Tecnologia

Aprenda a extrair conteúdo de DVD e Blu-ray

postado em 13/09/2011 10:03

Os netbooks inauguraram a era dos computadores sem unidades de disco ótico, como CDs e DVDs. Essa tendência também está chegando aos notebooks. Muitos modelos já são oferecidos sem esse drive, o que confere ao computador menos peso e um custo menor. Ter um equipamento mais leve e de dimensões reduzidas é realmente interessante para quem se desloca com frequência.

É possível, nesses casos, comprar uma unidade de DVD externa portátil e acoplar a uma saída USB, quando for necessário usar um disco desse tipo, seja para assistir a um filme ou para acessar dados. No caso de DVDs ou Blu-ray, uma opção interessante é extrair o conteúdo do disco para o disco rígido do notebook sem drive e poder assistir a ela sem ter que carregar uma unidade externa.

Existem diversos programas que fazem a extração (ripping) do conteúdo de um DVD ou Blu-Ray. O DVDFab é um deles. Gratuito por 30 dias, o programa é um verdadeiro canivete suíço. Ele permite copiar mídias de DVD e Blu-ray para outras mídias, ou seja, é possível criar uma cópia de segurança do disco original para um disco reserva. Permite também ;ripar; o conteúdo do DVD/Blu-ray para o disco rígido ou um pen drive.

O processo de extração permite que seja criada uma imagem do DVD (ISO) ou uma conversão do seu conteúdo para os mais populares formatos, como MP4, AVI, FLV (que é um padrão para vídeos na internet) e formatos específicos para celular e outros consoles. O programa é muito simples. No caso de uma conversão de arquivos, basta selecionar o tipo de arquivo para o qual se deseja converter no painel da esquerda e arrastar o arquivo original para a área central da janela.

No caso de extração do conteúdo de um DVD/Blu-ray, insira o disco no drive e selecione a opção desejada. Por exemplo, você cria uma cópia no formato VOB no próprio disco ou pen drive que depois pode ser executado por um programa como o Magic Disc (http://cnet.co/OkeLA) para montar uma unidade virtual de DVD e usar todos os recursos do DVD. Pode também aproveitar e converter o DVD para um formato digital como um único arquivo e assistir a ele sequencialmente, sem, por exemplo, os recursos de capítulos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação