Tecnologia

Vida longa à tecnologia 3D

postado em 10/03/2011 17:33
São Paulo ; Os incômodos óculos utilizados para enxergar o efeito tridimensional em filmes do cinema e da televisão foram aprimorados com o surgimento da tecnologia FPR, o Film Patterned Retarder. Apresentado pela LG durante o Digital Experience 2011 ; evento que reúne os principais lançamentos da empresa para o ano nas áreas de TI e eletrodomésticos ;, a novidade promete mais conforto aos olhos e óculos mais leves ; apenas 16g ;, sem qualquer componente elétrico, eliminando a necessidade de recarregá-lo. ;O FPR é uma evolução e funciona combinado aos painéis de última geração IPS e aos filtros de imagem. Ele elimina o flicker, aquele movimento de abrir e fechar da lentes, e oferece mais brilho e cor ao usuário;, explicou Marcelo Zuffo, professor da Universidade de São Paulo (USP), durante o evento.

Além de proporcionar acessórios mais confortáveis, os óculos com FPR ainda têm a vantagem de serem mais em conta que os tradicionais (conhecidos como SG). ;Custa de 10 a 15 vezes a menos. Têm a vantagem de funcionar ainda nas salas de cinema, com qualquer televisor 3D que tenha a função e como óculos de sol;, ressaltou Zuffo. A maior vivacidade das imagens é conseguida também com o auxílio de uma alta taxa de frequência dos aparelhos de televisão, que deve ser de 240Hz. ;Essa taxa é praticamente o limite da percepção do olho humano, de 300Hz;, aponta.

Além da tecnologia que, segundo a empresa, será o futuro do 3D, a LG apresentou outras novidades nessa área. Diretamente da Consumer Electronic Show (CES), a empresa trouxe para o evento o tablet Optimus Pad e o smartphone Optimus 3D. Ambos contam com sistema Android, sendo a prancheta com a versão Honeycomb, e gravam e fotografam em três dimensões. ;Estávamos aguardando a chegada dessa plataforma para oferecer um produto ideal para os consumidores;, afirmou Rodrigo Ayres, gerente de Mobile Communications da LG. De acordo com companhia, ainda há não previsão de lançamento e preço no mercado brasileiro, pois estão em fase de pesquisa de mercado.

Os aparelhos de televisão não ficaram de fora do 3D. A TV Cinema 3d LW5700 é o primeiro equipamento a utilizar a tecnologia FPR. Por conta do ângulo de visão mais amplo, o espectador pode ficar sentado ou deitado em praticamente qualquer ponto em frente à TV, sem perder a noção de profundidade. Além disso, ela tem conversor de imagens 2D para 3D. Está prevista para ser lançada em maio, sem preço definido, nas versões 32, 42 e 47 polegadas.

Conectadas
Desembarca no Brasil a onda de TVs que oferecem acesso à internet e possibilidade de baixar conteúdos, como na Apple TV e no Google TV. A empresa coreana apresentou o Smart TV presente em alguns aparelhos da marca. Com uma interface simples e intuitiva, é possível em uma única tela visualizar as opções de entretenimento, como programação ao vivo, parceiros de conteúdo, loja de aplicativos e até mesmo locadoras virtuais para assistir a filmes quando quiser.

O compartilhamento também está garantido entre os equipamentos. Uma das funções permite transmissão sem fios de conteúdos multimídias armazenados em um computador, por exemplo. Aliado a esse recurso, o usuário ainda pode contar com o Media link, que consulta informações diretamente da internet e mostra informações dos filmes e da programação. Para facilitar a navegação, o sistema conta com um controle parecido com o do Nintendo Wii, que possui sensor de movimento e facilita a navegação. O aparelho também poderá ser comprado avulso a partir do segundo semestre.

Expectativa
A empresa coreana pretende lançar até o fim do ano cerca de 600 produtos nas áreas de tecnologia e de linha branca. A quantidade de novos produtos reflete a boa fase da companhia, que é líder de mercado no segmento de televisão de tela fina (LCD, Plasma e LED), monitores e home-theaters. A empresa fechou o
ano com uma receita de US$ 48,2 bilhões e pretende abrir mais duas fábricas no Brasil.

O jornalista viajou a convite da LG

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação