Tecnologia

Advogada alerta sobre os cuidados na hora de comprar pela internet

postado em 29/12/2011 17:21
São Paulo - Fazer compras na internet exige cuidados. Apesar de ser razoavelmente fácil e, algumas vezes, com preços mais em conta do que diretamente nas lojas, os riscos, caso o consumidor não esteja atentos, são grandes. Entre eles, está o da conta bancária do cliente ser acessada de a possibilidade de que a conta bancária do consumidor seja acessada indevidamente.

Para evitar esse tipo de problema, o consumidor deve primeiramente verificar a seriedade do site de compras. ;O consumidor pode buscar recomendações de amigos e pesquisar antes de efetuar a compra para saber se o site é sério e se costuma cumprir com as entregas;, alerta Gisele Milanez Arantes, advogada especializada em direito digital do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados.

;Antes de realizar uma compra, o consumidor deve dar uma olhada nos termos de uso do site e na política de privacidade porque aí estarão dispostas informações de como o site tratará as informações que o consumidor vai passar, tal como os dados do cartão de crédito;, completou a advogada.

Ela alerta para a importância de o consumidor imprimir e guardar os comprovantes da realização da compra ou da transação financeira. ;Se houver algum problema com a entrega ou qualidade do produto, o consumidor terá o documento básico para entrar com uma ação, caso seja necessário;.

A Fundação Procon, por meio de seu Guia de Comércio Eletrônico, orienta que, ao fazer uma compra na internet, a pessoa deve estar atento à segurança eletrônica. Para isso, é fundamental ob servar se o endereço eletrônico é iniciado pela sigla https, que dá mais segurança para o site, e se há a presença de um cadeado colorido e fechado na parte inferior da página (quando se clica sobre o cadeado, deve aparece o certificado de segurança). O Procon também informa que, ao clicar em um link, o consumidor deve passar o mouse em cima deste para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o mesmo. Se não for, a página é falsa.

É importante ainda instalar programas de antivírus e firewall (sistema que impede a transmissão e recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e mantê-los sempre atualizados. Outro cuidado, é não abrir anexos e links enviados por e-mails desconhecidos, que podem conter vírus. E evitar fazer transações online em lan houses, cybercafés e computadores públicos, que podem não estar adequadamente protegidos. O guia do Procon está disponível gratuitamente pelo endereço

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação