Tecnologia

Informática completa 15 anos e analisa o mundo dos computadores

Também traz os universos da internet, dos smartphones e dos games durante esse período. E aborda sobre o que pode acontecer nos próximos anos

postado em 28/12/2010 08:00

Processadores cada vez mais potentes, memórias de tamanhos extraordinárias e HDs com capacidade para guardar tudo dão força a essa área da tecnologia e impulsionam o mercado. Não encontrar um computador com pelo menos algum desses aspectos é ter a certeza de que, em menos de um ano, será preciso trocar de equipamento para poder rodar os novos programas e jogos. Mas nem sempre foi assim.

[SAIBAMAIS]Há 15 anos, quando o primeiro Informática ; com o nome de Guia da Informática e Telecomunicações ; foi para as bancas, ele dava dicas de como montar um bom computador e mantê-lo durante um bom tempo. As opções não eram tantas. Um desktop top de linha contava com um Pentium de 300Mhz, 32MB de memória e 2GB de armazenamento. Incluía ainda a unidade de disquete de 3,5 polegadas e a de CD, com velocidade de até 16 vezes. O preço do equipamento era de US$ 3 mil. Se pagasse um pouco mais caro, poderia ter as grandes novidades da época, como o Windows 95 e o acesso à internet.

É difícil imaginar quem estaria disposto a pagar esse preço e como era possível trabalhar em uma máquina com configurações como essa. No entanto, apesar de ainda defasada em relação a países mais desenvolvidos, a área de informática explodiu no Brasil. Em 1992 eram 450 mil computadores no país e próximo ao lançamento do suplemento, em 1995, já superava a marca de 1 milhão de equipamentos vendidos.

A recém-chegada internet começava a invadir os lares dos brasileiros e conquistou 50 mil usuários em 1995. A navegação precária por meio de dial-up trouxe, além de contas de telefone exorbitantes, o mercado de provedores, surgimento de portais e os famosos chats. As redes sociais ainda eram algo bem distante. Navegação por meio de celulares ainda era algo impossível para os brasileiros. Pior ainda era conseguir uma linha telefônica. Além de cara, o interessado deveria entrar em uma fila que não chegava ao fim. A grande sensação nessa época foram os serviços de mensagem instantânea, os SMS.

Como montar um bom computador, a popularização da internet e a indústria dos games foram os principais temas do primeiro caderno de Informática do Correio15 anos depois
A tecnologia sofreu uma revolução nesse período e o mundo da informática caminhou a passos largos. Estima-se que, globalmente, exista cerca de 1 bilhão de computadores e a projeção é que esse número dobre até 2015. No Brasil, apenas no terceiro trimestre de 2010, 3,7 milhões de computadores foram vendidos, de acordo com a consultoria IDC. Entre o total de máquinas comercializadas nesse período, 52% são desktops e 48% são notebooks. A previsão é de que até o fim de 2010 sejam comercializados 13,8 milhões de computadores.

No campo da internet, de acordo com o Ibope, o número de usuários ativos (que acessam a internet regularmente) no Brasil, de outubro de 2009 a outubro de 2010, cresceu 13,2%, atingindo 41,7 milhões. Somado às pessoas que acessam no trabalho, o número salta para 51,8 milhões. No mundo, a previsão é de que a internet atinja 5 bilhões de pessoas. As redes sociais viraram um fenômeno. Cerca de 80% dos usuários da rede no Brasil utilizam o Orkut, por exemplo.

Quando o assunto é mobilidade, o Brasil vai terminar 2010 com mais de 200 milhões de usuários de celulares e mais de 20,9 milhões de clientes utilizando os serviços de internet móvel, de acordo com a SindTeleBrasil.

Conheça mais como eram essas áreas no passado e saiba o que o futuro reserva para o mundo da tecnologia.

1995

Lançado o Windows 95
No mercado em 24 de agosto, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais. Os arquivos puderam, a partir de então, ter 256 caracteres, e não apenas 8, como sucedia nas versões anteriores. O salto fez com que a Microsoft se tornasse a mais popular distribuidora de OS.

Lançado o Java

A linguagem foi criada por Brendan Eich para a Netscape. O código foi utilizado para atender, principalmente, às seguintes necessidades dos internautas: validação de formulários e interação com a página. A empresa Sun comprou os direitos de uso da marca.

1996

Entra no ar o Ask Jeeves
Baseado na figura de um mordomo, o Ask Jeeves era um serviço de busca na internet. No entanto, com a competição acirrada do Google, os fundadores decidiram torná-lo um site que respondesse a qualquer pergunta do usuário em uma linguagem de fácil compreensão.

Também traz os universos da internet, dos smartphones e dos games durante esse período. E aborda sobre o que pode acontecer nos próximos anosLançado o Nintendo 64
O N64 é o terceiro console de videogame da empresa japonesa Nintendo. Lançado em 23 de junho no Japão e em 29 de setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64. O console vendeu quase 33 milhões de unidades.

1997

Wi-fi via padrão 802.11
Após sete anos de pesquisa e desenvolvimento, o comitê de padronização aprovou esse padrão para o uso de wi-fi. Na versão inicial, as taxas de transmissão nominais atingiam 1Mbps e 2Mbps. Em 2006, com o padrão n, a velocidade pôde chegar a 600Mbps.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação