Tecnologia

Nissan e universidade suíça desenvolvem carro que lê pensamentos

Agência France-Presse
postado em 28/09/2011 18:45
GENEBRA - No futuro, pensar em virar à esquerda pode deixar de ser apenas um pensamento. A montadora japonesa Nissan e uma universidade suíça estão desenvolvendo um carro que escaneia os pensamentos do motorista e prepara o próximo movimento.

"A ideia é unir as inteligências do motorista e do veículo, de tal forma que não haja conflito entre elas, o que leva a um ambiente automobilístico mais seguro", explicou Jose del R. Millan, professor da universidade tecnológica suíça EPFL, que chefia o projeto.

O esquema é baseado na "medida da atividade cerebral, nos padrões de movimento dos olhos, e no escaneamento do ambiente em torno do carro, em conjunção com os sensores do veículo", para prever o próximo movimento do motorista.

O carro se prepara, então, para a manobra, desacelerando ou se movendo sutilmente para a esquerda ou direita. Segundo a EPFL, a pesquisa irá levar quatro anos, e, ao fim desse período, a universidade espera ter um protótipo disponível.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação