Tecnologia

Eletrodomésticos e eletrônicos com inteligência artificial já estão à venda

Conheça os produtos e se prepare para ter, a distância, todo o controle da sua casa.

postado em 19/07/2011 10:46
iHouse Smarthydro: Um toque no painel e o banho é preparado automaticamente na temperatura e no nível de água escolhidosNa cozinha, a geladeira tuíta, o fogão deixa apenas os alimentos quentes, sem esquentar a panela. No sala, os programas preferidos das emissoras de tevê são gravados por meio de aplicativos instalados em dispositivos móveis, o porta-retratos acessa as fotos diretamente do Facebook, a televisão entra na internet, inclusive para ver a conta bancária, e o aspirador-robô é quem tira a sujeira.

No banheiro, é possível até modificar a temperatura da tampa do vaso, a descarga é automática (e também pode ser acionada pelo controle remoto, com opção de duas velocidades). No quarto, o smartphone monitora o seu sono e só o desperta quando tem certeza que você dormiu o suficiente. Todos esses eletroeletrônicos e aplicativos fazem parte da geração inteligente que começa a desembarcar nas lojas. ;Não tem mais por que, por exemplo, ligar uma lavadora do jeito que ligávamos uma televisão há 30 anos, por meio de um botão. Acredito que isso demorou demais a chegar até o consumidor. Para integrar esses aparelhos, é questão de tempo. Estamos entrando na era dos Jetsons;, ressalta Renato de Oliveira, diretor-comercial da iHouse, empresa especializada em soluções de automação.

;Buscamos sempre facilitar a vida do consumidor. A tecnologia evolui muito rápido e, à medida que se populariza, os custos diminuem;, ressalta Marcio Portella, diretor-comercial da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung. A empresa apresentou este ano uma geladeira e uma nova linha de televisores inteligentes que prometem conquistar os consumidores pelo fato de estarem conectados à rede. O refrigerador vem com uma tela touchscreen de 8 polegadas acoplada, na qual é possível consultar a previsão do tempo e aplicativos, como o Twitter. O produto ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.

A concorrente LG também apresenta produtos para deixar a casa mais esperta. A companhia lançou a linha Thinq, com destaques para uma lavadora de roupas, uma geladeira e um robô aspirador de pó. Por meio de uma rede sem fio e com o uso de um smartphone ou tablet, o usuário controla funções básicas, como o ciclo de lavagem e a temperatura do refrigerador, além de receber alertas quando esqueceu a porta do eletrodoméstico aberta.

Aliado
Além dos equipamentos da cozinha, a sala de TV também ganhou aparelhos eletrônicos inteligentes. Os novos televisores contam com aplicativos que podem ser usados para acessar as redes sociais e até bancos. As operadoras de tevê por assinatura também investem nesse campo e lançaram programas para tablets e smartphones que oferecem gravações a distância e consulta on-line da fatura. Para curtir aquele som, não é preciso mais acoplar o MP3 no dock ; basta começar a tocar a música que ela é reproduzida nos alto-falantes, que podem estar em qualquer canto da casa.

[SAIBAMAIS]Assim como é possível controlar todas as funções da residência, é possível também que a casa seja uma aliada para o morador, enviando, por exemplo, a pressão arterial aferida no aparelho do paciente direto para o médico. O sistema desenvolvido pela Amdocs ; especializada em soluções de Tecnologia da Informação ; utiliza como parceiros as operadoras de telefonia. Um ponto de acesso é colocado em casa, e por meio dos dispositivos, há uma troca de informações.

Os dados, que podem ser desde imagens do circuito interno de televisão até o consumo de energia, são enviados para onde o usuário quiser, como uma central de polícia ou para smartphones. Por estar baseado na computação na nuvem, apenas uma caixa, parecida com as fornecidas pelas tevês a cabo, é instalada na casa. As vendas devem começar no primeiro semestre de 2012.

Controle do sono
Um despertador inteligente instalado no iPhone só desperta quando tem certeza que o usuário dormiu o suficiente. O aplicativo Sleep Cycle analisa as diferentes fases do sono, por meio do acelerômetro do smartphone, e monitora o usuário. Basta colocá-lo no colchão e quando ele detecta o período mais leve de sonolência, o despertador toca. Ainda é possível ter um gráfico com as principais alterações do sono ao acordar.

Conheça os produtos e se prepare para ter, a distância, todo o controle da sua casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação