebridade. A facilidade de publicar ideias e talentos torna-a palco ideal para quem tem algo interessante a mostrar. Especialistas, no entanto, garantem: sem talento a web não é capaz de trazer fama para ninguém.

Um concurso de uma rede de TV pretendia revelar ;o novo ídolo do Brasil;. Para participar, o paulista Lidio Mateus, 20 anos, resolveu fazer um vídeo onde interpretava uma música do grupo pop Fresno. Durante as filmagens, feitas dentro do carro da família, o primo mais novo do jovem invadiu o automóvel chamando-o de ;Fresco Boiola;. Lidio retribui na imagem com gritos e tentativas de socos que não chegam a acertar o menino, que foge em disparada. ;Eu gravei outras versões e fui publicar na internet; na hora postei diversos vídeos, sem nem ao menos ter conferido;, conta o jovem.

O vídeo musical com direito à briguinha de família acabou indo parar no You Tube e, de um dia para o outro, Lidio passou de anônimo a celebridade virtual. ;Só depois da confusão toda que eu fui ter noção do que realmente tinha feito;, afirma. Aí já não adiantava retirar do ar, já haviam postado em outros sites, feito versões alternativas, remixes, funks. Até hoje o vídeo teve mais de 5 milhões de acessos.

Lídio é um dos que aproveitam a possibilidade de publicar seu próprio conteúdo para mostrar seu talento. Depois do sucesso com o primeiro vídeo, o jovem resolveu apostar de vez na carreira de cantor, fazendo paródias de clipes de artistas como Sandy e Lady Gaga. ;Me inspiro, principalmente, nos clipes, na hora e, como não tenho tanta estrutura, eu acabo criando tudo sozinho. Faço o que dá pra fazer;, explica o cantor que já teve que improvisar cobertores e utensílios domésticos nos seus clipes.

Vitrine
A persistência foi um ingrediente fundamental para as coisas começarem a acontecer para Lídio Mateus, que se sentia isolado no começo com algumas críticas que recebera. ;Quando parei de ficar com esses pensamentos e deixei tudo acontecer naturalmente, foi que as primeiras oportunidades surgiram;, afirma. Juntos, os vídeos de Lídio já somaram mais de 20 milhões de visualizações e renderam a ele participações em comerciais e programas de TV e de rádio.

Segundo Leonardo Cid Ferreira, da agência de publicidade especializada em conteúdo digital AD Brazil, a internet é uma boa vitrine para quem quer fazer sucesso, mas talento ainda é fundamental. ;Quando analisamos os casos dessas pessoas que conseguem se destacar vemos que todas são muito criativas e que têm, sim, muito talento, do contrário elas não se destacariam em um mundo tão concorrido quanto o da internet;, explica.

Quando a primeira rádio de São Paulo ligou para a piauiense Stefhany Sousa, 18 anos, querendo uma entrevista, ela não sabia como seu trabalho tinha saído do interior do Nordeste e se tornado popular na maior cidade do país. ;Eu era uma menina do mato, nem sabia o que era internet, muito menos o que era YouTube;, conta a jovem. A aspirante a cantora havia feito um vídeo caseiro em que interpretava uma versão da música A Thousand Miles, de Vanessa Carlton, para distribuir nos pequenos shows que fazia no interior nordestino.

;Alguém gostou ou achou engraçado e postou na internet, daí virou febre;. ;Absoluta;, como a garota se intitulava no vídeo, acabou se tornando seu sobrenome. Hoje, para a maioria do país, ela não é conhecida como Stefhany, a Absoluta. ;Acho que o que conquistou a pessoa foi justamente a simplicidade do vídeo. Foi tudo feito tão de coração que acabou tocando mais o público do que vídeos profissionais, feitos com muita estrutura;, afirma a jovem.

O salto da tigresa
Judith teve o talento reconhecido quando resolvou se transformar

A publicitária Tessália Serigheli, 23 anos, acredita que a internet foi o meio para ser amada e odiada por boa parte do país. Seu Twitter chamou a atenção dos produtores do Big Brother Brasil, que a escalaram para a 10; edição do programa. ;A @twittess nasceu da falta de um perfil jovem e ativo dentro da rede. A personagem sempre buscou os destaques dos melhores sites, referências do mundo jovem e notícias em primeira mão, o que ajudou na rápida popularização e na fidelização dos seguidores;, conta Tessália.

A mesma rede social que consagrou a paranaense acabou se tornando veículo para quem não gostava da participação de Tessália no programa destilar sua raiva. Durante o paredão que a jovem participou foi feita uma campanha para retirá-la da casa, e em muitas situações seu nome foi relacionado a ofensas.

;A internet garante que qualquer pessoa tenha voz; quem vai ouvi-la, já é outra questão;, afirma Leonardo Cid. Para ele é importante ter um diferencial para se destacar da maioria ;A web é uma radiografia da sociedade, o que faz sucesso nela é o mesmo que faria sucesso aqui fora;, explica.

Se engana quem pensa que isto ocorre apenas no Brasil. A maquiadora peruana Judith Bustos é um bom exemplo de como uma ideia jogada na internet pode se tornar um fenômeno global. ;Meu sonho era ser cantora, mas eu nunca pude realizá-lo. Nasci no interior da floresta, tive que trabalhar logo cedo, depois me casei e por isso nunca pude me dedicar à música;, conta.

Em 2002 ela criou a personagem La Tigresa Del Oriente, onde se vestia com roupas justas, usava unhas grandes e maquiagem pesada e interpretava músicas de sua autoria. ;Eu gravei algumas canções em um estúdio pequeno de Lima e tentei promovê-los nas rádios, que não me deram espaço e disseram que a qualidade das canções era muito ruim;, relembra. Quando decidiu publicar os vídeos na internet, a carreira da Tigresa deslanchou.

Mais de 30 milhões de pessoas já assistiram aos seus clipes. ;E as rádios e emissoras de TV que não me deram espaço no início começaram a me convidar pra cantar aquelas mesmas músicas que eles disseram que eram ruins;, conta Judith. ;Hoje me apresento em vários países da América Latina e Europa.

Como começou sua história no Youtube? Porque você postou aquele vídeo "Fresco Boiola"?

Não estava trabalhando e não tinha nada pra fazer, queria participar de um concurso para me tornar "o novo ídolo do Brasil" e na época estava bombando essa musica da Fresno. E eu resolvi gravar esse vídeo no carro porque queria ver como me saia cantando pra poder participar. Estava de saco cheio aquele dia e postei diversos videos, sem nem ao menos ter conferido. Só depois daquela confusão toda que eu fui ter noção do que realmente eu tinha feito.

E as versões de clipes famosos, como o da Lady GaGa. De onde vem inspiração para fazê-los.

Vem do clipe principalmente, mas na hora como não tenho tanta estrutura eu acabo criando tudo sozinho. Faço o que der pra fazer, mas tambm não deixo de gravar só porque não tenho um bom cenário ou uma ótima roupa, tento fazer o melhor que posso e acaba saindo.

Como se desenvolveu a sua carreira. Que convites já pintaram, que situações já aconteceram?

Foi tudo acontecendo aos poucos, não veio nada fácil. Teve momentos que cheguei a ficar melancólico pensando que todos não gostavam de mim e que nunca iria ter uma oportunidade. Mas parei de ficar com esses pensamentos e deixei tudo acontecer naturalmente, foi aí que veio a entrevista com André Vasco, entrevista para Radio Jovem Pan (Pânico), programa da Olga Bom Giovanni, Scrap MTV, enfim ... E o fato da Sandy ter me reconhecido foi totalmente inesperado eu quase chorei de tanta emoção, além do mais em um programa ao vivo! Realmente eu não esperava. E a propaganda da Nutry foi demais, gravamos em uma rua quase não movimentada em Vinhedo e sem contar que estava rolando uma promoção em que o vídeo mais votado iria ganhar um dia num spa . O meu ganhou fiquei muito feliz.

Qual o seu objetivo? Construir uma carreira como cantor, como ator? Fale um pouco sobre seus sonhos e desejos para o futuro.

Gosto de focar só em uma coisa por enquanto, no momento eu estou bem envolvido com a musica. Mas se um dia eu ver que quero fazer algo diferente eu posso atuar também. Fiz durante um ano teatro e aprendi muita coisa, talvez seja por isso que tenho tanta espontaneidade nos meus videos.

Você acha que a internet pode alavancar a sua carreira?

Com certeza, com o tempo a galera vai se acostumando em te ver em todas essas redes. Faço o máximo possível pra atualizar cada uma e acho que a internet pode alavancar a minha carreira sim. Recebi muitas propostas importantes depois que comecei esse trabalho na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação