Tecnologia

Inovadora, a Apple falha quando o assunto é a preservação da natureza

postado em 04/07/2012 08:00
Nas últimas décadas, a Apple tornou-se referência no mundo tecnológico por gerar alguns dos produtos mais inovadores dos últimos tempos, como o iPhone, o iPad e o iPod. Quando o assunto é o meio ambiente e a produção de equipamentos com baixa agressividade ambiental, contudo, a companhia não parece tão inovadora quanto a sua imagem sugere. Sofrendo dos mesmos males das empresas tradicionais, a Apple acumula problemas ambientais, como uma matriz energética suja e a presença de componentes poluentes em suas mercadorias. Apesar de apresentar uma expressiva melhora nesse quesito durante os últimos anos, o império da maçã precisará se esforçar mais caso queira se tornar tão revolucionária na hora de cuidar do planeta como é quando decide modificar a forma como o homem se relaciona com a tecnologia.

Em uma série de avaliações realizadas pelo Greenpeace, a empresa fundada por Steve Jobs e hoje administrada por Tim Cook não foi aprovada pelo ambientalistas. A Apple nem sequer entra na lista das 15 empresas de tecnologia mais amigas do planeta, na qual o Google aparece em primeiro lugar, seguido pela operadora de celular Vodafone e pela provedora de hardwares e redes Cisco. Mesmo empresas menores, como a Ericsson, estão elencadas na lista divulgada em fevereiro deste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação