Tecnologia

Pesquisadores desenvolvem controle que aumenta sensações dos jogadores

postado em 02/04/2012 08:00
Permanecer inserido em um universo paralelo por horas: é isso que acontece com quem joga videogames. Integrar-se à história, comandar um personagem e dar desfecho ao enredo apenas executando comandos no controle é uma forma de diversão apreciada por muitas pessoas. A tecnologia tem, inclusive, sido usada para tornar essa experiência cada vez mais real, por meio de jogos com gráficos sofisticados e controles reativos ; ou seja, que reagem às ações do jogador e tornam o processo de execução de atos mais intuitivo. Levando em conta todos esses fatores, pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo de comandos que, além de vibrar como os controles comuns, tem botões que esticam a pele da ponta dos polegares, o que fornece pistas de direção de maneira tátil.

A invenção, cujo estudo foi apresentado neste mês no congresso do Institute of Electrical and Electronics Engineers;s Haptics, foi pensada para funcionar com os consoles de Xbox360 e PlayStation. ;Nosso controle permite que o jogador receba feedback tátil do que ele faz no jogo. A maioria dos controles modernos requer que a pessoa use o polegar para controlar o ângulo da câmera ou o olhar do personagem (em games de tiro em primeira pessoa). Nós podemos dar dicas, ao mexer com a pele do dedo, de direções que indiquem um caminho melhor, por exemplo, em jogos de futebol ou de integrantes do time adversário em uma partida de basquete;, explica o líder da equipe que criou o aparelho, William Provancher, ao Correio. Para a universitária Anna Carolina Torracca, 21 anos, é essa imersão no enredo do jogo que faz com que o controle reativo seja relevante. ;O aparelho, combinado com os efeitos sonoros, pode aumentar o suspense da história. Quando ele vibra, por exemplo, aumenta a sensação de urgência ou de tensão, o que torna a situação mais emocionante;, conta.



Veja o vídeo que explica mais sobre os efeitos táteis do controle desenvolvido William Provancher e sua equipe.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação