Tecnologia

Popularização da comunicação via rádio movimenta o mercado da telefonia

postado em 06/12/2011 12:33

Inspirado na comunicação por meio de walkie-talkies, comumente utilizada no setor de segurança pública, o Serviço Móvel Especializado (SME), também conhecido como Trunking, é destinado a pessoas jurídicas ou a grupos de pessoas que realizam atividade específica. A praticidade e rapidez das ligações ; ilimitadas, inclusive ; são atrativos para o formato de comunicação via ;rádio;. O sistema tornou-se um fenômeno social que escapou do escritório e mostra fortes indícios de crescimento no mercado da telefonia móvel, com mais de 3,9 milhões de usuários no país, registrados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em outubro deste ano.

Thiago Nascimento, 25 anos, está inserido nesse número. O músico possui, há oito meses, um aparelho celular que utiliza a tecnologia PTT ; Push-to-talk (Aperte para falar) ou POC ; Push-to-talk Over Cellular (Aperte para falar pelo celular), a qual permite a comunicação de voz. Ele ressalta as facilidades do sistema. ;É muito mais prático para conversas rápidas e não é dispendioso. Posso falar ilimitado com outros clientes da minha operadora por rádio ou por celular;, avalia.

Essa é uma vantagem comum às prestadoras de SME, a liberdade de comunicação sem cobranças individuais por ligação, apenas o pagamento de valor fixo preestabelecido de acordo com o plano selecionado. ;Para quem tem muitos contatos que usam rádio, vale a pena;, recomenda Thiago. Ele conta que usa o formato de comunicação para tratar de assuntos relacionados à atividade profissional. ;A maioria dos músicos e contratantes usa rádio. É uma das maneiras pelas quais divulgo meus shows;, diz.

Carla Fiacadori, 21 anos, é usuária da tecnologia PTT há dois anos. Ela começou a utilizar o serviço por imposição da empresa em que trabalhava, mas, depois, tornou-se usuária por conta própria. Apesar de reconhecer a praticidade do formato, Carla não vê tanta vantagem em usar o sistema. ;Não funciona em conversas longas;, destaca. Isso se deve ao fato de que o mecanismo de conversação funciona com uma transmissão de voz por vez.

Além disso, a gerente de contas analisa que o SME apenas compensa quando se utiliza celular com frequência e quando se tem uma lista ampla de conhecidos com a mesma plataforma de comunicação. ;O meu reduto de contatos largou o plano porque estava insatisfeito com a cobertura para ligações regulares de celular. Não uso o rádio há seis meses, apesar de ainda ter o serviço. Pretendo largar também;, admite. Carla reconhece a qualidade do produto e o aumento numérico de usuários. ;É uma moda, um estilo de vida;, defende.

;O serviço de rádio tem grande atratividade para empresas e para pessoas que desejam se comunicar de forma instantânea e ilimitada com qualquer outro Nextel sem pagar por minuto, inclusive entre cidades e estados, sem custo de interurbano;, ressalta Ana Paula Macedo, gerente de marketing da Nextel. Os planos da Nextel variam entre R$ 99 e R$ 149.

Ramificação
Ao todo, no país, existem 17 prestadoras de SEM registradas pela Anatel. Além delas, operadoras de telefonia móvel regular estão atentas às tendências mercadológicas e procuram um lugar ao sol no universo da tecnologia PTT. A Vivo, por exemplo, anunciou, em agosto, a entrada no segmento de comunicação via rádio com o serviço Vivo Direto.

Leonardo Contrucci, diretor do segmento premium móvel da Vivo, acredita que o crescimento de quase 40% no mercado deve-se à necessidade de se falar ilimitadamente de forma rápida. ;O sucesso está em entender a necessidade do consumidor.; Para ele, o formato de interação instantânea não substitui a telefonia celular, mas torna-se um complemento, da mesma maneira que as mensagens de texto. Outro fator responsável pelo desenvolvimento do setor, segundo Leonardo, é que, apesar de o público do mercado corporativo ainda dominar o número de usuários, o público-alvo é amplo e inclui indivíduos das classes sociais de A a C.

A Vivo oferece cobertura nacional, ilimitada entre dispositivos de rádio Vivo, e a possibilidade de incorporação da tecnologia PTT em todos os planos da operadora pelo adicional de R$ 29,90 por mês. A Claro, por meio do Claro POC, também dispõe do serviço nos planos pós-pagos pelo preço mensal de R$ 29,40.

Para utilizar o serviço de rádio, é necessário adquirir um celular compatível. A Nextel dispõe, atualmente, de 17 opções de aparelhos conciliáveis com a tecnologia IDEN (Rede Digital Ampliada e Integrada), desenvolvida pela Motorola e utilizada pela empresa. A Vivo e a Claro disponibilizam quatro modelos de celulares.

Hegemonia
O segmento de serviço móvel especializado, não obstante estar em franco desenvolvimento, é dominado pela Nextel, que detém 99,5% do mercado. Ana Paula Maciel, gerente de marketing da empresa em questão, reforça a relevância do SME ao revelar índices de 40% de crescimento da companhia ao ano. Esse número que representa praticamente a mesma taxa de crescimento do mercado da comunicação via rádio como um todo. Apenas no Distrito Federal, em outubro deste ano, foram contabilizados 62.390 usuários do sistema pela Anatel.

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