Tecnologia

Aplicativo alerta deficientes visuais sobre perigos e obstáculos

Roberta Machado
postado em 11/06/2012 08:05
Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um aplicativo para celulares que busca tornar mais seguro o deslocamento de pessoas com deficiências visuais pelas ruas das cidades. O programa permite o compartilhamento de mensagens e cria um meio automático de comunicação que armazena e disponibiliza avisos sonoros para os usuários. Assim, ao passar por um local em que há, por exemplo, um buraco na calçada, a pessoa pode sinalizá-lo. A informação se tornará então disponível aos demais, que serão alertados do perigo quando passarem por aquele ponto.



O aplicativo, batizado de Smart Audio City Guide, foi criado por três alunos do Instituto de Matemática e Estatística (IME), e foi premiado no mês passado na Imagine Cup, competição promovida pela Microsoft. O sistema é coletivo e se alimenta da colaboração dos usuários. Conforme as pessoas adicionam avisos, o aplicativo constrói um verdadeiro mapa sonoro dos detalhes das ruas, como altura dos meios-fios, existência de escadas ou estado das calçadas. Como ele é público, qualquer um poderá postar, modificar ou deletar mensagens, formando uma rede em constante construção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação