Tecnologia

Rim atualiza PlayBook e reforça parcerias

postado em 03/05/2011 14:07
Orlando (EUA) - Após receber muitas críticas por vender o PlayBook, o tablet da BlackBerry, sem um serviço para email, calendários e contatos, a Rim apresentou nesta terça-feira (3/5) as soluções. Os programas tem uma interface muito parecidas com os tablets concorrentes e prometem preencher essa lacuna no dispositivo da empresa. No entanto, estarão disponíveis apenas em julho.

As apresentações desta terça-feira no BlackBerry World, que reúne os principais lançamentos da marca, também serviram para reforçar parcerias. Mike Lazaridis, presidente e co-CEO da Rim, alfinetou a Apple e prometeu uma integração maior com a Adobe, principalmente, no uso do Flash Player. De acordo com Lazaridis a maior parte dos conteúdos da internet está baseado na ferramenta, sendo 90% dos jogos em Flash. "Queremos que o usuário tenha uma experiência completa na navegação", disse. Com a nova suite da Adobe, que inclui todos os programas da empresa, os desenvolvedores podem criar aplicativos para a plataforma BlackBerry com mais facilidade.

[SAIBAMAIS]A Microsoft também participa de novas ações junto a BlackBerry. O CEO da empresa, Steve Ballmer, anunciou uma integração maior com o Bing e os aparelhos da Rim. O usuário poderá fazer buscas no dispositivo, na internet, por meio de imagens ou voz, como acontece com o aplicativo do Google. "Estamos criando uma integração maior e profunda", disse Ballmer.

Android e aplicativos
Pela primeira vez alguns aplicativos que rodam na plataforma Android do Google foram demonstrados no PlayBook no evento, o que confirma os rumores que rondaram o lançamento do tablet. No entanto, ainda não há previsão de quando isso vai estar disponível para o usuário.

Aliás, a ordem na BlackBerry é ter muitos aplicativos para fazer o PlayBook e os smartphones atrativos para todos os públicos. Durante a apresentação, jogos em alta definição e programas voltados para as empresas ganharam destaque. O destaque ficou para o famoso aplicativo BlackBerry Messenger, conhecido como BBM, que ganhou uma integração com o foursquare e vai mostrar onde os amigos fizeram o último check-in e as badges desbloqueadas no aplicativo. O Angry Birds também vai desembarcar em breve no tablet.

O jornalista viajou a convite da Rim

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação