Tecnologia

Kaspersky anuncia acordo com a Microsoft para combater brechas do Windows

postado em 24/09/2010 13:54
A Kaspersky Lab anunciou nesta sexta-feira (24/9) um acordo de cooperação com a Microsoft para combater uma série de vulnerabilidades do Microsoft Windows.

A ameaça foi classificada como ;Dia Zero; e está sendo praticada pelo worm Stuxnet (Worm.Win32.Stuxnet), que é utilizado para espionagem industrial. O worm foi desenvolvido para gerar acesso ao sistema operacional da Siemens WinCC, responsável pelo recolhimento de dados e pelo monitoramento da produção.

Desde julho deste ano, os especialistas em segurança de informação têm acompanhado a evolução deste malware e os especialistas da Kaspersky detectaram que, além de processar arquivos de extensão LNK e PIF (arquivos de acesso direto), o vírus também usa outras quatro vulnerabilidades no Windows, que já foram detectadas pela empresa e reportadas para a Microsoft como críticas, dando origem ao Boletim de Segurança MS10-061, no último dia 14.

Mais tarde, os analistas da Kaspersky Lab detectaram novamente outra vulnerabilidade ;Dia Zero; do mesmo código, classificado como ;Elevação de Privilegio; (EoP em inglês), que será corrigido nas próximas atualizações de segurança dos sistemas operacionais Windows.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação