Tecnologia

Call of Duty: black ops chega para detonar a concorrência

Jogo chega para tomar o lugar de Modern Warfare 2 recheado de novidades e mantendo o alto nível da famosa série

postado em 04/01/2011 08:00
Jogo chega para tomar o lugar de Modern Warfare 2 recheado de novidades e mantendo o alto nível da famosa sérieA principal série de jogos de tiro em primeira pessoa voltou. Desde o final do ano, Call of Duty: Black Ops tomou conta dos consoles dos fãs do game ao redor do mundo. O título veio para substituir Modern Warfare 2, último capítulo da saga. Ao contrário de seu antecessor, Black Ops deixa de lado os armamentos e equipamentos de hoje em dia para colocar o jogador nos tempos da Guerra Fria. A princípio, a ideia pode deixar os aficcionados pelo último jogo com um pé atrás, mas a Treyarch fez um bom trabalho, que vai agradar tanto aqueles que gostam de reviver os cenários de guerras do passado quanto os maiores fãs de Modern Warfare.

A história coloca o jogador na pele de Alex Mason, agente da Special Operations Group (SOG). Preso a uma cadeira e à base de tortura, o personagem é obrigado a reviver seu papel no combate. Por meio das memórias do soldado, o jogador é apresentado às operações secretas do exército norte-americano. Logo no começo do enredo a missão é encontrar e eliminar o ditador cubano Fidel Castro. Logo depois, Mason se encontra com ninguém menos que o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, que pessoalmente instrui o protagonista a agir.

<i>Produção:  Activision  Desenvolvimento:  Treyarch  Plataforma: PlayStation 3, Xbox 360,  PC, Wii e Nintendo DS  Número de jogadores:  1 (single-player),  4 (multiplayer cooperativo) até 18 (multiplayer on-line)  Preço:    R$ 199,90</i>À base de bons gráficos e efeitos sonoros, a campanha no single player empolga e traz algumas novidades. O título introduz armas como o lança-chamas e permite que o jogador controle determinados tipos de veículos ao longo da história. Outra novidade é a falta de linearidade, já que o enredo acontece de acordo com as informações que os interrogadores de Mason querem.

Por melhor que seja a experiência de jogar sozinho e cumprir as missões na pele de Alex Mason, o melhor de qualquer Call of Duty é o multiplayer. Em Black Ops não é diferente. Recheado de novidades, a experiência on-line está ainda mais interessante. Todos os modos e opções de Modern Warfare 2 ainda estão lá, mas a produtora acertou a mão nas inovações. Agora é possível dividir a tela com até quatro amigos e aproveitar o mundo virtual do jogo. Além disso, não é preciso mais esperar evoluir até certo nível para conseguir apetrechos para as armas ou habilitar novos equipamentos. Tudo agora é adquirido por meio dos COD Points, o ;dinheiro; conquistado após cada partida.

Desafios
Mas não é só atirando e abatendo inimigos que se enche a carteira virtual. É aí que entra outra novidade de Black Ops. Os contracts, como o nome já sugere, são contratos de risco em que você aposta o próprio dinheiro para conseguir mais. Para não desperdiçar a grana apostada, o jogador precisa concluir determinado desafio em um limite de tempo. O valor que se gasta e o que se ganha depende da dificuldade de cada contrato. Com mais experiência e tempo de jogo, é possível se arriscar nos mais difíceis ; mas, para começo de conversa, é melhor tentar cumprir os menos perigosos.

Para mostrar que o dinheiro veio para ficar, Black Ops tem um modo de jogo dedicado a ele. São as Wager Matches. Lá, o objetivo é puro e simples: faturar. São quatro modos diferentes: One in the chamber, Sticks and stones, Gun game e Sharpshooter. No primeiro, os seis jogadores têm três vidas, uma pistola com uma bala e uma faca. Matando um adversário, se ganha outra bala. Quando todos perderem todas as vidas, o jogo acaba. Os três melhores são premiados. Já no Gun Game, todos começam armados com uma pistola. Ao abater outro jogador, o armamento muda automaticamente. Aquele que conseguir uma morte com cada uma das 20 armas fica com o primeiro lugar.

O lado negativo da experiência on-line tem sido a instabilidade dos servidores. É comum e frustrante que as partidas acabem antes do esperado por falhas de conexão. Apesar disso, com uma boa qualidade no acesso, os confrontos não têm apresentado muito delay e permite uma boa imersão nas batalhas on-line.

Personalizar e compartilhar
; Outras adições interessantes foram as novas formas de personalizar as armas e o próprio personagem no modo on-line e salvar e compartilhar as próprias partidas. Agora é possível aplicar pinturas novas nas armas, mudar a cor da lente da mira e outros. É possível até colocar uma pintura no rosto do personagem. Já para não esquecer as melhores ;atuações; no campo de batalha, o jogo permite que você salve o vídeo e compartilhe com a comunidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação