Tecnologia

Impressão a distância é o ponto-chave das novas multifuncionais da HP

Design compacto e preços acessíveis também são destaques

postado em 26/10/2010 08:30
São Paulo ; Imprimir de qualquer lugar, a qualquer hora, utilizando celulares, tablets, laptops ou outros aparelhos capazes de entrar na internet e enviar e-mail. Essa é a proposta da tecnologia ePrint que equipa 10 novas impressoras da HP. ;Os conteúdos podem sem impressos onde estiverem. Isso traz mobilidade ao usuário, que antes estava restrito a um driver ou cabo, por exemplo. Essa inovação útil tem preço acessível, o que permitirá a democratização dessa tecnologia;, explicou Fernando Lewis, vice-presidente do grupo de imagem e impressão da HP Brasil. O ePrint já estava disponível para as pequenas e médias empresas desde o começo do ano, mas só agora chegou aos usuários finais.

O funcionamento do ePrint é simples. Cada impressora ganha um e-mail assim que é instalada e registrada no site da empresa. Para imprimir, basta enviar o arquivo para esse endereço eletrônico. O equipamento reconhece documentos feitos no Microsoft Word, no Excel, em PDF, no corpo do e-mail e também fotos em formato jpeg. Há, no entanto, algumas limitações, como o tamanho da imagem, que não pode ultrapassar os 5MB (foto com resolução superior a 12 mp, o que é excelente). Após enviar o comando para a impressora, ela, por sua vez, envia uma mensagem dizendo que o arquivo foi recebido.

Sistemas de segurança para evitar que pessoas não autorizadas acessem a impressora e também para que empresas limitem a quantidade de cópias que possam ser impressas estão incluídos nos equipamentos da HP. Ainda nesse campo, no momento em que a impressora é habilitada para o serviço, a tecnologia antispam entra em ação e previne que e-mails desconhecidos sejam impressos.

O modo proteção, que pode ser ativado nos dispositivo, restringe a usuários convidados o envio de material para as impressoras. ;A praticidade de imprimir enviando um simples e-mail trará benefícios de economia de tempo, agilidade e redução das distâncias, que agora passam a não ter importância;, apontou Lewis.

Novidades
Foram 16 novos produtos apresentados pela HP. Desses, 10 contam com o ePrint. Além da tecnologia, o destaque também foi para o design dos produtos, principalmente o da impressora Envy 100 eAiO. Se instalado na sala de televisão, por exemplo, o equipamento pode ser facilmente confundido com um reprodutor de Blu-ray.

A bandeja de papel é interna e o painel ; com comandos touchscreen ; tampam a saída das folhas. Ao imprimir, os comandos se erguem automaticamente para que se retire o papel após a impressão. Além disso, a Envy é a primeira impressora sem PVC do mundo, o que contribui para o meio ambiente.

A Photosmart Plus eAiO também conta com o recurso de impressão a distância. O modelo é feito para impressão de alta qualidade de fotos, projetos e páginas da web. A velocidade também é ponto positivo para o equipamento ; até 32ppm em preto e branco e 30ppm em cores. O preço é de R$ 599.

Para pequenas e médias empresas (PMEs), a Laserjet Pro CP1525NW pode ser a melhor opção para quem procura rapidez e qualidade na impressão. Compacta, a impressora possui a tecnologia Instant-on, que permite economizar até 50% de energia. O preço também é atraente: R$ 849. Ainda na linha laser, as PMEs podem contar com a LaserjetPro CM1415. Possui painel touchscreen e, além de imprimir, faz cópias e digitalizações. Mais cara, a impressora sai por R$ 1.499.

Mesmo sem o recurso que torna a impressão móvel, outros equipamentos da HP também conquistaram olhares durante o lançamento. A multifuncional Deskjet 3050 opera com cartuchos de alta qualidade, que economizam tinta e evitam o descarte precoce dos cartuchos. A digitalização é ponto forte da impressora, que escaneia documentos em resolução de até 1200dpi. O equipamento possui ainda design compacto e funciona por meio da rede sem fio. O preço é acessível: R$ 349.

Também sem o recurso ePrint, mas ainda assim útil para as PMEs que querem economia e agilidade, a Laserjet Pro M1536 possui tecnologia que aumenta a eficiência da impressão, da digitalização e das cópias, além de proteger a empresa com o bloqueio da função fax. Possui ainda velocidade de 26ppm para preto e branco e um ciclo de 8 mil páginas. A impressora sai por R$ 1.699.

O jornalista viajou a convite da HP

FABRICAÇÃO PRÓPRIA
A HP atingiu a marca de 20 milhões de impressoras fabricadas no Brasil. O país é um dos três em que a empresa manufatura equipamentos e opera desde 1998. As máquinas são produzidas em Sorocaba (SP) e, além de atender o Brasil, distribuem equipamentos para outros países do Mercosul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação