Tecnologia

Apple lança nesta quarta o iOS 5, sistema com mais de 200 funcionalidades

postado em 11/10/2011 09:03

Apesar da morte do visionário e ex-presidente da Apple, Steve Jobs, na semana passada, a empresa manteve as datas de lançamento do novo sistema operacional e do iPhone 4S. Amanhã, o iOS 5 e o serviço de computação nas nuvens iCloud já estarão disponíveis para download por meio do iTunes. Juntas, as atrações trazem mais de 200 novidades para o iPad 1 e 2, o iPhone 3GS e 4, e o iPod Touch 3; e 4; gerações, e claro, para o novo smartphone apresentado por Tim Cook, atual CEO da Apple. As principais mudanças estão na interface do aparelho, na melhoria da navegação e em aplicativos para facilitar ainda mais a vida dos usuários.

Sabe aquelas mensagens chatas do tipo pop-up que interrompem os jogos, a digitação de notas ou e-mails e o aplicativo? Então, elas agora deixaram de atrapalhar e aparecem discretamente na parte superior dos aparelhos. Basta apertar em cima do relógio que uma tela desce e mostra os SMS recebidos, o tempo, o mercado de ações, as informações dos calendários e o correio eletrônico. Mesmo com o telefone ou o tablet na tela bloqueada será possível ver as novidades.



O Whatsapp ; aplicativo de chat que utiliza o wi-fi ou o 3G ; deve perder um pouco da popularidade com a chegada do iOS 5. A Apple incluiu o iMessage, no qual o usuário pode enviar um número ilimitado de mensagens de texto para amigos que também tenham os aparelhos da maçã. Não há custos como os dos SMS, pois é utilizada a rede de dados do telefone. Outra vantagem é que se o usuário começar uma conversa no iPad, ele pode continuar no iPhone, sem perder o contexto.

De acordo com uma pesquisa da Juniper Research, o número de pessoas que utilizam os dispositivos móveis para acessar as redes sociais deve ser três vezes maior daqui a cinco anos, passando de 550 milhões para quase 1,8 bilhão. Pensando nisso, o iOS 5 traz uma integração completa com o Twitter. As mensagens e as fotos podem ser enviadas diretamente para o microblog pelo Safari ; o navegador dos dispositivos ;, pela câmera e até mesmo pelo YouTube. O serviço também reconhece os nomes dos usuários que estão nos contatos do telefone e do tablet.

As funções de câmera e das fotos também ganharam um upgrade. Não é preciso mais desbloquear os aparelhos para acionar o equipamento: um ícone foi colocado na tela bloqueada e facilita o acesso. E quem nunca teve que ensinar a outra pessoa qual botão se deve apertar para tirar a foto? Pois é, agora basta apertar a tecla do volume que o momento será capturado. Para uma edição básica das imagens, não é preciso mais um aplicativo da App Store. No próprio sistema de fotos é possível editar, recortar, melhorar a cor, o brilho e o contraste, além de remover os olhos vermelhos.

Multitarefa

O iPad traz novos movimentos que facilitam o uso do sistema de multitarefas. Basta, por exemplo, deslizar quatro dedos na tela e passar de um programa para outro ou fazer o movimento de pinça com dois dedos e o sistema volta à tela inicial. Apesar de só ter saído agora para todos os usuários, os desenvolvedores de aplicativos puderam testar do recurso ainda no firmware 4.3.2.

O e-mail e o calendário também ganharam funções que, apesar de básicas, ainda não constavam nos sistemas operacionais anteriores. No correio eletrônico será possível formatar o texto (negrito, itálico e sublinhado) e o sistema de buscas foi aprimorado. Já os compromissos do calendário ganharam uma visualização mais completa por ano e por semana. É possível ainda ver anexos dos eventos sem sair do aplicativo.

Mas o que todos esperavam e que, finalmente, vai virar realidade é a possibilidade de sincronizar músicas, textos, fotos e contatos sem precisar plugar o dipositivo no computador. Basta deixar o iTunes aberto no computador e ter a conexão wi-fi compartilhada. Assim, todo o conteúdo será transferido para os aparelhos sem precisar de nenhum cabo. Com o iCloud, que também é responsável por esse processo, será possível recuperar todo o conteúdo sem ligar ao PC ou ao Mac. O iOS 5 e o iCloud vão estar disponíveis gratuitamente pelo iTunes amanhã. Será preciso muita paciência para o download, pois no primeiro dia os servidores da empresa ficam sobrecarregados com a demanda.

16 de outubro sumiu

Um problema no calendário do iPhone simplesmente ignora a existência do dia 16 de outubro. Faça o teste: antes de atualizar para o iOS 5, abra o aplicativo, selecione a visualização por dia, vá até 15 de outubro e aperte a seta para ir à data seguinte. Conferiu? Aparece o dia 17. O problema vai ser corrigido com a nova versão do sistema operacional.

Veja mais novidades

; Novo teclado virtual especialmente para o uso do Twitter, com as teclas # e @ mais acessíveis

; Envio por email do conteúdo de um site

; Lista de leitura, que permite ler mais tarde textos da internet

; Abas no Safari do iPad

; Navegação privativa no Safari

; Escolha do toque sonoro para envio e recebimento de emails

; Teclado dividido no iPad

; Game Center com nova diagramação

; Possibilidade de selecionar toques específicos para contatos em mensagens

; Melhoria na qualidade de vídeo do FaceTime

; Adição de palavras no dicionário do iOS

Fonte: Blog do iPhone

Cadê você?

Além de poder localizar o aparelho, onde quer que ele esteja, com o aplicativo Buscar meu iPhone, com o iOS 5, os seus amigos e familiares também poderão ser encontrados. Se, por exemplo, estiverem em um parque, basta ativar o recurso que todos serão localizados. É possível escolher quem pode ver sua localização e por quanto tempo.

Banca de revistas

Ser avisado com uma mensagem na tela do dispositivo cada vez que uma nova edição de uma revista estava disponível era bem chato. Para melhorar esse quesito, o iOS 5 traz a banca de revistas. Os usuários que assinarem uma determinada publicação não vão mais precisar se preocupar em baixar uma nova edição. O dispositivo vai se encarregar de fazer tudo isso, sozinho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação